Conheça sete vantagens do empréstimo consignado

Conheça sete vantagens do empréstimo consignado

empréstimo consignado é um dos tipos de crédito mais seguros do mercado. Por isso, cada vez mais pessoas tem buscado essa opção quando precisam de dinheiro. Além disso, o empréstimo consignado possui diversas vantagens que outros tipos de crédito não podem oferecer.  

 Para saber quais o que équais são as vantagens e quem pode contratar o empréstimo consignado, continue lendo! 

 
O que é o empréstimo consignado? 

O empréstimo consignado é um tipo de empréstimo onde o valor das parcelas é descontado automaticamente do seu salário ou benefício. É essa característica que faz com que ele possua diversas vantagens que outros tipos de empréstimo não têm. Pois se torna uma opção segura para quem contrata, mas também para as instituições financeiras que disponibilizam

Sete vantagens do empréstimo consignado 

Agora que você já sabe o que é e como o empréstimo consignado funciona, confira sete vantagens sobre ele: 

  1. Taxa de juros baixa 

taxa de juros é a vantagem mais lembrada, porque ela é muito mais baixa do que outros tipos de crédito com a mesma popularidade, como o empréstimo pessoal e o cartão de crédito. Segundo o Banco Central, as taxas de juros são: 

Taxa de juros do empréstimo consignado Taxa de juros do empréstimo pessoal Taxa de juros do cartão de crédito 
Máxima de 1,80% ao mês para o consignado INSS*  Máxima de 2,05% ao mês para o consignado Siape* Pode chegar a mais de 22% ao mês* Pode chegar a mais de 20% ao mês*  
Taxa de juros

* As taxas de juros podem variar de acordo com a instituição financeira 

 
Assim, ele é uma ótima opção para quem precisa substituir uma dívida cara por uma barata, por exemplo. 

  1. Prazo para pagamento 

O prazo para pagamento é outra grande vantagem. Para quem é servidor público, o prazo pode chegar até a 96 meses, ou seja, até oito anos para pagar. Já aposentados e pensionistas do INSS pode pagar em até 84 meses, ou seja, sete anos para pagar.  

longo prazo para pagamento, junto com a taxa de juros baixa, faz com que as parcelas sejam pequenas. Assim, você consegue o dinheiro que precisa sem comprometer uma grande quantidade da sua renda

  1. Parcelas fixas 

As parcelas do empréstimo consignado são fixas! Mas você sabe o que isso quer dizer? Que você não precisará se preocupar todo mês com juros abusivos, pois você sempre saberá o quanto vai pagar

Além disso, como o pagamento das parcelas é feito automaticamente do seu salário ou benefício, você não precisará sair de casa e enfrentar filas enormes para conseguir pagar o seu empréstimo.  

  1. Disponível para negativados 

Outra grande vantagem é que ele está disponível para quem está negativado, já que pessoas que estão nessa situação podem encontrar dificuldade para conseguir crédito, principalmente com juros baixos.  

No entanto, isso é possível já que que não há consulta aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa, no processo de contratação. 

  1. Processo de contratação simples e rápido 

Como o valor das parcelas é debitado automaticamente do seu salário ou benefício, o empréstimo consignado não apresenta muitos riscos para as instituições financeiras. Assim, o processo de contratação é muito simples: você precisa apresentar poucos documentos e informar a conta que quer que o dinheiro seja depositado. E o melhor: todo o processo de contratação, desde fazer a solicitação e o dinheiro cair na sua conta, demora em média apenas cinco dias úteis.  

  1. Possibilidade de conseguir mais dinheiro em um mesmo contrato 

Sabia que quem tem um contrato de empréstimo consignado ativo, ou seja, aquele que empréstimo que você ainda está pagando, tem a chance de conseguir um dinheiro extra sem precisar fazer um novo contrato

refinanciamento tem se tornado cada vez mais popular. Nele, você renegocia o seu contrato: o valor das parcelas que você já pagou voltam para você e é parcelado novamente com melhores condições de pagamento, como taxa de juros mais baixas.  

  1. Grande número de ofertas 

Como já dissemos, o empréstimo consignado é muito seguro para quem contrata e também para quem disponibiliza. Por isso, diversas instituições financeiras oferecem esse tipo de crédito. Nesse sentido, pode ser interessante pesquisar em mais de um banco, para encontrar a melhor oferta para você.  

Saiba quais são as ofertas de empréstimo consignado disponíveis para você no nosso Comparador de empréstimo consignado 

Quem pode fazer o empréstimo consignado? 

Para conseguir contratar é necessário que você tenha uma renda fixa e possa comprová-la. Outro ponto importante é que a empresa responsável pela sua renda (como o INSS, por exemplo) precisa ser conveniada a instituição financeira que você pretende realizar o empréstimo.    

Entre os principais tipos de pessoas que podem fazer estão:   

  • Aposentados e pensionistas do INSS;   
  • Servidores públicos (municipais, estaduais e federais);   
  • Trabalhador da rede privada (CLT);   

No entanto, é importante que você se lembre que a empresa responsável pela sua renda precisa ser conveniada a instituição financeira que você pretende solicitar o empréstimo. Isso porque o pagamento das parcelas do empréstimo consignado é realizado de maneira automática do seu salário ou benefício pelo banco.   

Nesse sentido, trabalhadores da rede privada podem encontrar dificuldade em encontrar instituições financeiras para realizarem o seu empréstimo consignado. 

Conheça mais sobre o empréstimo pessoal em: Como fazer um empréstimo pessoal? 

O que preciso para fazer?   

Como o processo de contratação do empréstimo consignado é simples, você precisará apresentar apenas alguns documentos, como:     

  • Documento de identidade com CPF;      
  • Endereço completo (CEP, rua, bairro, nº e complemento, cidade e UF);     
  • Comprovante de residência com no máximo 60 dias de vencimento;       
  • Dados da sua conta corrente na qual receberá o valor contratado.    

Está pensando em fazer um empréstimo consignado ou um cartão consignado? A Empresta pode te ajudar! Encontre as melhores condições para você no nosso Comparador de Empréstimo Consignado e no nosso Comparador de Cartão Consignado!    

Posts Relacionados