Nova margem do consignado para aposentado: entenda

Nova margem do consignado para aposentado: entenda

Desde agosto deste ano, o governo federal aprovou uma medida que autoriza uma nova margem do consignado para aposentado. Dessa forma, os beneficiários do INSS contam com novos valores ao solicitar o crédito, seja no empréstimo consignado ou no cartão de crédito da mesma modalidade. 

Nós, da equipe Empresta, sempre preocupados com a saúde financeira dos nossos clientes, trouxemos tudo que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura para descobrir qual a nova margem do consignado para aposentado, entenda o que mudou, além de dicas para não se endividar. 

Conheça a nova margem do consignado para aposentado 

De acordo com a Lei nº 14.431 que altera a margem consignável para beneficiários do INSS, não apenas para os aposentados, mas também pensionistas e beneficiários do BPC e RMV. Anteriormente, a Lei já permitia a margem consignada de 40%, sendo 35% para empréstimos e 5% para cartão de crédito consignado

De acordo com as novas regras, é possível conseguir serviços consignados de até 45%, ou seja, houve um aumento de 5%. A liberação ocorreu devido ao lançamento de um novo tipo de produto, o cartão de benefício consignado. Na prática, essa é a mudança mais relevante proposta. Entenda o que a lei estabelece: 

  • 35% destinado ao empréstimo consignado; 
  • 5% destinado às despesas com cartão de crédito consignado, seja para compras ou saques; 
  • 5% para o cartão de benefício consignado. 

Além disso, a lei deixou de ter restrição para o limite de linhas de crédito. Antes, era possível contratar até 9 linhas de crédito de maneira simultânea. Com a nova lei, não há restrições e é possível contratar novas linhas sempre que o beneficiário possui limite consignável disponível. 

É possível fazer um empréstimo consignado de 45%? 

O novo limite no consignado é de 45%, mas isso não significa que será possível comprometer 40% da renda com um empréstimo. Afinal, a lei continua permitindo o valor de apenas 35% da renda com empréstimo consignado. Os demais 10% são destinados para o uso do cartão de crédito consignado, mas o governo ainda deve aprovar novas leis para o cartão de benefício consignado

Como a nova margem é calculada? 

O cálculo da nova margem consignável continua sendo realizado da mesma maneira, ou seja, tendo como base o valor do salário do beneficiário. Dessa forma, se um aposentado recebe um salário mínimo (R$ 1.302 em 2022), poderá conseguir um empréstimo consignado com parcelas de até R$ 455,70. Contudo, esse valor pode ser menor se já há outro empréstimo ou serviço consignado no nome do aposentado. 

Quando acontece a liberação da nova margem consignável? 

Ainda não há uma previsão para a liberação da nova margem de 45%. Isso acontece porque as instituições financeiras estão no aguardo das regras do Dataprev para o novo cartão de benefício consignado. Contudo, a liberação deve ocorrer em breve, ainda antes do final de 2022. 

Nova margem consignável: quais cuidados devo ter? 

O aumento do limite consignável é uma boa notícia para muitas pessoas, afinal, se trata de uma maneira acessível de sair do sufoco e ampliar seu orçamento. No entanto, é preciso ter planejamento financeiro e se programar para pagar. Além disso, é preciso se prevenir de golpes, já que o aumento da margem consignável também traz brechas para novos tipos de golpes. Veja nossas dicas: 

   
   

      Empréstimo consignado sem sair de casa.

    Solicite agora!

1. Cuidado com golpes 

Em primeiro lugar, é preciso ter cuidado com golpes. Jamais forneça seus dados pessoais a terceiros, além de números de conta no banco e senhas. Nenhuma instituição financeira entra em contato com você solicitando a sua senha. 

2. Atenção aos juros 

No geral, o empréstimo e o cartão de crédito consignado possuem as menores taxas de juros do mercado, quando em comparação a outros serviços. No entanto, as taxas podem variar de acordo com a instituição contratada. Portanto, pesquise e compare antes de se decidir. 

3. Leia o contrato atentamente 

Os serviços de crédito consignado possuem uma grande vantagem em relação a outros, especialmente por ter menos burocracia envolvida no processo. Entretanto, isso não significa que você não deva ler o contrato atentamente, prestando atenção nas taxas de juros e no que acontece se você precisar de mais tempo para pagar. 

4. Tenha um objetivo em mente 

Ao solicitar qualquer empréstimo, seja ele consignado ou não, é preciso definir um objetivo para aquele valor. Esse objetivo inclui pensar no que o dinheiro será investido, em quanto tempo será pago e se realmente vale a pena. Em muitos casos, o empréstimo vem para aliviar o orçamento, para cobrir algum imprevisto ou mesmo para fazer uma viagem. 

Seja como for, esse objetivo deve ser ponderado com cautela, analisando os prós e contras para o aposentado e sua família. 

5. Como as parcelas vão impactar a minha renda mensal? 

Por fim, essa é uma pergunta primordial para compreender o impacto do consignado no dia a dia. Afinal, é possível comprometer até 45% da renda mensal com serviços de crédito, o que na prática significa viver com 45% a menos de renda. Então, o planejamento é fundamental para entender se esse é o melhor momento para pegar um empréstimo ou mesmo usar o cartão de crédito. 

Lembre-se que no consignado há a facilidade do desconto em folha de pagamento, mas que dependendo da situação poderá afetar o seu orçamento. Por isso, é preciso avaliar bem antes de tomar a decisão. 

Conheça a Empresta 

Agora que você já conhece a nova margem do consignado para aposentado, chegou a hora de conhecer mais sobre a Empresta. Oferecemos as melhores opções em crédito consignado, para você que procura aliviar o orçamento de forma acessível, transparente e sem burocracia. Conheça nossas vantagens: 

  • Sem burocracia: crédito sem avaliação do perfil de consumidor e disponível para negativados, além de poder ser solicitado de maneira 100% online; 
  • Dinheiro na conta rapidamente: a melhor opção para quem precisa de dinheiro com urgência. Nosso processo é simplificado e o crédito rapidamente é aprovado; 
  • Menores taxas de juros do mercado: nossa taxa de juros é de apenas 1,80% no consignado; 
  • Mais tempo para pagar: aposentados e pensionistas do INSS podem pagar em até 84 meses. 

E muito mais! 

Você ficou interessado em solicitar crédito consignado? Acesse nosso site para saber mais. Se preferir, nos contate pelo WhatsApp no botão no canto direito da tela. 

Posts Relacionados