Quanto recebe um aposentado por Invalidez?

Quanto recebe um aposentado por Invalidez?

Muitas pessoas que estão em busca dos seus direitos pesquisam sobre quanto recebe um aposentado por invalidez. Ainda é comum que o auxílio doença seja confundido com essa modalidade de aposentadoria, principalmente por não saber quem possui direito a esse seguro. 

Quando o trabalhador fica incapacitado de exercer as suas funções laborais, ou seja, não possui condições de voltar para o local de trabalho e realizar suas atividades, ele possui direito de receber a aposentadoria por invalidez, sendo um benefício concedido pelo INSS

Essa modalidade de aposentadoria também é chamada de aposentadoria por incapacidade permanente, sendo destinada a pessoa que, por conta de algum tipo de acidente ou doença, não possui possibilidade de voltar a exercer as suas atividades. 

Uma das maiores dúvidas que as pessoas possuem é quanto recebe um aposentado por invalidez, e se você deseja entender mais sobre o assunto, confira as informações que trouxemos sobre o tema, o que é essa aposentadoria, como solicitar e quem possui direito de receber. 

Acompanhe a seguir! 

Aposentadoria por invalidez: o que é? 

A aposentadoria por invalidez se trata de um benefício do INSS que está disponível para os trabalhadores que estão incapacitados de voltar a exercer suas atividades laborais. A incapacidade é avaliada a partir da perícia médica, para comprovar a situação do trabalhador. 

É válido lembrar que a aposentadoria por invalidez não é a mesma coisa que o auxílio doença, afinal, o auxílio doença é um benefício temporário, podendo ser suspenso assim que o trabalhador conseguir voltar ao ambiente de trabalho novamente. 

Assim como acontece com outras modalidades de aposentadorias, também é necessário estar dentro das regras e cumprir os requisitos para conseguir solicitar a aposentadoria do INSS (e saiba que a perícia é obrigatória). 

Como o cálculo dessa aposentadoria é feito? 

Muitas pessoas se perguntam sobre quanto recebe um aposentado por invalidez, e esse cálculo é feito pelo INSS. Desde 2019, o cálculo é feito a partir do momento em que a Reforma da Previdência entrou em vigor. 

A previdência faz um cálculo de acordo com todos os salários que foram recebidos pelo trabalhador desde o ano de 1994, a partir do momento em que ele passou a contribuir para o INSS. 

Conforme a nova regra, o valor recebido é de 60% da média desse cálculo somado a 2% por ano que ultrapassar 15 anos de contribuição para as mulheres e 20 anos contribuídos para os homens. 

Mas, se você deseja saber quanto recebe um aposentado por invalidez, entenda que o menor valor disponibilizado para os segurados dentro dessa categoria de aposentadoria é de 1 salário mínimo, de acordo com o ano vigente. 

Se a pessoa cumprir com os requisitos e estiver dentro das regras que são estabelecidas pelo INSS, é possível que o valor da aposentadoria por invalidez alcance o teto máximo de R$7.087,22. 

Quem possui direito de receber essa aposentadoria? 

Depois de entender quanto recebe um aposentado por invalidez, vamos falar quem possui direito de recebê-la. Todos os trabalhadores que estiverem incapacitados de forma permanente, sejam por acidente ou por doenças, têm direito de receber esse benefício. 

Mesmo que a idade ou o tempo de contribuição do segurado não sejam levados em consideração para que o benefício seja concedido, é necessário cumprir com alguns requisitos para ter acesso. 

O primeiro deles é ter carência mínima de 12 contribuições mensais, lembrando que existem algumas exceções que podem ser avaliadas de acordo com a perícia do INSS. 

Além disso, também é necessário comprovar que um acidente ou uma doença tornou a pessoa incapaz, de forma permanente, de voltar a exercer suas atividades laborais, e isso é feito a partir da perícia médica. 

No momento em que a incapacidade acontecer, o trabalhador também precisa estar contribuindo para o INSS para que tenha direito de receber esse benefício. 

É válido ressaltar que, todas as doenças ou acidentes que forem constatados antes que houvesse filiação à previdência social não trazem o direito sobre a aposentadoria por invalidez à pessoa. 

Doenças que levam ao direito da aposentadoria por invalidez 

Existe uma lista com todas as doenças que dão acesso ao direito de receber a aposentadoria por invalidez, e é necessário conhecê-la, além de saber quanto recebe um aposentado por invalidez. 

Algumas doenças são: hanseníase, cegueira, tuberculose ativa, câncer, transtorno mental grave, paralisia incapacitante e irreversível, doença de Parkinson, nefropatia grave, cardiopatia grave, doença de Paget avançada, espondilite anquilosante, AIDS, contaminação por radiação, esclerose múltipla, acidente vascular encefálico, hepatopatia grave e abdome agudo cirúrgico. 

Essa aposentadoria por invalidez é definitiva? 

Uma dúvida muito comum que as pessoas possuem, além de quanto recebe um aposentado por invalidez, é se esse benefício é definitivo, e a resposta é sim. 

Todas as pessoas que possuem acesso à aposentadoria por invalidez têm esse benefício de forma definitiva. Isso significa que o beneficiário não possui condições de voltar ao mercado de trabalho, afinal, não existem previsões de melhorias. 

Mas, mesmo que esse benefício seja definitivo, isso não significa que a pessoa não deve colocar alguns cuidados em prática para manter o acesso aos valores mensais. 

Evitar ter problemas com o INSS, além de seguir a lei é essencial para que o benefício não seja suspenso ou negado. 

   
   

      Empréstimo consignado sem sair de casa.

    Simule o seu agora!

Como se aposentar por invalidez? 

Para conseguir solicitar a aposentadoria por invalidez, o processo é bem parecido com outras modalidades, sendo necessário acessar o aplicativo do Meu INSS ou o site. 

Por lá, é necessário fazer o agendamento da perícia médica, para que a incapacidade permanente seja comprovada. É comum que o perito se desloque até o hospital onde a pessoa se encontra para que esse procedimento seja realizado, em alguns casos. 

Depois que a incapacidade for comprovada através da perícia, o contribuinte passa a receber o benefício. 

Os documentos também devem ser apresentados para solicitar a aposentadoria por invalidez, como o RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do CNIS, laudos médicos, PIS/PASEP, exames, carnê de contribuição, receituários, declarações médicas e atestados. 

Todos os trabalhadores que desejam dar entrada na solicitação da aposentadoria por invalidez precisam comprovar, através dos documentos, a sua incapacidade. Além de fazer a perícia do INSS, o médico responsável também atesta que a pessoa não possui capacidade de exercer suas atividades laborais. 

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, basta entrar em contato conosco através do site e falar com um de nossos especialistas! 

Posts Relacionados