Tudo que você precisa saber sobre o empréstimo consignado

Tudo que você precisa saber sobre o empréstimo consignado

O empréstimo consignado é o tipo de empréstimo mais indicado para quem tem uma renda fixa e pode comprová-la, como aposentados ou pensionistas do INSS e servidores públicos. Sua facilidade de aprovação, podendo ser contratado até mesmo por quem está com o nome negativadobaixa taxa de juroslongo prazo para pagamento e parcelas fixas são suas principais vantagens.  

O valor das parcelas é descontado automaticamente do seu salário ou benefício, o que faz com que não seja necessário se preocupar com juros abusivos por atraso. Além disso, após sua aprovação, o dinheiro cai na conta em até cinco dias úteis

Assim, ele pode ser usado para diversas situações, como: reformar sua casa, trocar uma dívida cara por uma mais barata, investir em um curso para seu filho, fazer uma viagem ou pagar contas que estão atrasadas. 

Continue lendo para saber tudo o que precisa sobre o empréstimo consignado. 

O que é o empréstimo consignado? 

O empréstimo consignado é um tipo de crédito onde o valor das parcelas é descontado automaticamente do seu salário ou benefício. Mas por que isso é importante? É isso que faz com que o consignado seja uma opção barata e segura, com taxa de juros baixa e longo prazo para pagamento

Porém, é importante dizer que existe um limite máximo da sua renda que pode ser usado para a contratação de crédito consignado. Esse limite é chamado de margem consignável

Margem consignável 
 

Como já dissemos, a margem consignável é o limite da sua renda que pode ser comprometido para contratar o empréstimo e o cartão consignado. Ela faz parte da Lei do Consignado que é o que permite que o pagamento das parcelas seja feito automaticamente. No total, o limite é de 35%, dividido da seguinte forma: 

  • 30% para empréstimo consignado
  • 5% para cartão consignado

 
Além disso, a lei foi criada para estabelecer as regras para a contratação do empréstimo consignado e dar segurança a quem pretende contratar.  

Porém, mesmo para quem não tem mais margem consignável e precisa de dinheiro rápido e seguro, o empréstimo consignado é uma opção. O refinanciamento do empréstimo consignado tem se tornado uma opção cada vez mais popular e pode ser usada em três situações: 
 

  1. Você precisa de dinheiro, mas não tem mais margem consignável: Se você não tem mais margem consignável, o refinanciamento fará que o valor que já foi pago volte como margem consignável, fazendo com que mais dinheiro seja liberado para você.  
  1. Precisa de dinheiro, mas já fez o número máximo de empréstimos consignados: Se você já usou toda a sua margem consignável e precisa de dinheiro, você conseguirá um dinheiro extra na negociação do refinanciamento.  
  1. Você quer diminuir a taxa de juros do seu empréstimo consignado: Ao refinanciar, você irá encontrar melhores condições de pagamento, como taxa de juros mais baixas, o que pode fazer com que o valor das suas parcelas diminua. 

O que é empréstimo consignado?

A menor taxa de juros do mercado 

A maior vantagem desse tipo de empréstimo em relação a outros disponíveis está na baixa taxa de juros que pode chegar a no máximo 1,80% ao mês para aposentados e pensionistas do INSS e máximo de 2,05% ao mês para servidores Siape. Isso quer dizer que o valor das parcelas será baixo, fazendo dessa opção a mais barata do mercado.      

Por isso, o empréstimo consignado é uma ótima opção para quem precisa substituir uma dívida cara por uma barata, por exemplo. Segundo o Banco Central, a taxa de juros dos principais tipos de crédito do mercado são:   

Tipo de crédito    Taxa de juros ao mês   
Empréstimo consignado   Máximo de 2,05% ao mês*  
Cheque especial   Média de 15% ao mês*  
Crédito pessoal   Pode chegar a 20% ao mês*   
Cartão de crédito   Pode chegar a mais 25% ao mês*   
Taxa de juros dos principais tipos de crédito disponíveis no mercado

* As taxas de juros podem variar de acordo com o banco.   

Porém, independente do motivo, é importante que você solicite apenas o valor que precisa naquele momento. O empréstimo consignado é uma opção simples e segura para quem precisa de dinheiro, mas deve ser usado com moderação, como todo tipo de crédito. 

Produtos

Empréstimo para aposentados e pensionistas com as juros mais baixos do mercado

Simule agora

Outras vantagens do empréstimo consignado 

A taxa de juros baixa não é o único atrativo do empréstimo consignado. Por isso, separamos mais quatro grandes vantagens deste tipo de crédito:    

  1. Prazos longos para pagamento: Vantagem sempre lembrada quando falamos desse tipo de crédito. Para aposentados ou pensionistas do INSS, já que o prazo para pagamento pode chegar a até 84 meses, ou seja, você terá até sete anos para pagar seu empréstimo. Já para os servidores Siape o prazo para pagamento pode chegar até a 96 meses, ou seja, oito anos.  
  1. Parcelas fixas: Você não terá surpresas! O valor das parcelas é fixo, ou seja, você sempre saberá quanto irá pagar. Além disso, as parcelas serão descontadas diretamente do seu salário ou benefício. Você não precisará sair todos os meses da sua casa para realizar o pagamento ou se preocupar com valores abusivos inesperados.  
  1. Refinanciamento: refinanciamento do empréstimo consignado é uma renegociação do pagamento do seu empréstimo. Quando você opta por fazer um novo acordo, você sempre encontrará opções melhores para realizar o pagamento, como: juros mais baixos, parcelas mais baratas ou mais tempo para pagar. Além disso, ainda existe a opção de realizar o refinanciamento com “troco”, onde, além de refinanciar, você ainda recebe uma quantia em dinheiro de volta. 

Para quem é o empréstimo consignado? 

Para solicitar o empréstimo consignado você precisa ter uma renda fixa e conseguir comprová-la, além disso, a empresa responsável pela sua renda precisa ser conveniada a instituição financeira que você pretende realizar o empréstimo.   

Entre as pessoas que podem fazer o empréstimo consignado para negativados estão:  

  • Aposentados e pensionistas do INSS;  
  • Servidores públicos (municipais, estaduais e federais);  
  • Trabalhador da rede privada (CLT);  

No entanto, é importante que você se lembre que a empresa responsável pela sua renda precisa ser conveniada a instituição financeira que você pretende solicitar o empréstimo. Isso porque o pagamento das parcelas do empréstimo consignado é realizado de maneira automática do seu salário ou benefício pelo banco.  

Nesse sentido, trabalhadores da rede privada podem encontrar dificuldade em encontrar instituições financeiras para realizarem o seu empréstimo consignado. 

Os principais tipos de empréstimo consignado 

Como você já sabe, o empréstimo consignado pode ser contratado por diferentes tipos de pessoas. Porém, para cada perfil, como aposentados ou servidores Siape, as regras e as condições de pagamento serão diferentes

 
Veja os principais tipos de empréstimo consignado: 

Consignado INSS 

consignado INSS é a melhor opção para quem é aposentado e pensionista do INSS, porque possui as melhores condições de pagamento. A taxa de juros do consignado INSS com certeza é sua principal vantagem.   

Isso porque diferente da maioria das opções de crédito que não possuem taxa de juros máxima, a taxa de juros máxima do empréstimo consignado é de apenas 1,80% ao mês.   

Além disso, no consignado INSS você:  

  • Pode pagar em até 84 meses, ou seja, sete anos.   
  • Não terá surpresas com o valor, pois as parcelas são fixas. Você irá pagar o mesmo valor todos os meses e não precisará se preocupar com juros abusivos.  
  • Terá facilidade de aprovação, mesmo se estiver com o nome negativado, pois não há consulta ao SPC e Serasa.     

Descubra quais são os benefícios consignáveis do INSS em: “Saiba quais são os benefícios consignáveis do INSS”. 

Consignado Siape  

O empréstimo consignado Siape é a opção mais vantajosa para quem é servidor público federal civil, pois oferece taxa de juros máxima de apenas 2,05% ao mês. Além disso, o consignado Siape possui prazo de pagamento de até 96 meses, ou seja, oito anos para pagar.  

Consignado para servidores estaduais  

Diferente do consignado Siape, o consignado para servidores estaduais não possui uma taxa única de juros para todos os servidores, assim como as condições de pagamento. Isso porque cada estado é responsável por determinar as condições do consignado para seus servidores públicos.   

Porém, isso não significa que o servidor estadual tenha a taxa de juros do consignado maior que a do servidor Siape. Confira a taxa de juros e o prazo para pagamento de alguns estados:  

  • Maranhão: taxa de juros máxima de 1,6% ao mês e prazo para pagamento de 96 meses (oito anos);   
  • Santa Catarina: taxa de juros máxima de 2,05% ao mês e prazo para pagamento de 96 meses (oito anos).  
  • São Paulo: taxa de juros máxima de 2,14% ao mês e prazo para pagamento de 96 meses (oito anos);    

Se você é servidor estadual e quer saber quais são as taxas de juros e o prazo para pagamento do empréstimo consignado para você, basta acessar o portal do servidor do seu estado.  

Como é o processo de solicitação do empréstimo consignado

Empréstimo para quem está negativado 

Como é um empréstimo de baixo risco para as instituições financeiras, o processo para sua contratação não é burocrático, pois não há consulta ao SPC e Serasa. A garantia de pagamento faz com que não haja demora em sua aprovação mesmo para quem está negativado e o prazo para liberação do empréstimo gira em média de três a cinco dias útil

É possível fazer mais de um consignado ao mesmo tempo?  

Sim! É possível fazer vários empréstimos consignados ao mesmo tempo. É possível ter até nove empréstimos consignado INSS simultaneamente, por exemplo. Porém, é importante lembrar que você só pode comprometer 30% da sua renda com esse tipo de empréstimo.  

Saiba tudo sobre refinanciamento do empréstimo consignado em: Refinanciamento do empréstimo consignado 

Quando fazer? 

Por conta da rapidez no processo de contratação do empréstimo consignado ele pode ser usado para diversas situações. Entre os principais estão:   

  • Realizar uma viagem com sua família;   
  • Fazer uma obra ou redecorar sua casa;   
  • Realizar o sonho da festa de formatura de seus filhos, sobrinhos ou netos;   
  • Pagar contas que estão acumuladas;   
  • Arcar com gastos inesperados;   
  • Investir na sua educação ou na educação de pessoas próximas: pagando um curso, faculdade ou até mesmo um intercâmbio.   

Porém, independente do motivo, é importante que você solicite apenas o valor que precisa naquele momento. O empréstimo consignado é uma opção simples e segura para quem precisa de dinheiro, mas deve ser usado com moderação, como todo tipo de crédito.  

Recebimento do valor do empréstimo consignado 

Todo o processo de contratação do empréstimo consignado dura cerca de cinco dias úteis. Após a sua solicitação e análise, acontece a averbação do empréstimo consignado, e em seguida a liberação do valor do empréstimo

Ao contratar, você irá informar qual é a conta que você deseja que o empréstimo seja depositado. É importante destacar que essa conta deve estar no nome de quem contratou o empréstimo.  

O que preciso para fazer um empréstimo consignado?  

Como o processo para solicitar o empréstimo consignado é simples, você precisará apresentar apenas alguns documentos, como:    

  • Documento de identidade com CPF;     
  • Endereço completo (CEP, rua, bairro, nº e complemento, cidade e UF);    
  • Comprovante de residência com no máximo 60 dias de vencimento.      
  • Dados da sua conta corrente na qual receberá o valor contratado.   

Segurança 

É importante que você fique atento a algumas questões antes de contratar seu empréstimo consignado. Por isso separamos algumas dicas para você:  

  1. Procure instituições financeiras reconhecidas: Quando precisar solicitar qualquer tipo de crédito, pesquise instituições financeiras conhecidas. Você só encontrará dinheiro seguro em bancos e instituições financeiras certificadas. E para quem é aposentado ou pensionista do INSS existem muitas opções sérias e seguras para solicitação do empréstimo consignado.   
  1. Não pague nenhum valor antecipado: Você nunca deve pagar algum valor para conseguir seu empréstimo consignado. Essa prática é proibida e nenhuma instituição honesta irá realizá-la.   
  1. Segurança em primeiro lugar: Independente se você vai realizar sua solicitação do empréstimo consignado de maneira online ou digital, certifique-se sempre da honestidade da instituição para garantir que seus dados estejam seguros. A Empresta conta com profissionais qualificados e selos de segurança, excelência e qualidade, como o SSL. Isso garante a segurança dos seus dados tanto na contratação presencial, ou na contratação digital, realizada pelo telefone.   

Agora que você já sabe tudo sobre empréstimo consignado, encontre a melhor opção para você através do nosso site!  

Posts Relacionados