Entenda a aposentadoria por profissão

Entenda a aposentadoria por profissão

As aposentadorias de profissões, por causa das especificações dos órgãos que regulamentam, são feitas de uma forma diferenciada. Portanto, é preciso que haja um conhecimento mais amplo para que o profissional tenha a garantia dos benefícios. 

Vale informar que se enquadram em aposentadorias desta natureza profissões como servidor público, médico, trabalhador rural, metalúrgico, eletricista e outros. Dessa forma, é importante que se entenda no que se difere a aposentadoria destes profissionais e o que precisa ser feito para garantir o benefício. 

Entenda mais sobre a aposentadoria por profissão! 

O que é a aposentadoria por profissão? 

Entende-se como uma aposentadoria por profissão aquela que de alguma forma também é vista como especial, um benefício garantido por meio do INSS. Ele engloba alguns cargos específicos. 

Estes cargos podem se beneficiar de alguns aspectos, como o tempo de contribuição, que pode ser menor de acordo com o especificado para cada tipo de cargo. Ou então, também poderão se aposentar diante de uma idade mínima diferenciada, como acontece em alguns casos como na aposentadoria especial do médico. 

Portanto, são levados em consideração alguns aspectos em relação a estas profissões para o cálculo da aposentadoria. Em casos mais comuns, não será levado em consideração a idade mínima e sim o tempo de contribuição. 

Há também a possibilidade de que de acordo com os cargos, estes contem com acréscimos na aposentadoria, por causa da atividade desempenhada, se esta conta com presença de agentes nocivos e outras questões. 

Aposentadoria por profissão: quais são as beneficiadas? 

Como destacado, os médicos possuem algumas diferenças na forma como é feita a sua aposentadoria. Alguns detalhes específicos demonstram que este é um tipo feito de forma especial. Em geral, o valor pode variar entre 80 a 100% da média dos valores da contribuição. 

As demais profissões que também podem ser enquadradas nestas questões são os servidores públicos. Para eles, são estipulados alguns critérios, como tempo mínimo de exercício e tempo de cargo efetivo, entre outras questões relacionadas à idade, que se diferenciam para homens e mulheres. 

Os trabalhadores rurais também se enquadram nestes tipos de aposentadorias diferenciadas. O INSS também garante a eles este benefício, mas de uma forma diferenciada: sem que tenha sido realizada a contribuição. 

Para os trabalhadores rurais, a aposentadoria funcionará levando em consideração uma idade mínima, de 60 anos para homens e 55 para mulheres. O valor dependerá da situação de segurado, mas em geral será contado um salário mínimo. 

Em outra visão, a aposentadoria por profissão também atende aqueles que atuam em locais que lhes ofereçam atividades penosas, insalubres ou periculosas, como no caso dos metalúrgicos. 

Eles possuem também especificações distintas, visto que há a necessidade de contribuir por 25 anos. Entretanto, deve-se levar em consideração nesse caso que por ser uma atividade de risco, eles podem não conseguir cumprir a função ininterrupta ao longo deste período. 

Assim, é possível que o trabalhador realize uma somatória de outras funções exercidas para que consiga convertê-las em uma aposentadoria comum. Ele contará com acréscimo do fator previdenciário. 

Estes são alguns exemplos mais comuns, mas outras atividades contam com detalhes diferenciados para que a aposentadoria seja realizada, como eletricistas, caminhoneiros, professores e empresários. 

Portanto, é preciso estar ciente do que cada um desses cargos possui de diferencial na hora de realizar o processo de aposentadoria. 

Fique atento às novas regras 

Diante das constantes mudanças, novas regras relacionadas à reforma da Previdência poderão impactar as aposentadorias por profissão e especiais. Portanto, é importante estar atento a essas mudanças e o que elas significam em relação à comprovação na hora de realizar o procedimento para a aposentadoria. 

Portanto, é importante que os profissionais que se encontram englobados nessas profissões contem com o auxílio de um profissional ou serviço adequado para receber as devidas orientações do que deve ser feito. 

Entre em contato através do nosso site para saber mais sobre os serviços prestados pela Empresta! 

Posts Relacionados