Por que as franquias de empréstimo são um bom investimento para novos empreendedores

Por que as franquias de empréstimo são um bom investimento para novos empreendedores

Se você pensa em investir pela primeira vez em um negócio próprio, você precisa considerar as franquias de empréstimo como uma alternativa promissora. Também chamadas de franquia financeira ou franquia de crédito, esse modelo de negócio é ideal para quem quer um empreendimento com baixo risco de mercado e ainda conquistar a independência financeira com lucros altos. 

A seguir, confira as razões por que as franquias de empréstimo são um bom investimento para novos empreendedores. 

Demanda de público e baixa sazonalidade 

Como dono de uma franquia de empréstimo, você irá vender dinheiro – seja na forma de empréstimo, financiamento, cartão consignado ou consórcio. Fato é: sempre há demanda por esse produto. As pessoas costumam buscar linhas de crédito em tempos de alta econômica para adquirir bens, fazer reformas, investimentos, viagens e outras dezenas de motivos. 

 Já em períodos de crise, o público também irá procurar pelos seus serviços, seja para quitar dívidas, pagar as contas ou até fazer uma compra no supermercado. Por isso, o mercado de serviços financeiros não sofre com sazonalidade, pois há demanda por crédito independentemente da conjuntura econômica do momento e a única coisa que irá mudar são as motivações dos clientes. 

Vale ressaltar que, ao fazer parte de uma rede de franquias, os sistemas de gestão e de vendas são integrados, de forma que os processos se tornam mais dinâmicos, graças à digitalização dos contratos. A formalização digital é uma realidade nas franquias de empréstimo, o que possibilita que o franqueado realize a venda sem que o cliente esteja fisicamente na loja. 

Dessa forma, as possibilidades de lucro aumentam, já que você pode expandir a sua carteira de clientes, sem precisar se limitar a atender apenas o público da sua região. Também é importante destacar que o público-alvo das franquias de empréstimo provém das classes C e D, que configuram mais da metade da população brasileira e possuem o maior potencial de consumo.  

Ampla oferta de serviços 

As franquias de empréstimo possuem a vantagem mercadológica de serem multiprodutos, isto é, podem trabalhar com a venda de empréstimos pessoal e consignado, financiamento, refinanciamento, cartão consignado, consórcio e seguros. A cartela de produtos pode variar de acordo com a empresa franqueadora, oferecendo mais ou menos serviços. 

De qualquer modo, ser multiprodutos torna a sua loja mais atrativa para o público e potencializa as oportunidades de fechar contratos. Uma ampla gama de serviços aumenta a possibilidade de aprovação da linha de crédito, pois, quando uma instituição recusa uma solicitação, você pode oferecer outra alternativa, do mesmo banco ou de outros.  

Além disso, é possível associar mais de um serviço ou indicar aquele que seja mais benéfico para você e para o cliente, sem comprometer a saúde financeira dele.  

Uso de marca reconhecida 

Iniciar um negócio próprio utilizando uma marca já atuante e com força de mercado faz com que o modelo de franquias seja uma excelente opção para empreendedores de primeira viagem, tendo em vista um maior potencial de lucratividade e menores riscos de insucesso. 

Dessa forma, você já tem um público cativo que conhece, aprova e confia na marca. Sendo assim, ao ter que optar entre a sua franquia de empréstimo e um correspondente bancário independente, o cliente irá preferir consumir o seu produto. 

Construir uma marca do zero exige muito tempo, expertise e investimentos altos, o que pode ser um grande desafio para novos empreendedores. Principalmente se tratando de serviços financeiros, é imprescindível conquistar a confiança dos consumidores, pois ninguém irá compartilhar documentos e assinar contratos com quem não transmite segurança ou não tenha credibilidade no mercado.  

A boa fama da franqueadora permite que você pule a etapa de construção de marca e foque apenas na operação da sua loja. No modelo de franquias você também não precisa se preocupar com aceitação de mercado, pois a empresa franqueadora já testa quaisquer novidades de produtos ou estratégias de vendas antes de disponibilizá-la aos franqueados. 

Apoio da franqueadora 

O apoio da franqueadora torna a franquia de empréstimo a opção mais vantajosa para quem não possui muita experiência em tocar o empreendimento sozinho. O auxílio na gestão do negócio e o acompanhamento constante durante a parceria tornam essa escolha ainda mais fácil. Para os empreendedores novatos, ter uma equipe de especialistas à disposição para suporte comercial, operacional e estratégico torna a experiência mais prazerosa e menos arriscada. 

É tão importante para a empresa franqueadora quanto para o franqueado que ele obtenha êxito no negócio, já que estará utilizando o nome e a imagem da marca. Desse modo, a empresa cede todas as ferramentas para tornar a loja uma potência em vendas, além de dispor treinamentos de produtos, atendimento e vendas para o franqueado e os vendedores. 

Baixo custo de operação

Nas franquias de empréstimo, as operações de crédito são realizadas por meio de contratos, o que dispensa a movimentação de bens ou de dinheiro vivo dentro da loja. Assim, não há necessidade de um alto capital de giro, pois este será utilizado apenas para cobrir os custos operacionais da loja nos primeiros meses, até que ela comece a se pagar.  

Os custos de operação envolvem o pagamento de salários, contas de consumo, aluguel, contador, investimento em mídia, entre outros. Não há despesas relacionadas à produção ou manutenção de estoque de produtos. 

Mercado em alta 

Um levantamento do SEBRAE constatou que, a cada 100 empresas convencionais que abrem, 23 encerram as atividades em até dois anos de operação. Por outro lado, a pesquisa demonstra que apenas 5 entre 100 franquias fecham as portas prematuramente. Dessa forma, fica claro que o modelo de franquias é a opção mais segura para empreender. 

Mas por que escolher uma franquia de empréstimo? Como dito, dinheiro é uma mercadoria que nunca fica ultrapassada. Para o correspondente bancário que oferta produtos consignados, modalidade voltada para servidores públicos e aposentados e pensionistas do INSS, o cenário é excelente:  

De acordo com levantamento do IBGE, o número de aposentados aumentou 19% nos últimos sete anos, chegando a 30,7 milhões de pessoas no Brasil em 2019, o que representa uma média de 20,5% dos rendimentos anuais da população.  

Um dos grandes benefícios atrelados ao público consignado é que a inadimplência nesse setor é extremamente baixa, visto que o valor das parcelas é descontado diretamente na folha de pagamento do cliente. Esta só ocorre quando há suspensão do benefício ou salário em caso de óbito, ou quando há desconto de outros valores prioritários, como pensões, sem restar saldo para quitar as parcelas.  

No entanto, é muito comum a contratação do seguro prestamista no momento da contratação do empréstimo consignado, que garante o pagamento do restante do contrato quando algum infortúnio acontece.  

Outro setor atraído pelo correspondente bancário é o de microempreendedores, que já são mais de 8,1 milhões de brasileiros. Nos últimos cinco anos, a quantidade de novos microempreendedores cresceu em 120%. Consequentemente, as buscas por empréstimos e financiamentos também aumentaram. 

Retorno do investimento 

Contar com o apoio, a bagagem e a marca de uma grande rede de franquias de empréstimo, que tenha experiência e boa reputação no mercado, implica na possibilidade de ganhos altos e recorrentes. Contudo, vale lembrar que, sozinho, nada disso fará com que o franqueado seja bem-sucedido, se não houver uma boa administração e total engajamento por parte dele e da equipe de vendas.  

A dedicação é a chave para o sucesso do negócio e o desempenho da loja influenciará diretamente no período previsto para que se colham os frutos do investimento. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) afirmam que o prazo médio de retorno do investimento em franquias no Brasil é de 2 a 3 anos.  

Entretanto, na Franquia Empresta, essa média diminui para os 18 meses e há casos de franqueados que reduziram esse tempo em apenas 12 meses, como a Priscila Magalhães! A Empresta auxilia o franqueado integralmente desde a assinatura do contrato e constrói um planejamento específico para cada unidade, com base na análise estratégica da região e na gestão de riscos. 

Dessa forma, o franqueado Empresta está muito mais confiante e apto a operar o novo empreendimento, pois sabe que tem uma equipe de peso à disposição, que se importa de verdade em ajudá-lo a realizar o seu sonho. 

Com isso, a receita bruta das lojas da Empresta gira em torno dos R$35 mil mensais e uma rentabilidade de 30% a 40% desse valor, quando descontamos as despesas de operação. Esse lucro pode ser maximizado, chegando a R$300 mil por ano, se considerarmos o empenho ao negócio e a possibilidade de redução dos custos operacionais, como por exemplo, negociando um aluguel mais em conta. 

Ficou claro como as franquias de empréstimo são uma grande oportunidade de negócio para novos empreendedores? Com a Empresta, o retorno do seu investimento pode ser ainda maior. Descubra agora quanto custa abrir uma de nossas lojas e mude de vida com a Franquia Empresta! 

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