Diretrizes de marca

Saiba como usar a marca Empresta
Sessões das Diretrizes

Logotipo

Variação de cores

Logotipo

O logotipo da Empresta traz dinamismo, energia e alegria representada pela cor laranja e também confiança, segurança e criatividade através do azul.

Todos significados que são transmitidos pelas cores, representa as pessoas que fazem parte dos nossos times e como nos comportamos frente ao mercado e clientes.

Usos incorretos

É importante respeitar todos os elementos que constituem o logotipo.

Estes são alguns dos exemplos de usos que devem ser 100% evitado.

Por favor, não…

  • Rotacionar
  • Não aplique sobre fundos que não apresentem contraste.
  • Não altere as cores
  • Não distorça o logotipo
  • Não utilize em outline
  • Não aplique moldura
  • Não incline o logotipo
  • Não desalinhar os elementos
Não usar

Não interferência

É importante manter as marcas corporativas afastadas de quaisquer outros elementos gráficos.

Para regular isso, uma zona de exclusão foi estabelecida em torno da marca corporativa, para garantir o impacto visual e a legibilidade do logotipo, é preciso resguardar uma área em torno dela equivalente, no mínimo, a 1/6 da medida do logo, tanto na altura quanto na largura.

Sempre que você usar o logotipo, ele deve estar rodeado de espaço livre para garantir sua visibilidade e impacto. Nenhum elemento gráfico de qualquer tipo deve invadir esta zona.

Não interferencia

Dimensões mínimas

Para assegurar a legibilidade do logotipo, devem ser respeitadas as dimensões mínimas de veiculação (45mm) em materiais gráficos. Estas regras podem ser flexibilizadas no caso de utilização em outras mídias, como websites. Em qualquer caso, no entanto, é fundamental atentar para a perfeita visualização de todos os elementos do logotipo.

Dimensões mínimas

Não usar

Nas peças online e offline da Empresta, em nenhuma hipótese deve-se utilizar destes estilos descritos abaixo por medidas internas.

  • Sombra
  • Itálico
  • 3D
  • Tipografia serifada
Não usar

Cores

Cores

As cores institucionais são aquelas definidas para a veiculação da identidade visual da empresa (o Azul Empresta e o Laranja Empresta).

Devem predominar tanto em materiais institucionais como promocionais. As porcentagens indicadas em CMYK são válidas para em escala Europa.

Para uso em mídia eletrônica usar referências RGB e Hexadecimal.

CMYK

C2 M73 Y100 K0

RGB

R245 G112 B0

HEX

#EF6C00

PANTONE

1585 C


Laranja Empresta

CMYK

C100 M80 Y0 K40

RGB

R39 G62 B116

HEX

#273E74

PANTONE

2748 C


Azul Empresta

Tipografia

Neo Sans STD

Tipografia

A fonte VERDANA é usada exclusivamente para o logotipo da Empresta.

Para uso em títulos e textos nas peças digitais e físicas, usamos três variações de tipografia: NOTO SANS JP, ROBOTO e a NEO SANS STD.

Roboto

Noto Sans JP

Iconografia

Grafismo

O grafismo é um dos elementos da identidade visual da Empresta e pode ser utilizado na criação de diversos materiais.

Icones utilizáveis

A iconografia está presente também na marca Empresta Bem Melhor, pode ser utilizada como personagem em algumas peças de comunicação.

Ao lado vemos a representação de alguns ícones utilizados na Identidade Empresta. Dê preferência por ícones somente com contorno.

Muitos ícones são releituras de representações já conhecidas.

Mesmo assim eles devem ter uma relação com o estilo da Empresta, utilizando as cores da marca o Azul Empresta como principal e algum detalhe no Laranja Empresta.

Em caso que não haja contraste, utilizar o ícone na cor branca(#FFFFFF) ou na cor preta(#2A2A2A)

Icones não utilizáveis

Já foi mostrado o estilo de ícone escolhido para usar com a marca Empresta Bem Melhor com a preferência em ícones com contorno utilizando as cores da marca o Azul Empresta como principal e algum detalhe no Laranja Empresta.

Aqui estão alguns exemplos de ícones que não devem ser utilizados com a marca empresta pois eles não fazem parte da escolha para a marca.

Icones utilizáveis

Fotografia

Quais fotos utilizar

O estilo fotográfico da Empresta busca retratar a realidade da vida de seus clientes. Foto com pessoas alegres, calorosas, com um conceito para que ajude na composição da peça contando uma história passando sempre uma linguagem dinâmica, viva e animada.

Uso de acessórios

São permitidos desde que transmita a realidade dos nossos clientes e país e reforce a relação da Empresta com o usuário.

Tratamento

Manipulação da foto. Desde a produção, deve priorizar a naturalidade da foto, com maquiagem leve, sem efeitos de luzes, manipulação excessiva de pele ou cores e contrastes muito acentuados.

Quais fotos utilizar

Quais fotos não utilizar

Fotos que transmitem aspectos que não condizem com o posicionamento da marca de dinamismo, confiança e entusiasmo, não devem ser usadas. São elas:
• Fotos sensuais
• Fotos clichês e com características forçadas
• Fotos que transmitem tristeza ou ansiedade
• Fotos que não representam a pluralidade do país.
• Fotos posadas

Quais fotos não utilizar

Logotipo

Variação de cores

Logotipo

O logotipo da Empresta traz dinamismo, energia e alegria representada pela cor laranja e também confiança, segurança e criatividade através do azul.

Todos significados que são transmitidos pelas cores, representa as pessoas que fazem parte dos nossos times e como nos comportamos frente ao mercado e clientes.

Usos incorretos

É importante respeitar todos os elementos que constituem o logotipo.

Estes são alguns dos exemplos de usos que devem ser 100% evitado.

Por favor, não…

  • Rotacionar
  • Não aplique sobre fundos que não apresentem contraste.
  • Não altere as cores
  • Não distorça o logotipo
  • Não utilize em outline
  • Não aplique moldura
  • Não incline o logotipo
  • Não desalinhar os elementos
Não usar

Não interferência

É importante manter as marcas corporativas afastadas de quaisquer outros elementos gráficos.

Para regular isso, uma zona de exclusão foi estabelecida em torno da marca corporativa, para garantir o impacto visual e a legibilidade do logotipo, é preciso resguardar uma área em torno dela equivalente, no mínimo, a 1/6 da medida do logo, tanto na altura quanto na largura.

Sempre que você usar o logotipo, ele deve estar rodeado de espaço livre para garantir sua visibilidade e impacto. Nenhum elemento gráfico de qualquer tipo deve invadir esta zona.

Não interferencia

Dimensões mínimas

Para assegurar a legibilidade do logotipo, devem ser respeitadas as dimensões mínimas de veiculação (45mm) em materiais gráficos. Estas regras podem ser flexibilizadas no caso de utilização em outras mídias, como websites. Em qualquer caso, no entanto, é fundamental atentar para a perfeita visualização de todos os elementos do logotipo.

Dimensões mínimas

Não usar

Nas peças online e offline da Empresta, em nenhuma hipótese deve-se utilizar destes estilos descritos abaixo por medidas internas.

  • Sombra
  • Itálico
  • 3D
  • Tipografia serifada
Não usar

Cores

Cores

As cores institucionais são aquelas definidas para a veiculação da identidade visual da empresa (o Azul Empresta e o Laranja Empresta).

Devem predominar tanto em materiais institucionais como promocionais. As porcentagens indicadas em CMYK são válidas para em escala Europa.

Para uso em mídia eletrônica usar referências RGB e Hexadecimal.

CMYK

C2 M73 Y100 K0

RGB

R245 G112 B0

HEX

#EF6C00

PANTONE

1585 C


Laranja Empresta

CMYK

C100 M80 Y0 K40

RGB

R39 G62 B116

HEX

#273E74

PANTONE

2748 C


Azul Empresta

Tipografia

Neo Sans STD

Tipografia

A fonte VERDANA é usada exclusivamente para o logotipo da Empresta.

Para uso em títulos e textos nas peças digitais e físicas, usamos três variações de tipografia: NOTO SANS JP, ROBOTO e a NEO SANS STD.

Roboto

Noto Sans JP

Iconografia

Grafismo

O grafismo é um dos elementos da identidade visual da Empresta e pode ser utilizado na criação de diversos materiais.

Icones utilizáveis

A iconografia está presente também na marca Empresta Bem Melhor, pode ser utilizada como personagem em algumas peças de comunicação.

Ao lado vemos a representação de alguns ícones utilizados na Identidade Empresta. Dê preferência por ícones somente com contorno.

Muitos ícones são releituras de representações já conhecidas.

Mesmo assim eles devem ter uma relação com o estilo da Empresta, utilizando as cores da marca o Azul Empresta como principal e algum detalhe no Laranja Empresta.

Em caso que não haja contraste, utilizar o ícone na cor branca(#FFFFFF) ou na cor preta(#2A2A2A)

Icones não utilizáveis

Já foi mostrado o estilo de ícone escolhido para usar com a marca Empresta Bem Melhor com a preferência em ícones com contorno utilizando as cores da marca o Azul Empresta como principal e algum detalhe no Laranja Empresta.

Aqui estão alguns exemplos de ícones que não devem ser utilizados com a marca empresta pois eles não fazem parte da escolha para a marca.

Icones utilizáveis

Fotografia

Quais fotos utilizar

O estilo fotográfico da Empresta busca retratar a realidade da vida de seus clientes. Foto com pessoas alegres, calorosas, com um conceito para que ajude na composição da peça contando uma história passando sempre uma linguagem dinâmica, viva e animada.

Uso de acessórios

São permitidos desde que transmita a realidade dos nossos clientes e país e reforce a relação da Empresta com o usuário.

Tratamento

Manipulação da foto. Desde a produção, deve priorizar a naturalidade da foto, com maquiagem leve, sem efeitos de luzes, manipulação excessiva de pele ou cores e contrastes muito acentuados.

Quais fotos utilizar

Quais fotos não utilizar

Fotos que transmitem aspectos que não condizem com o posicionamento da marca de dinamismo, confiança e entusiasmo, não devem ser usadas. São elas:
• Fotos sensuais
• Fotos clichês e com características forçadas
• Fotos que transmitem tristeza ou ansiedade
• Fotos que não representam a pluralidade do país.
• Fotos posadas

Quais fotos não utilizar