Como comprovar trabalho rural para aposentadoria?

Você sabia que quem já foi trabalhador rural pode utilizar o tempo de atividade para se aposentar? Esse é um caminho que pode acelerar a tão sonhada aposentadoria e, certamente, o alcance de vários objetivos, sendo um deles o tão merecido descanso do mercado de trabalho. Quer saber como comprovar trabalho rural para aposentadoria? Continue a leitura deste post.
Quem tem direito a contar o tempo rural?
Quem se mudou para a cidade depois de trabalhar no campo pode usar o período de trabalho rural para se aposentar de acordo com o tempo de contribuição, fazendo jus, portanto, à aposentadoria por tempo de contribuição.
Assim, todos aqueles que já trabalharam na zona rural, seja formal ou informalmente, têm direito à aposentadoria por tempo de contribuição. No entanto, para isso, é preciso apresentar documentos que comprovem a atividade rural.
Nesse sentido, vale destacar também que o trabalhador que tenha desempenhado atividade rural antes de 31 de outubro de 1991 pode ter o seu tempo de atividade rural acrescentado em sua aposentadoria. Isso sem necessidade de ter colaborado/contribuído para o INSS.
Documentos que comprovam a atividade rural
Essa é a parte mais delicada para a pessoa que trabalhou na zona rural e quer reconhecer o período de atividade rural para sua aposentadoria. De modo geral, existem vários documentos que podem contribuir para o reconhecimento da atividade rural. Abaixo destacamos os principais:

Empréstimo consignado sem sair de casa.
Solicite agora!- Contrato de trabalho individual ou CTPS;
- Certidão de casamento com identificação de sua atividade rural;
- Histórico escolar que comprova que estudou em zona rural com indicação de que seus pais trabalham como agricultores;
- Nota fiscal de entrada de mercadoria;
- Registro de imóvel rural;
- Bloco de notas do produtor rural;
- Declaração do sindicato de que você exerce ou exerceu atividade rural;
- Documentos fiscais relativos à entrega da produção rural à cooperativa agrícola.
É importante reunir o máximo de documentos que for possível, para que dessa forma o INSS possa reconhecer o tempo de atividade rural para sua aposentadoria. Afinal, quanto mais documentos provarem isso, mais chances tem o interessado em ter sua atividade rural reconhecida. Como comprovar trabalho rural para aposentadoria já não é um tema difícil para você.
Testemunhas para comprovar sua atividade rural
Você precisará de testemunhas se não tiver documentação suficiente para comprovar todo o período rural em que trabalhou. Essa é mais uma possibilidade de comprovar e reconhecer sua atividade rural na sua aposentadoria.
No entanto, saiba que ter apenas testemunhas não é suficiente para garantir que seu tempo de atividade rural seja reconhecido pelo INSS. É preciso ter documentos, ainda que em quantidade mínima.
Só as testemunhas não são suficientes para que o INSS ou a justiça reconheça seu tempo como trabalhador rural.
Por exemplo: chame para ser suas testemunhas as pessoas que trabalharam com você durante a atividade rural. É bom contar com no mínimo três testemunhas.
Agora que você já sabe como comprovar trabalho rural para aposentadoria, que tal começar a se organizar para dar entrada em seu benefício social? Assim, poderá ter o merecido descanso que tanto almejou.
É de dinheiro que precisa? A Empresta pode te ajudar! Faça seu empréstimo consignado na Empresta e receba dinheiro em sua conta rapidamente.
Siga nossas redes sociais:
Cadastre-se e receba as novidades do Blog Empresta no seu e-mail em primeira mão!
Posts Relacionados
Dicas de investimento para idosos
Sempre escutamos que quanto antes começar a investir, melhor, mas nem sempre ...
Leia maisQuem é pensionista pode se aposentar por idade?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desempenha um papel fundamental na ...
Leia maisQuem é aposentado paga o Imposto de Renda?
Uma dúvida comum entre os aposentados e pensionistas é se eles estão ...
Leia mais