7 dicas valiosas para passar na perícia do INSS

7 dicas valiosas para passar na perícia do INSS

Seja por conta de acidentes no ambiente de trabalho ou por alguma doença, provavelmente o trabalhador em algum momento da sua vida vai precisar se afastar do seu serviço por um período determinado de tempo. Quando isso acontecer, ele poderá solicitar o auxílio-doença ou o benefício por incapacidade temporária junto ao INSS. Para que essa solicitação seja aceita, é preciso passar pela perícia que funciona como uma avaliação médica. Dessa forma, a situação é avaliada de acordo com algumas questões, devido a isso possui algumas dicas para passar na perícia do INSS.

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre esse assunto e não sabem o que podem fazer para não ter esse benefício negado. Com isso, hoje trouxemos 7 dicas valiosas para passar na perícia do INSS. Confira a seguir: 

O que é a perícia do INSS? 

A perícia do INSS consiste em um procedimento que é realizado de forma obrigatória por um médico habilitado pelo INSS. 

O principal objetivo da perícia do INSS é certificar que a doença ou a ocorrência realizada realmente existe, fazendo com que o trabalhador esteja incapacitado de exercer a sua profissional parcialmente ou totalmente, de maneira temporária ou definitiva. 

Essa perícia poderá fazer com que você tenha a sua solicitação aceita ou negada, e é importante colocar em prática algumas dicas para passar na perícia do INSS e não correr esse risco. 

A partir do resultado obtido nessa perícia, um pagamento poderá ser efetuado desde que o profissional esteja apto para recebê-lo conforme o resultado aceito. Feito isso, ele poderá receber auxílio-acidente, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou outro tipo de benefício por incapacidade. 

Quando a perícia do INSS é realizada? 

Todas as vezes que exista a possibilidade de conceder um benefício previdenciário por incapacidade, prorrogar o pagamento ou interromper, a perícia médica do INSS deverá ser realizada. 

Em casos de doenças, acidentes ou lesões, o profissional procura um atendimento médico para que um atestado seja elaborado com o objetivo de determinar o afastamento do profissional de suas atividades. 

Feito isso, a empresa é informada para agendar a perícia junto ao INSS para comprovar esse afastamento por incapacidade, que poderá ser feito após 15 dias do afastamento. 

Quem realiza a perícia do INSS? 

A perícia médica é realizada por um profissional médico habilitado pelo INSS, que possui a responsabilidade de analisar a existência ou não de uma doença ou lesão que deixe o profissional incapacitado de exercer as suas funções de forma temporária ou definitiva. 

7 dicas para passar na perícia do INSS 

Existem diversos riscos de você ter o seu benefício negado por alguns fatores, mas hoje trouxemos algumas dicas para passar na perícia do INSS. Confira a seguir: 

Use roupas adequadas 

A perícia do INSS é feita através de exames médicos, com isso, o ideal é que você utilize roupas leves e simples para que possa realizar todos os movimentos solicitados pelo médico. 

Como se trata de um atendimento médico, evite usar acessórios muito grandes, maquiagens ou sapatos pesados. 

Não se atrase 

Mais uma das dicas para passar na perícia do INSS é não se atrasar e chegar com antecedência. O ideal é que você chegue com pelo menos 20 minutos de antecedência do horário marcado da sua perícia. 

Além disso, confira o endereço correto com antecedência para garantir que conseguirá chegar ao local sem se confundir ou se atrasar. Em casos de atrasos, a agência da perícia não poderá realizar o seu atendimento, e você vai precisar esperar cerca de 30 dias para conseguir agendar novamente. 

Leve todos os documentos 

Para que você consiga passar na perícia do INSS é importante levar todos os documentos necessários como identidade, CPF, carteira de trabalho, atestados médicos, receitas e exames. 

No dia também será necessário levar o comprovante de agendamento da sua perícia, mesmo que tenha sido feito pela internet. 

Se as suas consultas no médico foram frequentes, você poderá levar um prontuário com todo o seu histórico para ser avaliado. 

Organize os documentos de maneira que consigam ser analisados facilmente, para que você não tenha nenhum tipo de problema durante a perícia médica. 

Solicite um atestado ao seu médico 

Antes de chegar na perícia, você poderá solicitar um atestado ao seu médico de maneira bem completa, informando que irá participar de uma perícia e precisa de todas as informações detalhadas do seu caso. 

Assim você consegue fornecer todos os dados com mais precisão para o perito, aumentando suas chances para passar na perícia do INSS

Responda a todas as perguntas 

Quem vai conduzir a sua perícia é o médico perito, com isso, não deixe de responder a nenhuma pergunta que for realizada por ele. 

Quando você chegar, não tente falar todas as informações de uma só vez ou entregar todos os documentos. Deixe que o médico faça as perguntas necessárias e peça os documentos que forem convenientes para analisar a sua solicitação. 

Não minta na sua perícia 

Mais uma das melhores dicas para passar na perícia do INSS é nunca mentir durante a perícia. Sempre fale a verdade sobre o seu caso, sobre seus sintomas e tudo o que você sente, pois o médico vai conseguir identificar quando você não está sendo sincero. 

Dê todas as informações necessárias de forma clara para o perito, inclusive seus sintomas, os medicamentos que toma e quais os efeitos colaterais que sente. 

Fale sobre o impacto da doença no seu trabalho 

Por fim, mais uma das dicas para passar na perícia do INSS é relatar o quanto a sua doença pode impactar no seu trabalho, fazendo com que o médico entenda se você realmente pode ou não continuar trabalhando. 

Todos os relatos de dores e sintomas que você sente precisam estar relacionados com o ambiente de trabalho para serem relevantes para o médico na perícia do INSS. 

Fale sobre suas dificuldades no ambiente de trabalho, para que o médico entenda que você não possui capacidade para exercer a sua profissão no momento. 

Agora que você entendeu quais são as melhores dicas para passar na perícia do INSS, coloque-as em prática assim que você estiver em contato com o médico perito. 

Dessa forma, a sua solicitação poderá ser aceita de maneira mais fácil e rápida, fazendo com que o benefício seja recebido. Quer mais ajuda como essa? Então, entre em contato com a gente, através do nosso site. 

Posts Relacionados