Cinco mitos sobre o empréstimo consignado

Cinco mitos sobre o empréstimo consignado

O empréstimo consignado é um tipo de crédito seguro e barato para quem precisa de dinheiro de forma rápida. No entanto, ainda existem muitos mitos sobre esse tipo de empréstimo.  

Os mitos são muito variados: quem pode contratar, como contratar e quantos empréstimos consignados cada pessoa podem ter, por exemplo. Porém, é importante saber que a maioria dessas coisas são mentira e que você pode confiar nesse tipo de crédito.  

Continue lendo para saber quem o que équais os mitos e quem pode fazer o empréstimo consignado.  
 

O que é o empréstimo consignado? 

Como você já aprendeu, o empréstimo consignado é um tipo de empréstimo onde o valor das parcelas é descontado automaticamente do seu salário ou benefício. E é exatamente isso que faz com que seja uma alternativa segura para quem contrata, mas também para as instituições financeiras que disponibilizam esse tipo de crédito.  

Essa segurança no pagamento é o que possibilita que o consignado possua vantagens que outros tipos de empréstimo não podem oferecer, como juros baixos e prazo para pagamento que pode chegar até a 96 meses.   

No entanto, é preciso lembrar que como o valor das parcelas é descontado de maneira automática, o órgão responsável pela sua renda (como o INSS, por exemplo) precisa ser conveniado à instituição financeira que você pretende fazer o empréstimo. Isso porque se a instituição não for conveniadanão há como fazer o pagamento e, consequentemente, não é possível fazer a contratação.   

Cinco mitos sobre o empréstimo consignado 

Agora que você já sabe o que é o empréstimo consignado, vamos te mostrar cinco mitos sobre ele. Confira: 
 

1. Posso fazer pagamento adiantado para conseguir o empréstimo mais rápido 

Essa é uma das maiores mentiras relacionadas ao empréstimo consignado. Isso porque você NUNCA deve fazer nenhum pagamento adiantado. Essa é uma prática proibida e a principal forma de cair em golpes relacionados ao consignado.  
 
Por isso, lembre-se sempre: nenhuma instituição certificada e honesta irá pedir dinheiro adiantado e você NUNCA deve aceitar esse tipo de prática.  
 

2. Cada pessoa só pode ter um

Na verdade, a quantidade de empréstimos consignados que você pode pegar está mais relacionada à margem consignável que você tem disponível. Aposentados e pensionistas do INSS, por exemplo, podem fazer até nove contratos ao mesmo tempo. Porém, esse valor não pode comprometer mais que a margem consignável determinada para esse tipo de crédito, que é de 30%

 Conheça mais sobre margem consignável em: “Margem consignável: o que é e como saber a sua”. 
 

3. Somente aposentados ou pensionistas do INSS podem fazer 

 O consignado é um crédito muito popular entre aposentados ou pensionistas do INSS. No entanto, não é apenas esse perfil de pessoas que pode fazer. Servidores públicos (municipais, estaduais e federais) é outro perfil muito comum na contratação do consignado.  

Além disso, muitas instituições financeiras também oferecem empréstimo consignado para trabalhadores da rede privada (CLT).  

4. Aposentados ou pensionistas do INSS só podem fazer o seu consignado em bancos estatais 

Esse é um dos maiores mitos relacionados ao consignado, já que aposentados e pensionistas podem contratar empréstimo consignado na maioria das instituições financeiras. Por isso, pesquise bem antes de solicitar, para encontrar a melhor oferta para você! 

5. Quem está negativado não pode fazer o empréstimo consignado 

Um grande mito! Na verdade, uma das maiores vantagens do consignado é que ele é disponível para quem está negativado. Isso é possível já que que não há consulta aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa, no processo de contratação. 

Quem pode fazer?  

Pode solicitar o empréstimo consignado quem tem uma renda fixa e conseguir comprová-la.  Além disso, a empresa responsável pela sua renda precisa ser conveniada a instituição financeira que você pretende realizar o empréstimo.     

Entre os principais tipos de pessoas que podem fazer o empréstimo consignado estão:    

  • Aposentados e pensionistas do INSS;    
  • Servidores públicos (municipais, estaduais e federais).   

Documentos necessários  

Para fazer o seu consignado, você precisará apresentar poucos documentos:  

  • Documento de identidade com CPF;       
  • Endereço completo (CEP, rua, bairro, nº e complemento, cidade e UF);      
  • Comprovante de residência com no máximo 60 dias de vencimento;        
  • Dados da sua conta corrente na qual receberá o valor contratado.     

Está pensando em fazer um empréstimo consignado? A Empresta pode te ajudar! Encontre ofertas com as melhores condições para você no nosso Comparador de Empréstimo Consignado

Posts Relacionados