BPC bloqueado: o que fazer?

BPC bloqueado: o que fazer?

Mesmo que o BPC não seja um benefício da previdência social, afinal, não exige que o segurado tenha contribuído para o INSS, o pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada) é feito através desse sistema. 

Mas, existem algumas infrações e situações que podem acabar sendo cometidas pela pessoa fazendo com que esse salário seja bloqueado ou cancelado. Se você está se perguntando sobre o BPC bloqueado, o que fazer, saiba que podemos te ajudar. 

Hoje trouxemos algumas informações sobre o assunto para que você possa saber mais sobre BPC bloqueado, o que fazer e como evitar isso. Acompanhe a seguir! 

CadÚnico e BPC: qual a relação? 

O CadÚnico é um cadastro federal feito para que as pessoas possam se inscrever em alguns programas sociais, passando suas informações sobre a situação social e renda da família, assim como se estão em situação de vulnerabilidade. 

Para que as pessoas possam ter acesso ao BPC, uma das exigências é estar cadastrado no CadÚnico. O benefício corresponde a um salário mínimo, que é pago às pessoas que nunca contribuíram anteriormente com o INSS, mas possuem renda de até um quarto do salário mínimo por pessoa, são idosos ou pessoas com deficiência. 

Como receber o BPC? 

Como dissemos, antes de falar sobre o BPC bloqueado, o que fazer, vamos entender como receber esse benefício. O pagamento é feito apenas quando toda a família já está cadastrada no CadÚnico, e o salário é recebido apenas por um membro da família. 

Dessa forma, ele tem acesso a um NIS (Número de Inscrição Social) para todo o grupo, podendo ser reconhecido pelo governo como pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. 

O INSS e o CadÚnico, na prática, são os responsáveis por autorizar o pagamento do BPC ao cidadão. O CadÚnico prova que a família realmente vive com uma renda baixa, de R$606 por pessoa, e precisa ter acesso a um valor mensal como um auxílio. 

Já o INSS prova que o cidadão não possui capacidade física e faz o repasse do valor mensalmente. O pagamento é feito para idosos que possuem mais de 65 anos ou pessoas com deficiência, independentemente da idade. 

O que elas precisam fazer para ter acesso e não ter o BPC bloqueado, é comprovar a renda que possuem e o cadastro no CadÚnico. 

Com isso, mesmo que o salário seja cortado e o BPC bloqueado, o que fazer, será através dos dados do CadÚnico que o INSS vai analisar essa situação, podendo ser resolvida através desses segmentos. 

Em quais situações o BPC pode ser bloqueado? 

Existem algumas situações que podem acabar levando ao bloqueio do salário, e muitas pessoas se perguntam sobre o BPC bloqueado, o que fazer, principalmente quando as famílias precisam desse valor. 

No ano de 2022, o valor liberado é de R$1.212,00, e sempre deve ser igual ao salário mínimo do ano vigente. Segundo orientações do INSS, o bloqueio e a suspensão do BPC são situações diferentes. 

Quanto o BPC bloqueado, o que fazer é pedir a reativação do salário, desde que as regras não estejam sendo infringidas pela pessoa, e sim regularizadas. Isso faz com que o pagamento não seja feito por um mês. Mas, quando o BPC é suspenso, o salário não é pago ao cidadão. 

   
   

Simulação liberada de empréstimo consignado para BPC/LOAS!

    Simule agora!

O que pode levar ao BPC bloqueado é estar com os dados errados, desatualizados ou inconsistentes no Cadastro Único. Isso porque, a partir desses erros, não é possível que o governo faça o reconhecimento de que aquela família precisa ser atendida, e isso gera bloqueio do BPC. 

Como solicitar a reativação do salário? 

Outra dúvida que as pessoas têm na situação do BPC bloqueado, é como reativar novamente o benefício. 

Para isso, o primeiro passo é observar se existem erros ou inconsistência das informações e dados, e atualizar o CadÚnico indo até o CRAS da sua cidade. Feito isso, você poderá solicitar a reativação do BPC ao INSS das seguintes maneiras: 

Pelo telefone 

A reativação do salário do BPC pode ser feita à distância, através do telefone da central do INSS, 135 ou também nas agências. 

O telefone está disponível de 7h às 22h, de segunda a sábado, e o segurado deverá informar a sua solicitação de reativação do benefício depois de já ter atualizado seus dados no Cadastro Único. 

Caso você prefira um atendimento presencial, é necessário agendar uma visita até a agência pelo próprio telefone ou pelo site, informando que deseja agendar o atendimento mais específico. 

Depois que essa solicitação for feita, o servidor possui 30 dias para atender essa solicitação, com o Cadastro Nacional de Informações Sociais atualizado e as informações corretas no CadÚnico. 

Pelo Meu INSS 

Depois de saber mais sobre o BPC bloqueado, você também pode solicitar a reativação através da plataforma do Meu INSS, de forma online. 

Para isso, você vai precisar acessar o site ou o aplicativo, entrar com o seu CPF e senha e pesquisar pela opção de reativação do seu benefício. Depois de atualizar os dados, responda a todas as perguntas solicitadas e envie a documentação provando a atualização dos dados no CadÚnico. 

O INSS vai solicitar o motivo do pedido de reativação do benefício, e então você poderá acompanhar essa solicitação pelo e-mail ou pelo telefone. Não se esqueça de anotar o número do protocolo antes de encerrar o atendimento pelo telefone. 

Como dissemos, também é possível solucionar o problema através do atendimento presencial, mas é necessário agendar o atendimento em uma agência do INSS através do telefone 135. 

Por que manter meu cadastro atualizado? 

Como vimos anteriormente, mesmo que o BPC não seja um benefício da previdência social, é necessário estar com os dados e informações do CadÚnico sempre atualizados, para que então seja possível receber o benefício. 

O INSS criou algumas regras mais específicas para que a reativação do fosse feita, principalmente nos casos de falta de atualização de cadastro. 

Com isso, o prazo para que a situação seja regularizada é de 30 dias. O BPC é revisado de 2 em 2 anos, e por isso, as suas informações no CadÚnico devem estar sempre atualizadas, para que o benefício não seja bloqueado. 

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco

Siga nossas redes sociais:

Posts Relacionados