Empréstimo consignado para financiamento imobiliário
O empréstimo consignado é bastante popular entre aposentados, especialmente pelas taxas mais baixas. No caso de pessoas com dívidas por financiamentos imobiliários, esse tipo de empréstimo pode é a alternativa mais favorável para o credor se livrar dos débitos. Afinal, por que o empréstimo consignado é a melhor opção?
O endividamento das famílias devido a financiamentos imobiliários representa uma grande parcela do orçamento de muitas casas. Além das taxas e encargos, as parcelas do financiamento podem acabar se tornando pesadas demais com o passar do tempo. Isso faz com que muitos se questionem como poderão resolver esse problema.
Imagine a seguinte situação: João e Maria são casados, aposentados, e após pagarem pela casa própria por duas décadas, faltando pouco para quitar o financiamento, eles começam a enfrentar dificuldades financeiras. Entretanto, João e Maria se recusam a vender a casa da família. O que fazer?
Para isso, realizar um empréstimo consignado para quitar o financiamento imobiliário se mostra como a melhor opção para os personagens que mencionamos acima.
Por que o financiamento imobiliário é tão caro?
A maioria das pessoas financia a casa própria em longos contratos, de 20, às vezes até 30 anos de duração. Como se não bastassem as parcelas, ao adquirir um imóvel, o pagamento de taxas parece interminável. Além disso, a documentação da casa representa parte importante e uma obrigação inadiável.
Dentre os custos que envolvem o financiamento de um imóvel, podemos mencionar:
- Taxa de vistoria do imóvel
- Taxa de seguros
- Registro do imóvel
- ITBI
- Escritura
- Juros
- Certidões e outros documentos emitidos pelos cartórios
Entretanto, os gastos acima são apenas um exemplo dos custos com o financiamento. E se considerarmos que, como no caso de João e Maria, as dificuldades financeiras aparecerem próximo ao final do financiamento, o empréstimo consignado para aposentados oferece a melhor opção para garantir a completa aquisição da casa própria.
Como funciona o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado fornece crédito, em sua maioria pessoas aposentadas, cujas parcelas serão descontadas mensal e diretamente da folha de pagamento do benefício. Como essa modalidade de empréstimo reduz o risco de inadimplência, acaba oferecendo taxas mais baratas e consequentemente, melhores condições para aposentados e pensionistas.
Para trazer mais segurança, tanto para quem solicita o empréstimo quanto para o banco, existe um limite – a chamada margem consignável. Ela é regida pela Lei do Consignado, e permite ao consumidor contrair empréstimos que comprometam até 35% da sua renda (e outros 5% para cartão de crédito consignado).
Ainda que as taxas de juros do empréstimo consignado variem de banco para banco, é possível encontrar instituições que oferecem crédito a juros de 1,8% ao mês (para comparação, o cheque especial pode chegar a cobrar juros mensais de 15%).
Com parcelas fixas e parcelas que podem ser estendidas por até 96 meses, o empréstimo consignado não deixa espaço para surpresas. Além disso, caso a parcela do crédito comprometa o orçamento da casa, aposentados como João e Maria, o casal do nosso exemplo acima, poderá renegociar o pagamento.
Como saber se posso fazer um empréstimo consignado?
No exemplo que demos no início do texto, João e Maria são aposentados e desejam quitar o financiamento imobiliário com o dinheiro do empréstimo consignado. E para usufruir das taxas reduzidas, é preciso:
- Comprovar a condição de aposentado/pensionista
- Comprovar renda fixa através do histórico de créditos
- Possuir margem consignável disponível
Os trabalhadores sob regime CLT, servidores públicos e beneficiários de LOAS/BPC também podem realizar empréstimos consignados. Ou seja, ainda que João e Maria não fossem aposentados, poderiam recorrer ao empréstimo consignado para quitar antecipadamente o financiamento imobiliário, por exemplo.
Empréstimo consignado sem sair de casa.
Solicite agora!Por que o empréstimo consignado é a melhor opção?
Entre a contratação do empréstimo e o recebimento do valor, o processo leva em média 05 dias úteis. Com o dinheiro em mãos, o credor já pode se organizar para quitar as dívidas.
Como a parcela do empréstimo será provavelmente inferior ao valor anteriormente comprometido nas parcelas do imóvel, o aposentado ou pensionista pode utilizar o valor que “sobrar” para outras coisas. Assim, pode se reestabelecer financeiramente e planejar novos projetos.
Além dos juros e taxas reduzidos do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas, ao antecipar as parcelas do financiamento com o dinheiro do crédito, é possível reduzir os juros do financiamento. Essa é uma forma de economizar e fazer bom uso do dinheiro emprestado junto à instituição financeira.
Mais do que isso, é possível fazer uma simulação junto à responsável pelo financiamento imobiliário e descobrir o melhor momento para quitar as parcelas restantes. Com isso, fica mais fácil visualizar o valor que se pretende conseguir através do empréstimo consignado.
Se, assim como João e Maria, o nosso casal de aposentados do exemplo que demos no início do texto, você está em apuros com o financiamento da casa própria e não sabe que atitude tomar, experimente conversar com um especialista sobre o empréstimo consignado. Se já tomou a decisão de antecipar as parcelas do seu financiamento, procure uma instituição de sua confiança.
O que você precisa para fazer um empréstimo consignado?
Conforme mencionado, para usufruir das taxas reduzidas para aposentados e pensionistas você precisa fazer parte de um dos dois grupos (ou ser beneficiário do BPC e LOAS). A solicitação pode ser feita em uma agência bancária ou em alguma empresa vinculada a essas instituições.
Além dos documentos mencionados em um dos tópicos anteriores, o aposentado deverá apresentar:
- Documento de identidade com foto e CPF
- Comprovante de endereço
- Informações bancárias
Feita a análise de crédito, é só aguardar. Aprovada a solicitação, dentro de poucos dias você terá o crédito disponibilizado, o dinheiro em mãos e poderá quitar os débitos pendentes.
Tome uma decisão bem pensada e compare as opções de oferecidas pelos bancos e instituições. Lembre-se de sempre de checar a seriedade da instituição com a qual vai negociar, antes de contrair um empréstimo e escolha aquela que mais lhe agradar, seja através do atendimento presencial ou virtual.
Para mais soluções financeiras para você e sua família, conte com a Empresta para obter crédito de maneira segura, rápida e transparente.
Acesse, conheça nossos serviços ou converse com um de nossos especialistas.
Siga nossas redes sociais:
Posts Relacionados
Como usar o cartão de crédito sem se enrolar!
Como usar o cartão de crédito da melhor forma? Essa pergunta é muito comum ...
Leia maisO que mudou na margem de empréstimo consignado 2022
Se você está interessado em solicitar um empréstimo consignado, é ...
Leia maisQual é a nova taxa de juros do consignado?
Você já está sabendo da nova taxa de juros do consignado e no que ela nos ...
Leia mais