É possível receber benefícios sem pagar a Previdência?

É possível receber benefícios sem pagar a Previdência?

Desencadeado pela pandemia, o desemprego no Brasil chegou a atingir 12 milhões de brasileiros em 2022. Devido a isso, temos um grande número de brasileiros que não contribuem com a Previdência Social. 

O que muitos brasileiros não sabem é que é possível receber benefícios sem contribuir com a Previdência Social, através de um benefício concedido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Continue a leitura para entender sobre esse benefício! 

Benefício para quem não contribui com a Previdência 

Concedido pelo INSS, os benefícios sem contribuir com a Previdência é realizado através do BPC (Benefício de Prestação Continuada) regulamentado pelo LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social), sendo um benefício diferente da aposentadoria, justamente por não precisar que o beneficiário contribua para a Previdência para recebê-lo. O BPC é um benefício assistencial que é oferecido pelo governo a grupos que não tem meios de prover o seu sustento. 

Como posso saber se tenho direito ao BPC do LOAS? 

Com o BPC sendo um benefício assistencial, ele é destinado a grupos específicos de pessoas, seguindo a Lei nº 8.742/93. Dessa forma, quem se encaixam são: 

Pessoa idosa 

  • Deve ter 65 anos ou mais; 
  • Deve ter uma renda familiar igual ou inferior a ¼ (25%) do salário-mínimo; 
  • Não ser contribuinte de outro benefício. 

   
   

Simulação liberada de empréstimo consignado para BPC/LOAS!

    Simule agora!

Pessoa com deficiência 

  • Pode ter qualquer idade; 
  • Apresentar deficiência sensorial, física, mental ou intelectual, com pelo menos 2 anos de sintomas; 
  • Deve ter uma renda familiar igual ou inferior a ¼ (25%) do salário-mínimo; 
  • Não ser contribuinte de outro benefício. 

Como solicitar o BPC do LOAS 

Para realizar a solicitação desse benefício, o possível beneficiário deve ter sua inscrição no Cadastro Único juntamente com as pessoas que compõem o núcleo familiar. Através dessa inscrição (que pode ser feita através do aplicativo/site “Meu INSS” ou no CRAS mais próximo), deve-se apresentar o CPF de todos da família além de quem está requerendo o benefício.  

Após a inscrição no CadÚnico, a solicitação do benefício BPC poderá ser realizado no próprio aplicativo “Meu INSS”, pelo atendimento telefônico do INSS, telefone 135, ou nas Agências da Previdência Social (APS). 

Agora, os beneficiários do LOAS podem contratar o empréstimo consignado! 

Caso você recebe o benefício BPC do LOAS agora você pode solicitar um empréstimo consignado. Para isso, entre em contato com a Empresta para ter as melhores opções e um atendimento personalizado! Entre agora em contato com a gente e faça sua simulação. 

Posts Relacionados