Passo a passo: como abrir uma franquia Empresta

Passo a passo: como abrir uma franquia Empresta

Não é à toa que a franquia Empresta Bem Melhor possui dois selos de excelência da Associação Brasileira de Franchising! A alta lucratividade das lojas e o índice de satisfação dos franqueados impressionam e é por isso que a empresa já conta com 50 lojas espalhadas por todo Brasil, além de mais de 1 milhão clientes em sua base e R$1 bilhão em produção. Ainda, o retorno do investimento para abrir uma franquia Empresta varia de 18 a 24 meses, período bem menor que a média geral para franquias no Brasil, o que a torna ainda mais atraente aos novos investidores.

Está curioso para saber como você também pode fazer parte dessa história de sucesso e abrir uma franquia Empresta na sua cidade? Confira agora o nosso processo de negociação e implementação da loja, que consiste nas 11 etapas a seguir:

1. Cadastro do candidato

A primeira etapa é se cadastrar. A Empresta precisa saber que você tem interesse em se tornar um franqueado. Para isso, basta preencher o cadastro disponível no site da Empresta ou entrar em contato pelo WhatsApp.  Inicialmente pedimos apenas os dados  necessários para que o time de expansão de franquias possa entrar em contato com você. São eles: nome, telefone e e-mail.

2. Apresentação do modelo de negócio e avaliação de perfil

No segundo passo, o modelo de franquia é apresentado ao potencial franqueado. Neste bate-papo é possível entender qual é o investimento necessário, o perfil de gestão, detalhes sobre a configuração e operação das lojas e ainda tirar todas as dúvidas que possam lhe ocorrer.

Ao mesmo tempo em que o candidato analisa a proposta da Empresta, a Empresta analisa se o candidato se encaixa no perfil de empreendedor provável de obter êxito nesse negócio. É muito importante ressaltar que a Empresta não exige conhecimento ou experiência prévia no mercado de finanças ou de crédito. Quando as duas partes estão alinhadas no que cerne as expectativas e viabilidade econômica, passamos para o terceiro passo!

3. Desenho do plano de negócios

Essa parte é fundamental para o sucesso da parceria! A criação do plano de negócios consiste no aprofundamento das estratégias de operação da loja. Mas não se preocupe! A Empresta já possui o plano de negócios estruturado e ele é adaptado à quatro mãos para a realidade da cidade onde o empreendedor pretende instalar a franquia. Nele, há o plano financeiro e a projeção de produtividade da loja para os próximos meses.

Você terá acesso às projeções de fluxo de caixa, receita bruta e receita líquida. A Empresta te dá o cenário de todos os custos e investimentos necessários para funcionamento da sua unidade, além dos prazos estimados para o retorno financeiro e para o ponto de equilíbrio do seu negócio.

A definição do ponto comercial também conta com o suporte da empresa. A Empresta realiza um mapeamento de mercado na cidade em que o investidor deseja abrir a franquia e indica quais são as melhores localizações para instalação da loja, baseada em dados geográficos, sociais e econômicos.

4. Benchmarking e Test Drive

Após a estruturação do plano de negócios, você já conhece o modelo de negócios, compreende todos os custos envolvidos no investimento e está ciente da lucratividade de uma unidade da Empresta. Agora, há o período de experiência (test drive) em uma de nossas lojas para que possa se ambientar e entender o funcionamento na prática.

Nessa etapa ocorre o benchmarking, em que você irá conhecer os franqueados que já percorreram o caminho que você estará passando, possibilitando que você tenha acesso à visão e experiência de um franqueado da Empresta, conversando de empreendedor para empreendedor.

É crucial que você se pergunte nesse momento: eu me imagino trabalhando em uma loja da Empresta? Eu quero trabalhar com esse público? Eu tenho vontade e capacidade de fazer esse negócio acontecer? Se as respostas forem “sim”, vamos à 5ª etapa.

5. Reunião com a diretoria

Aqui, você estará bem próximo de abrir uma franquia Empresta! Essa é uma das etapas mais decisivas do processo. Você irá conversar com os sócios-diretores da empresa para obter perspectivas diferentes e mais aprofundadas do negócio e entender os riscos em torno dele, para que assim tenha certeza do investimento.

6. Avaliação psicológica

A avaliação é realizada por uma psicóloga empresarial. Essa é uma oportunidade para validar o seu perfil de gestão, ressaltando seus pontos fortes e fracos para que possa trabalhá-los e desenvolvê-los. Sem dúvidas, isso auxiliará na gestão da sua loja.

7. Entrega da COF

Você receberá a Circular de Oferta de Franquia (COF), que funciona como um pré-contrato, sem validade jurídica, para que você confira todos os detalhes do modelo de franquias da Empresta nos aspectos legais e econômicos, além dos deveres do franqueador e do franqueado. É importante que você leia atentamente a todas as cláusulas.

8. Assinatura do contrato

Com a certeza de que você deseja se juntar à Empresta e investir em um negócio de sucesso, há a assinatura do contrato. A partir desse momento, você finalmente tem o direito de abrir uma franquia Empresta. Finalizada a parte de negociação, pode-se dar início ao processo de implementação da loja.

9. Reforma e padronização da loja

Depois, é entregue o projeto arquitetônico da loja ao franqueado. Como se trata de uma franquia, as lojas da Empresta precisam seguir o mesmo padrão de layout para serem facilmente identificadas pelo público e manter a credibilidade em todas as unidades.

A loja da Empresta não possui estoque, não há movimentação de dinheiro vivo ou de qualquer outro bem nas transações, que são totalmente virtuais e diretamente entre a instituição financeira e a conta bancária do cliente. Por isso, uma unidade da Empresta possui entre 25 a 30m², que é o suficiente para um hall de atendimento, cozinha e banheiro.

10. Treinamento

A Empresta também te apoia na contratação da sua equipe de vendas. Como base, as lojas contam com um gerente – que é você – e mais três ou quatro  vendedores. A Empresta ainda auxilia no desenvolvimento dos seus colaboradores, dispondo treinamentos de produto e gestão para os vendedores e para o gerente. 

11. Inauguração da loja

Prestes a inaugurar a loja, é realizada uma reunião de planejamento e uma visita do supervisor regional de onde a sua unidade está localizada. O supervisor é o responsável por acompanhar de perto e permanentemente o crescimento da sua loja, te dando todo o suporte necessário para uma maior lucratividade.

Dessa forma, finalmente há a inauguração da franquia, com o apoio da Empresta para que tudo ocorra conforme planejado. O gerente estará presente durante toda a primeira semana de funcionamento da loja para garantir que as vendas ocorram da forma que foi ensinado nos treinamentos.

Percebeu como a Empresta está ao seu lado durante todo o processo? Todos os setores da Empresta estão à disposição dos franqueados para suportes operacionais, comerciais e estratégicos. Além disso, contamos com um sistema próprio de vendas e gestão, facilitando a parte burocrática dos processos, e dispomos de assessoria permanente de marketing para potencializar as suas vendas com a captação de novos clientes.

Se mesmo com todas essas etapas ainda sejam necessárias mais algumas conversas, sem problemas! Para a Empresta, é fundamental que você se sinta seguro e decidido para ir adiante com esse empreendimento. Quer dar início a sua trajetória de sucesso conosco? Inscreva-se no formulário abaixo e vamos conversar!

Posts Relacionados