Franquia financeira: tudo o que você precisa saber para virar expert
A franquia financeira ou franquia de crédito oferta serviços bancários pouco explorados pelas instituições financeiras. São eles: empréstimos consignado e pessoal, cartão consignado, portabilidade, consórcios, seguros, financiamento e refinanciamento.
O diferencial em relação às agências bancárias é que uma loja de crédito atua como correspondente bancário, inegavelmente, oferecendo soluções de forma facilitada e menos burocrática. Visto que, o corban pode representar várias instituições financeiras ao mesmo tempo. Assim sendo, as possibilidades de aprovação para o cliente são maiores, tornando a cartela de serviços mais ampla e as taxas de juros mais competitivas.
Por isso, entrar para o ramo de franquias financeiras tem se tornado um dos empreendimentos mais promissores. Afinal, sempre há motivos para que as pessoas busquem linhas de créditos, seja para cobrirem dívidas, investirem em algum negócio ou realizarem um sonho.
Ser um correspondente bancário já atuante e fortalecido no mercado faz com que o modelo de franquia financeira se torne a opção com maior potencial de lucratividade para quem quer tocar um negócio lucrativo e autossustentável. Confira os porquês a seguir!
As vantagens de abrir uma franquia financeira
1. Baixo capital de giro
Para manter uma franquia financeira, não é necessário um alto investimento em capital de giro. Isso porque, o papel da franquia é intermediar os serviços da instituição financeira para o cliente. Ou seja, quem empresta o dinheiro é o banco, e não o correspondente. Por essa razão, também não há estoque e nem movimentação de dinheiro nas lojas. O capital necessário é apenas para cobrir as despesas mensais de operação.
2. Uso de marca consolidada
Além disso, contar com o reconhecimento de uma rede de franquias de crédito já consolidada no mercado. Uma vez que, é uma opção segura e com maior probabilidade de gerar lucros. Você pode contar com um público cativo que aprova e confia na marca, cujo modelo de negócio já foi amplamente testado.
Para a sua segurança, é essencial optar por franquias que possuam credibilidade, transparência e boa reputação, além de experiência no setor de finanças, como é o caso da Franquia Empresta, que atua desde 1995 na área de serviços financeiros e está presente em 10 estados e no Distrito Federal.
3. Modelo de negócios sustentável
Como se não bastasse, contar com o apoio do franqueador e o auxílio na gestão do negócio são vantagens de peso na hora de adquirir uma franquia financeira de sucesso. Por exemplo: na Empresta, disponibilizamos treinamentos para os franqueados e vendedores, além de acompanhamento constante durante toda a parceria, com suporte operacional, comercial, estratégico e de qualidade.
É tão importante para a empresa franqueadora, bom como para o franqueado que você obtenha êxito no negócio. Principalmente, por utilizar o nome e a imagem da marca. Desse modo, cedemos todas as ferramentas para tornar a sua loja uma potência em vendas.
4. Mercado com alto rendimento
O mercado de crédito encontra-se em franca expansão, afinal, dinheiro é uma mercadoria que nunca fica ultrapassada. Para franquias financeiras que ofertam empréstimos consignados, modalidade voltada para servidores públicos e aposentados e pensionistas do INSS, o cenário é ainda melhor:
Segundo pesquisa do IBGE, o número de aposentados aumentou 19% nos últimos sete anos, chegando a 30,7 milhões de pessoas no Brasil em 2019, o que configura uma média de 20,5% dos rendimentos anuais da população, e esse percentual só tende a crescer.
Além disso, no empréstimo consignado há uma taxa de inadimplência muito baixa, uma vez que, o valor das parcelas é descontado diretamente na folha de pagamento. No entanto, esta ocorre quando há suspensão do salário ou benefício. Por exemplo, em casos de falecimento ou quando há desconto de outros valores prioritários, tais como: pensões, sem restar saldo para o pagamento do empréstimo.
Outro público atraído pelo setor de créditos é o de microempreendedores, que já são mais de 8,1 milhões no país, número que cresceu em mais de 120% nos últimos cinco anos. Consequentemente, as buscas por empréstimos e financiamentos para tirar os planos do papel também aumentaram.
5. Flexibilidade e diversificação de serviços
Uma franquia financeira oferece a vantagem de diversificar seus serviços e atender a diferentes necessidades do mercado. Além dos empréstimos consignados, você pode oferecer a antecipação do saque FGTS Empresta, o Seguro FGTS, cartões e outros produtos financeiros. Isso permite ampliar seu público-alvo e maximizar as oportunidades de negócio.
Quanto custa abrir uma franquia financeira?
O investimento nas franquias de crédito disponíveis no mercado varia de acordo com os benefícios propostos por cada uma aos seus franqueados. Uma vez que, cada valor do investimento inicial é referente a uma finalidade específica.
Esse capital envolve a quantia que você precisa ter disponível no momento da assinatura do contrato e geralmente é dividido em três partes:
- Taxa de franquia – corresponde ao uso de marca e ao know-how da franqueadora que são repassados ao franqueado;
- Reforma da loja – é a padronização do imóvel de acordo com o layout da marca, se adequando ao padrão arquitetônico de cada empresa.
- Capital de giro – é o valor que você precisa ter em caixa para manter a operação da sua loja nos primeiros meses até atingir o ponto de equilíbrio, isto é, até que ela se pague mensalmente e comece a gerar lucros. Esse custo envolve as contas de consumo, aluguel, salários e benefícios dos vendedores, entre outras despesas.
Também é possível que a franqueadora cobre taxas periódicas, como royalties, taxa de propaganda e uso de sistemas. Todavia, estas devem estar previstas em contrato, e a cobrança fica à critério de cada empresa.
Eu tenho perfil para uma franquia financeira?
Para atuar em uma franquia financeira, é interessante que o investidor tenha o mínimo de conhecimento em mercado financeiro, seja um bom administrador de empresas e possua um bom relacionamento interpessoal.
Contudo, não é necessário experiência prévia para estar apto a se tornar um franqueado. Para isso, há o treinamento e o suporte da franqueadora para que se desenvolvam essas habilidades.
Para ser considerado um perfil adequado para uma franquia financeira, é preciso ter entusiasmo, força de vontade e atitude voltada para ação. Além disso, é indispensável que o franqueado esteja disposto a fazer networking para a prospecção de novos clientes e, sobretudo, que se identifique com os valores da empresa escolhida.
Também vale ressaltar que é necessário ter disponibilidade para administrar e se dedicar integralmente a sua franquia financeira. Em resumo, quando trabalhamos com o que gostamos, o sucesso é garantido!
O que é necessário para abrir uma franquia financeira
Para abrir uma franquia financeira, é necessário, antes de tudo, que você tenha interesse por este segmento. Apesar de identificação ser fundamental, não é obrigatório que você já tenha experiência do mercado de serviços financeiros.
De modo geral, as franquias de crédito fornecem treinamentos para que você e os seus vendedores possam aprender sobre os produtos que irão vender. Ainda assim, como dono de uma franquia financeira, precisa ter proatividade e interesse em sempre buscar mais conhecimento. A fim de estar a par de todas as notícias e novidades do mercado e das leis que afetam o seu negócio.
Ainda, não tenha pressa para definir a qual empresa de crédito irá se franquear. Pesquise bastante sobre a atuação das empresas e sobre o modelo de franquia de cada uma para se certificar de estar fazendo um bom negócio.
Os documentos exigidos para abrir uma franquia financeira
Há uma série de documentações requeridas para que você se torne um franqueado de empréstimo. Para isso, existe o contrato social – documento em que é atestada a fundação da empresa e define as diretrizes básicas do negócio – com o propósito de seguir as exigências desse tipo de empreendimento e deve ser elaborado conforme a legislação brasileira. Esse contrato precisa ser registrado na Junta Comercial e, depois, o empreendedor deve fazer o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na Receita Federal.
Inscrição estadual
Já a inscrição estadual pode ser adquirida juntamente ao CNPJ, pois a Receita Federal é conveniada à Secretaria Estadual da Fazenda, órgão que registra a inscrição. Esta se faz necessária para obter o cadastro no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e para emitir notas fiscais, sendo obrigatória para empresas de comércio, indústria e serviços.
Inscrição Municipal
Há ainda a inscrição municipal, registrada na Prefeitura do município onde a sua franquia será instalada, identificando a atuação da sua empresa como financeira. Isto significa que ela irá seguir as normas estabelecidas pela portaria Nº 309 do Ministério da Fazenda, de 30 de novembro de 1959. Nela estão estabelecidos os regimentos referentes à constituição, ao funcionamento e às atribuições das instituições de crédito.
Alvará de funcionamento
Por fim, o alvará de funcionamento, também fornecido pela Prefeitura Municipal, permite que a sua loja funcione naquele endereço. Em outras palavras, essa é a garantia de que aquele imóvel é seguro para receber as pessoas. Com essa documentação, você já tem permissão para iniciar as atividades da sua empresa. Todos os documentos devem ser apresentados à empresa franqueadora com o CPF do dono ou dos sócios da empresa, do(s) comprovante(s) de residência e do comprovante de endereço do estabelecimento.
Principalmente se este for o seu primeiro negócio próprio, é imprescindível buscar um contador de confiança para assessorá-lo nos trâmites de abertura da empresa. Esse profissional irá auxiliá-lo na solicitação e no registro da documentação junto aos órgãos públicos, no planejamento empresarial, na elaboração do contrato social e nas demais necessidades que competem ao cargo.
Preciso de autorização do Banco Central para operar?
Como dono de uma franquia financeira, é necessário realizar o exame nacional de certificação para ser credenciado correspondente bancário junto ao Banco Central (Bacen). O certificado é exigido para todos que desejam abrir uma empresa de crédito própria, com ou sem vínculo a uma franqueadora.
Também é exigido que os promotores de crédito que trabalhem na sua franquia tenham habilitação para o cargo e mantenham a licença de trabalho sempre atualizada, o que é obrigatório para o funcionamento da loja. É importante ressaltar que não deve conter em sua denominação social ou no nome fantasia da empresa que ela é uma instituição bancária, pois ela você atuará como correspondente.
Como escolher a localização da minha franquia financeira?
Se o seu público-alvo está em determinado lugar, é lá que a sua loja também deve estar, principalmente quando falamos em varejo. O público das franquias financeiras são os aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos federais e estaduais, e militares das forças armadas.
Essa categoria é, em sua maioria, proveniente das classes C e D, que representam a maior parcela da população no Brasil. Logo, não faz sentido abrir a sua loja em um bairro residencial de classe A ou B, ainda que seja mais próximo da sua área de convivência. Nesse caso, procure locações nas seguintes regiões:
- Principais polos comerciais da cidade;
- Corredores de varejo;
- Vias de mão dupla com grande movimentação de carros e pedestres.
São nesses lugares que você irá encontrar os seus clientes. Além da localização, é importante se atentar à estrutura do estabelecimento. Por sorte, a estrutura física das lojas de empréstimo não exigem espaços muito grandes, bem como não há necessidade de um cômodo para reserva de estoque, visto que, os produtos comercializados são serviços bancários.
Experiência do cliente
De qualquer modo, você precisa considerar a experiência do cliente que irá entrar pela sua loja. Ao avaliar uma possível locação, pergunte-se:
- Esse imóvel é arejado?
- Ele tem o tamanho adequado?
- Há um ambiente onde meus clientes podem aguardar atendimento com conforto?
- Tem espaço o suficiente para as mesas onde a minha equipe de vendas irá trabalhar?
Todos esses aspectos devem ser levados em consideração ao escolher a localização da franquia. Também não podemos nos esquecer do banheiro e da cozinha! É importante ter um banheiro para clientes e funcionários, e a cozinha para que você e o seu time possam se alimentar durante o intervalo.
Como dito, a definição do ponto comercial influencia diretamente no sucesso da sua franquia financeira. No entanto, é importante esclarecer que a escolha de um bom ponto não vai garantir que o negócio prospere, mas definitivamente minimizará os riscos de insucesso. Se a escolha for certeira, poderá lhe render bons frutos!
Como abrir uma franquia financeira em 7 passos
É natural que a gente se sinta meio perdido sobre os próximos passos quando decidimos investir em um novo negócio. Se você está considerando abrir uma franquia financeira, há muitos detalhes em que precisa se atentar e é importante definir cada um deles com sabedoria e cautela para que seu empreendimento seja bem-sucedido. Pensando nisso, preparamos este passo a passo para te guiar e tornar o processo de abertura da franquia mais fácil.
1) Escolha da franquia
O primeiro passo é decidir a qual franquia você irá se juntar. Se você optou pelo segmento de crédito, você precisa se identificar com ele, ainda que não possua experiência prévia no mercado de serviços financeiros. O interesse precisa existir. Há alguns pontos a se considerar na hora de fazer essa grande escolha:
– Alinhamento de perfil
Procure saber qual é o perfil buscado pela empresa franqueadora a qual pretende investir, para se certificar de que as suas expectativas e as da empresa estão alinhadas, de modo a diminuir o risco de frustrações de algum ou ambos os lados. Por isso, é necessário fazer uma escolha assertiva em relação não só às competências e habilidades desejadas, mas também ao investimento e à lucratividade.
Se necessário, questione o representante da franquia durante a reunião de apresentação. Realize também uma análise pessoal e se questione o quanto você está disposto a se dedicar ao negócio e se você está de acordo em seguir as normas e padrões requeridos pela franqueadora.
– Investimento inicial
O valor disponível para investimento é crucial nessa decisão. Mas, ao invés de simplesmente optar pela opção mais barata, considere que o retorno do seu investimento será proporcional a ele, ou seja, a franquia mais barata muito provavelmente lhe fornecerá uma rentabilidade menor comparada às demais.
Considere os riscos do investimento e o prazo de retorno previsto pela franqueadora. Considere, também, se o lucro mínimo é o suficiente para quitar as suas despesas pessoais e as da loja. É importante lembrar que, durante os primeiros meses, você precisará de de capital de giro , até que a sua loja se pague e comece a gerar lucros de fato.
– Reconhecimento de marca
Ter uma marca experiente e com nome consolidado no mercado pode te ajudar a vender mais e, consequentemente, a obter uma maior lucratividade. O valor da marca e o know-how oferecido pela empresa devem ser levados em conta, pois investir em uma franquia com credibilidade irá te proporcionar maiores oportunidades de fechar negócios com o seu público, que já conhece e confia na empresa. Por essa razão, pesquise sobre a fama da franqueadora no mercado.
– Avaliação de suporte
Um dos benefícios em aderir a uma franquia é o suporte oferecido pela franqueadora. Assim, procure saber como a marca se relaciona com os franqueados e qual é o suporte oferecido por ela no dia a dia. Blogs e portais oficiais sobre o mercado de franquias, como a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o Guia de Franquias da revista PEGN podem te auxiliar nessa descoberta. Aproveite para perguntar sobre o tema diretamente ao representante da empresa quando se reunir com ele.
– Falar com outros franqueados
Outra forma de medir esse suporte e entender melhor como é a rotina da franquia e o seu papel como franqueado é conversar com outros franqueados. Pessoalmente ou por telefone, questione tudo o que você gostaria de saber e principalmente se a empresa realmente cumpre o que promete. Aproveite para adquirir informações relevantes do dia a dia do negócio.
Você tem acesso garantido por lei ao contato dos franqueados e ex-franqueados que se desvincularam da empresa nos últimos 24 meses por meio da Circular de Oferta de Franquia, que você obtém durante o processo seletivo das franquias.
2) Definição do ponto comercial
Antes de definir a localização da sua loja, é fundamental estudar a região em que se pretende abrir a franquia com uma análise aprofundada do potencial de mercado naquele endereço. Há público para os serviços que irei oferecer nesse lugar? O nicho de negócio se encaixa no perfil e no poder aquisitivo das pessoas que transitam por ali? É importante que você consiga responder a essas perguntas de maneira afirmativa.
3) Criação do plano de negócios
Em qualquer negócio, é imprescindível a criação de um plano de negócios. Em suma, nele deve conter as estratégias de operação e comerciais da sua franquia, com projeções de rentabilidade em médio e longo prazo, considerando a situação de mercado onde a sua loja estará localizada. O plano de negócios servirá de guia para nortear o funcionamento da franquia.
De maneira geral, nessa etapa você poderá contar com o apoio do franqueador, que se dispõe a auxiliá-lo no desenvolvimento desse plano, de acordo com o conhecimento que possui do próprio negócio e a experiência com as demais unidades franqueadas.
4) Reforma do ponto comercial
Após escolher uma franquia e fechar o contrato, é hora de iniciar os preparativos para a inauguração da loja. A primeira medida a partir daqui é reformar o ponto comercial que você escolheu – que deve ter a aprovação da franqueadora -, de acordo com os padrões de layout da marca. É imprescindível que a loja seja de fácil reconhecimento do seu público e que se adéque aos níveis de qualidade e conforto determinados pela empresa e presentes em todas as lojas.
5) Seleção da equipe
Outro passo que merece atenção é a contratação da equipe de vendas. Nas franquias financeiras, ela é composta pelos promotores de crédito que realizarão as transações na sua loja. Há empresas que oferecem suporte nessa etapa, com uma pré-seleção dos candidatos mais adequados ao cargo. Geralmente, não há exigência de que os seus vendedores já tenham trabalhado com linhas de crédito anteriormente, uma vez que a maioria das franqueadoras oferece treinamento para que aprendam sobre cada produto, o que deve ser verificado diretamente com cada uma.
6) Investimento em marketing
Apesar de uma loja física atrair clientes que passam pelo endereço naturalmente, investir em marketing faz toda a diferença para potencializar as vendas. Avise a toda a região que existe uma nova loja com serviços financeiros à disposição do público. Para isso, você pode investir em mídias digitais, como as redes sociais, e mídias tradicionais, como rádio e outdoors.
Algumas empresas realizam as próprias campanhas de marketing a nível nacional e podem fornecer peças publicitárias para você divulgar. Verifique com a empresa escolhida se há cobrança de taxa de propaganda mensal ou qualquer tipo de divisão dos custos das campanhas com os franqueados.
7) Inauguração
Finalmente chegou a hora da inauguração! A partir desse momento, é o seu empenho e a sua dedicação que definirão os rumos do negócio. Abrir uma franquia financeira é uma ótima oportunidade, pois esse mercado não para de crescer e não sofre com sazonalidade.
Mas, se você quer aumentar as suas chances de ter um empreendimento bem-sucedido e de alta lucratividade, você precisa conhecer o modelo de franquias da Empresta! Na Franquia Empresta, você irá obter ajuda em todos os momentos. A Empresta proporciona suporte ao franqueado desde o momento da assinatura do contrato. Passamos por todo o processo de definição do ponto comercial e implantação da loja com você, até a grande inauguração! Em outras palavras, estamos com você ponta a ponta. Para saber mais, conheça o diferencial de suporte ao franqueado Empresta.
Leia mais:
- Por que as franquias de empréstimo são um bom investimento para novos empreendedores
- Como analisar a viabilidade financeira de uma franquia de crédito?
- Franqueador e franqueado: como funciona essa relação?
- Aprenda como abrir uma franquia financeira em 7 passos
- Como fazer a gestão financeira de uma franquia de crédito
Perguntas frequentes
Uma franquia financeira é um modelo de negócio em que um empreendedor adquire o direito de operar uma loja que oferece serviços financeiros, como empréstimos consignados e pessoais, cartões de crédito consignados, consórcios, seguros, financiamentos e refinanciamentos. Essas lojas atuam como correspondentes bancários, facilitando o acesso dos clientes a esses serviços de forma menos burocrática, representando várias instituições financeiras ao mesmo tempo.
Algumas vantagens de abrir uma franquia financeira incluem: Baixo capital de giro necessário, pois a franquia atua como intermediária dos serviços financeiros, uso de uma marca consolidada no mercado, modelo de negócio sustentável com suporte e treinamento da franqueadora, mercado de crédito em expansão, especialmente em empréstimos consignados, flexibilidade para diversificar os serviços oferecidos, como antecipação do saque FGTS e seguros.
Sim, para operar uma franquia financeira, você precisa obter uma autorização do Banco Central do Brasil para atuar como correspondente bancário. Isso inclui a obtenção de um certificado nacional de certificação, tanto para o dono da franquia quanto para os promotores de crédito que trabalham na loja.
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Leia maisA segurança dos seus dados e sua privacidade são os maiores compromissos da Empresta
Acreditamos que a melhor forma de criarmos uma experiência positiva entre você e a Empresta é tornando essa relação transparente. Por isso, criamos nossa Política de Privacidade de maneira objetiva e simples, para que você consiga entendê-la totalmente.
A Política de Privacidade da Empresta mostra quais são os dados que coletamos, como eles são tratados, armazenados, compartilhados e quais são os seus direitos em relação a esses dados.
1.Definições
- Entender algumas definições pode te ajudar a compreender melhor nossa Política de Privacidade.
- LGPD A Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018) regula as atividades relacionadas ao tratamento de dados pessoais. Seu principal objetivo é garantir a transparência no uso de dados das pessoas, seja nos meio físico ou digital, por pessoa física (todo ser humano) ou jurídica (empresa) de direito público ou privado.
- Titular dos dados: A pessoa física a quem os dados pessoais pertencem.
- Dados pessoais: Segundo a LGPD, são os dados que possibilitam identificar uma pessoa ou torná-la identificável, como nome completo, CPF, RG e endereço completo, por exemplo.
- Dados sensíveis: Segundo a LGPD, são dados como origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico.
- Tratamento de dados: Qualquer atividade realizada com dados pessoais, de maneira automatizada ou não. Entre as atividades estão: a coleta desses dados, sua classificação, armazenamento, utilização, acesso, compartilhamento, eliminação, alteração, entre outros.
- Agentes de tratamento: A LGPD estabelece dois agendes de tratamento: o controlador e o operador dos dados pessoais. O controlador é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável pelas decisões relacionadas ao tratamento de dados pessoais. Já o operador é pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
- Anonimização: A anonimização é um processo que torna um dado anonimizado, ou seja, um dado “anônimo” que não possa ser relacionado a nenhuma pessoa física.
- Dispositivo: Neste contexto, dispositivo refere-se ao aparelho utilizado para acessar o site Empresta, como computadores desktop, tablets e smartphones.
- Endereço IP: Cada dispositivo conectado à Internet possui um número de identificação que tem o nome de Endereço de Protocolo de Internet (Endereço IP). Este número é importante para diversas situações, como ativar ferramentas específicas para a defesa, em caso de fraude ou ataque virtual ao seu dispositivo.
- Cookies: Cookies são pequenos arquivos de texto que sites, aplicativos, mídias digitais e anúncios armazenam em seu navegador ou dispositivo para reconhecê-los em próximas visitas que você pode realizar. Assim, eles são responsáveis por melhorar a sua experiência no site Empresta, pois nos ajudam a personalizar seu acesso, ao lembrar suas preferências.
2. Informações que a Empresta coleta e como os usamos
A Empresta coleta seus dados para que possamos te identificar, entrarmos em contato ou efetuarmos a contratação de algum dos nossos serviços ou produtos.
2.1 Os dados que coletamos podem ser classificados como:
- Dados fornecidos pelo titular: são as informações que você fornece à Empresta ao interagir, contratar ou usar um de nossos serviços. Entre eles estão: nome completo, CPF e RG (seja o número ou foto dos documentos), telefone, e-mail, entre outros.
- É importante que você saiba que a Empresta não tem responsabilidade pela autenticidade dos dados e por danos que podem ser causados por informações erradas ou desatualizadas que você forneceu.
- Dados de navegação: são as informações que a Empresta coleta quando você interage em nosso site. Elas são importantes para personalizamos a sua experiência, pois é a partir dela que podemos oferecer conteúdos que sejam realmente relevantes para você. Algumas informações que coletamos dessa forma: endereço de IP do dispositivo, dados técnicos (sobre a URL, conexão de rede, provedor, e do dispositivo), informações sobre o dispositivo (ID, sistema operacional, navegador e modelo).
- Além disso, nós podemos realizar essa coleta através de cookies, por isso se você preferir desativar ou recusar os cookies, você também desativará os recursos de personalização que eles permitem.
- Dados coletados do uso de nossos serviços e produtos: essas são as informações que coletamos através da contratação de nossos serviços e produtos, como empréstimo consignado e cartão de crédito consignado, por exemplo. A maioria dos dados coletados dessa forma estão ligados à sua identificação (CPF, RG, nome completo) e dados necessários para a efetivação do contrato (dados bancários).
- Dados coletados por outras fontes: são as informações coletadas através de empresas parceiras, como nossos bancos parceiros responsáveis pela efetivação dos contratos que você solicita à Empresta.
2.2 Os dados que coletamos podem ser usados para:
- Identificação, autenticação e cadastro.
- Entrarmos em contato, seja para oferecer produtos ou serviços que sejam do seu interesse ou para falarmos sobre questões relacionadas a serviços e produtos que você contratou.
- Efetivarmos a contratação de um serviço ou produto, como complemento de sua jornada no site.
- Conhecimento de perfil financeiro e de comportamento na internet.
- Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador ou operador responsável pelo tratamento dos dados pessoais.
3. Por quanto tempo tratamos seus dados pessoais
O tempo irá variar com o serviço ou produto que você contratou, de acordo com o seu objetivo de uso, as determinações do contrato ou determinações legais relacionados a ele.
Compartilhamento de dados pessoais
O compartilhamento de seus dados pessoais acontece de acordo com o que está previsto nessa Política de Privacidade. Assim, podemos compartilhar seus dados pessoais com terceiros para que seja possível efetivarmos a contratação de nossos serviços e produtos, como acontece com nossos parceiros e para o cumprimento da legislação vigente.
Seus direitos como titular dos dados pessoais
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) garante uma série de direitos ao titular dos dados, são eles:
Confirmação da existência de tratamento
Se você já contratou um serviço ou produto da Empresta significa que nós realizamos algum tipo de tratamento com seus dados, mesmo que apenas de armazenamento. Porém, você tem direito de solicitar à Empresta a confirmação do tratamento de seus dados pessoais.
Acesso aos dados pessoais
Você pode solicitar à Empresta um resumo de quais são dados pessoais relacionados a você que coletamos, quais são os tratamentos realizados e qual o objetivo.
Correção dos dados incompletos, inexatos ou desatualizados
Caso seus dados estejam incompletos ou desatualizados, você pode solicitar que a Empresta faça a correção e atualização desses dados. Porém, a Empresta pode pedir documentos que comprovem as novas informações que você fornecer.
Anonimização, bloqueio ou eliminação dos dados
Desde que a sua solicitação esteja de acordo com o que a LGPD diz sobre o tratamento de dados, você pode solicitar que a Empresta realize a anonimização, bloqueio ou eliminação dos dados. Isso acontece em casos em que aconteça um tratamento desnecessário ou excessivo de seus dados pessoais, e quando você quer retirar o consentimento que nos deu em um primeiro momento. Porém, não podemos cumprir sua solicitação caso o tratamento de seus dados pessoais aconteça por conta de obrigação legal ou regulamentar.
Informações sobre o compartilhamento dos dados pessoais
Você pode solicitar que a Empresta informe com quem, sejam parceiros ou terceiros, compartilhou seus dados pessoais.
Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e consequências da negativa
Você pode solicitar a retirada o consentimento para o tratamento de dados pessoais que deu à Empresta em um primeiro momento. Porém, é importante que você saiba que isso pode fazer com que não possamos efetivar serviços que você contratou.
Revogação do consentimento
Mesmo tendo consentido o tratamento de dados pessoais, você poderá solicitar a retirada do consentimento. Porém, além da possibilidade de não conseguirmos efetivar serviços que você contratou, isso não impede o uso de dados anonimizados e dados que o tratamento esteja baseado em questões legais estabelecidas pela LGPD.
Oposição ao tratamento dos dados pessoais
Caso o tratamento dos seus dados pessoais não esteja seguindo o que determina a LGPD, você pode se opor ao tratamento desses dados.
Revisão de decisões automatizadas
Caso afete os seus interesses, você pode solicitar a revisão de decisões que foram tomadas unicamente com base no tratamento automatizado de seus dados pessoais.
Portabilidade dos dados pessoais
Você pode solicitar que a Empresta transfira seus dados cadastrados para outra organização. Porém, é necessário que o direito de portabilidade esteja regulamentado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). A Empresta tem o compromisso de garantir a segurança dos seus dados pessoais e a sua privacidade, possuímos o certificado SLL, um selo global de segurança. Ele garante que os dados que você compartilha no site Empresta são sigilosos e estão seguros, pois não podem ser acessados por terceiros. Além disso, a Empresta está sempre atenta a novas formas de segurança disponíveis no mercado, buscando sempre atingir um padrão de excelência na segurança e privacidade de seus dados pessoais.
Neste termo você autoriza o INSS/DATAPREV a disponibilizar suas informações abaixo indicadas para apoiar a contratação/simulação de empréstimo consignado/cartão consignado de benefícios do INSS para subsidiar a proposta pelo Banco Credor.
1.Dados de identificação do Beneficiário
- CPF;
- Data de nascimento;
- Nome Completo;
2.Dados do benefício
- Número do Benefício;
- Situação do Benefício;
- Espécie do Benefício;
- Indicação de que o Benefício foi Concedido por Liminar;
- Data de Cessação do Benefício – DCB (se houver);
- Possui Representante Legal;
- Pensão Alimentícia;
- Bloqueado para Empréstimo;
- Data da última Perícia Médica;
- Data do Despacho do Benefício – DDB;
- Elegível Para Empréstimo;
- UF onde o Beneficiário recebe os proventos;
- Tipo de Crédito (Cartão ou Conta-Corrente);
- Indicação da Instituição Financeira que paga o benefício;
- Agência Pagadora;
- Conta-Corrente onde o benefício é pago;
- Margem Consignável Disponível;
- Margem Consignável Disponível para Cartão;
- Valor Limite para Cartão;
- Quantidade de empréstimos ativos/suspensos;
- Nome do representante legal;
- CPF do representante legal;
- Data fim do representante legal.
Este termo autoriza a QI Sociedade de Crédito Direto S.A a consultar as informações acima descritas durante um período de 30 dias.
Este pedido poderá ser efetuado pela QI Sociedade de Crédito Direto S.A em até 45 dias após a assinatura deste instrumento.
Estamos empenhados em salvaguardar a sua privacidade ao estabelecer esta relação conosco. Este termo tem a finalidade de deixar o mais claro possível a nossa política de coleta e compartilhamento de dados, informando sobre os dados coletados e como utilizamos.
Ao utilizar os nossos serviços você declara o seu EXPRESSO CONSENTIMENTO para coletarmos, tratarmos e armazenarmos dados sobre você quando julgarmos necessários à prestação de nossos serviços, tais como:
- Informações que você oferece. Coletamos os dados fornecidos por você no cadastro, tais como nome e sobrenome, endereço para correspondência, endereço de e-mail, informações de pagamento, bem como outras informações de coleta on-line ou número de telefone, foto e demais informações requeridas no cadastro.
- Comunicação. Podemos registrar e gravar todos os dados fornecidos em toda a comunicação realizada com nossa equipe, seja por correio eletrônico, mensagens, telefone ou qualquer outro meio.
- Informações sobre pagamentos. Ao submeter seus dados para pagamento, podemos coletar informações sobre compra ou transações. Isso abrange suas informações de pagamento, como os dados do seu cartão de crédito, débito, informações de conta e autenticação, além dos dados de faturamento, tais como endereço completo, CPF e CNPJ.
FINALIDADES UTILIZAÇÃO DESTAS INFORMAÇÕES
Ao utilizar a plataforma você AUTORIZA EXPRESSAMENTE o uso destas informações para as seguintes FINALIDADES:
- Fornecer, melhorar e desenvolver os serviços disponíveis. Usamos os seus dados para melhorar a qualidade dos nossos serviços através da personalização do serviço prestado.
- Obrigações legais. Compartilhamos seus dados com terceiros para cumprir exigências legais, regulatórias ou fiscais, envolvendo a divulgação de seus dados pessoais a terceiros, a um tribunal, reguladores ou agencias governamentais.
- Otimizar a jornada de compra. Para melhor atender e garantir que nossos clientes possam ter uma jornada de contratação completa, caso não seja possível concluir a compra através do site, seja por quaisquer motivos, a equipe Empresta, irá acompanhar de maneira alternativa, através de contatos telefônicos e e-mail, informados pelo cliente no ato de preenchimento do formulário.
- Entrarmos em contato. seja para oferecer produtos ou serviços que sejam do seu interesse ou para falarmos sobre questões relacionadas a serviços e produtos que você contratou.
COMPARTILHAMENTO DE DADOS
Compartilhamos os seus dados com nossos parceiros, para fins de viabilizar a contratação de nossos produtos e serviços, pagamentos e processamentos de dados bem como para tornar o produto mais relevante e eficiente à sua finalidade.
Compartilhamos seus dados com terceiros para cumprir exigências legais, regulatórias ou fiscais, envolvendo a divulgação de seus dados pessoais a terceiros, a um tribunal, reguladores ou agências governamentais.
Ao contratar a antecipação do saque FGTS você automaticamente concorda com os termos da promoção do vale presente.
A promoção é válida apenas para contratações realizadas diretamente no site da Empresta (empresta.com.br).
Validade:
Os vales não utilizados dentro do período de validade (365 dias corridos contados a partir da emissão do pedido B2W) serão automaticamente invalidados, não havendo qualquer possibilidade de revalidação dos vales com data de validade expirada e em hipótese alguma haverá reembolso do valor não utilizado.
Utilização:
No site correspondente ao vale, para aquisição de qualquer produto dentre milhares de itens em diversas categorias, com exceção de itens de mercado dispostos no ambiente: https://www.americanas.com.br/mercado. Garantia estendida e demais serviços adicionais não podem ser adquiridos com Vale Presente.
Frete:
O valor do frete será cobrado de acordo com o informado no site. Ao clicar no produto escolhido e incluir o CEP será informado o valor do frete e o prazo de entrega. Na nota fiscal o valor do frete é destacado. O serviço de entrega (frete) poderá ser descontado do valor do seu Vale Presente.
Descontos:
Não são aplicados os descontos ofertados pelo site na utilização de Vale Presente, como descontos para pagamento a vista, cartão da marca ou 1x no cartão de crédito;
Plataforma:
O premiado escolhe qual plataforma usar: Aplicativo, navegador de internet, serviço de Televendas ou Quiosques (Lojas Físicas Americanas). É ele quem determina o local de entrega do produto adquirido durante a compra. A compra pela internet é realizada no ambiente do site, o cliente escolhe o produto, realiza o cadastro e insere o código do voucher. Caso o valor do produto exceda o valor do voucher, o premiado pode fazer o complemento do pagamento com os meios de pagamento disponíveis no momento da compra.
Disponibilização do Vale Presente:
O vale presente será enviado por e-mail somente para os clientes que finalizarem por completo a contratação do saque FGTS através do site da empresta.com.br . A Empresta se reserva no direito de enviar em até 8 dias após o pagamento do empréstimo.
Suporte Vale Presente:
Como o vale presente é um produto das lojas Americanas, caso apresente algum erro no site ou no processo de utilização, o ganhador do vale deve entrar em contato com o suporte das lojas Americanas através do link: https://www.americanas.com.br/hotsite/atendimento
Validação da promoção:
Em caso de antecipação da quitação do seu empréstimo FGTS antes do período de um ano, será descontado o valor do vale presente ( R$50,00) do saldo devedor.
Informações importantes
Unificação de valor:
O site aceitará a utilização de vários códigos no mesmo pedido, para isto inclua uma numeração de cada vez clicando sempre em “aplicar” e conferindo o valor de desconto.
Opção de presente:
Opção de presente O Vale Presente não desconta o valor da embalagem para presente, caso esta opção tenha sido selecionada.
Valor da compra maior que o valor do vale:
Se o valor total de sua compra for superior ao valor do seu Vale Presente, a diferença será cobrada nas formas de pagamento disponíveis no site.
Valor da compra menor que o valor do vale:
Se o valor total da compra for inferior ao valor do Vale Presente, poderá utilizar o saldo restante em outras compras, no prazo de validade do vale. Em hipótese alguma haverá crédito em dinheiro referente ao saldo do Vale Presente.