Minha aposentadoria não caiu na conta: o que fazer?

Minha aposentadoria não caiu na conta: o que fazer?

As datas do pagamento da aposentadoria, benefício do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), geralmente são nos primeiros ou nos últimos dias do mês, segundo o calendário de informações divulgado pelo órgão do INSS. Mas, existem alguns casos onde esse valor não é depositado na conta, gerando preocupações e dores de cabeças para os beneficiários, que ficam em dúvidas sobre o que aconteceu, pois a aposentadoria não caiu. 

Hoje, pensando em te ajudar com isso, trouxemos algumas informações importantes sobre o que fazer quando a aposentadoria não caiu na sua conta, quais os possíveis problemas que podem ter acontecido e como saber se o valor foi depositado ou não. Confira a seguir: 

Como saber se o valor foi depositado? 

Antes mesmo de gerar dúvidas se a aposentadoria não caiu na conta, é interessante saber com certeza se o valor foi depositado. 

A principal maneira de fazer essa verificação do valor da aposentadoria na conta do beneficiário é através do site do INSS ou do aplicativo. Nesses dois meios, é possível acessar todo o histórico de pagamento da aposentadoria sem precisar sair de casa. 

Para fazer a verificação se a aposentadoria não caiu, basta fazer o login no site ou no aplicativo através da conta cadastrada no site. Ao entrar na plataforma, clique em “Serviços” e depois em “Extratos, Certidões e Declarações”

Feito isso, basta procurar pela opção “Extrato de Pagamento de Benefício” para selecionar qual período desejado você deseja receber o extrato. 

Em casos onde essa verificação não pode ser feita pela internet, no site ou aplicativo, o aposentado pode entrar em contato com a Previdência Social através do número de telefone 135 para que a solicitação do extrato seja feita. 

Assim, é possível saber se o valor da aposentadoria foi depositado ou não na sua conta. Em casos de suspeita de falhas no pagamento, é importante também consultar o calendário para confirmar se o valor a ser pago está dentro da data estabelecida de depósito para o beneficiário. 

Os dias da realização do pagamento são feitos de acordo com o número final do cartão do benefício do INSS. 

Também é válido lembrar que a verificação do contato sobre os canais registrados no INSS sobre alguma comunicação precisa ser feita. Nesses casos, quando ocorre bloqueio, cessação ou suspensão da aposentadoria, o INSS notifica o beneficiário através desses canais de contato. 

Minha aposentadoria não caiu na conta: o que fazer? 

Quando o pagamento da aposentadoria não tiver sido depositado na conta do beneficiário na data estabelecida, é possível abrir um requerimento junto ao INSS através do aplicativo “Meu INSS” ou pelo site do benefício para solicitar o depósito do valor. 

Confira a seguir o passo a passo para que essa solicitação da aposentadoria não caiu seja efetuada: 

  1. Primeiro, é preciso acessar o site do INSS ou o aplicativo para fazer login com a conta do site do governo. 
  1. Clique na opção “Agendamentos e Solicitações” e em seguida, na opção “Novo Requerimento”. 
  1. Na opção de pesquisar, escreva “Solicitar pagamento”, e espere até que a opção “Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido” apareça na tela. Escolha essa opção. 
  1. Em seguida, uma mensagem com a solicitação de atualização de dados de contato vai aparecer para que você possa atualizá-los. Clique em “Atualizar” ou “Avançar”, caso não precise fazer a atualização. 
  1. Uma nova mensagem vai aparecer na tela com todos os detalhes sobre o serviço. Clique na opção “Avançar”. 
  1. Na página seguinte, um formulário vai aparecer para que você preencha com o número do seu celular. Selecione a opção “Sim” para responder à pergunta “Você aceita acompanhar o andamento do processo pelo Meu INSS, Central 135 ou e-mail?”. 

Ao escolher essa opção para acompanhar o andamento do processo solicitado, você poderá informar o número do benefício e especificar que deseja cadastrar uma pessoa como representante ou procurador. Depois, basta clicar na opção “Avançar”. 

Logo após fazer a abertura do requerimento no site ou aplicativo, o beneficiário pode acompanhar o andamento da solicitação por esses meios. Para isso, basta acessar o site ou aplicativo e ir até “Agendamento e Solicitações” novamente e clicar sobre o requerimento que foi aberto para acompanhar os detalhes. 

O INSS informa que o tempo médio para responder às solicitações feitas sobre as dúvidas da aposentadoria que não caiu é de até 45 dias corridos. 

   
   

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Motivos que a aposentadoria pode não ter sido depositada 

Existem alguns fatores que podem levar a falta de depósito, gerando perguntas sobre “Por que a minha aposentadoria não caiu?”. 

Confira a seguir alguns dos fatores mais comuns que levam à falha do pagamento do benefício: 

Atraso no INSS 

No ano de 2021, a fila de espera do INSS era de aproximadamente 2 milhões de pessoas. Essa demanda alta pode gerar impactos no depósito dos pagamentos da aposentadoria, principalmente das pessoas que ainda vão receber o primeiro pagamento do INSS. 

Isso acontece por conta do atraso durante o processamento do benefício, que consequentemente, atrasa a liberação do depósito do valor. Além disso, existem problemas internos no órgão previdenciário que podem gerar atrasos nesse pagamento. 

Falhas no sistema do INSS 

Outro fator comum que pode gerar atrasos no pagamento da aposentadoria que não caiu são as falhas no sistema. 

Essas falhas podem ser do próprio órgão ou do banco que é o responsável pelo pagamento da aposentadoria. 

Essas falhas acontecem por questões técnicas, que consequentemente podem gerar atrasos no depósito. Nessas situações, o valor é depositado assim que as falhas são resolvidas. 

Dados desatualizados no sistema 

Quando você observa que a aposentadoria não caiu, pode ser um problema de dados desatualizados no sistema do INSS. É muito importante que essas informações estejam corretas e atualizadas para que o depósito seja efetuado. 

Esses dados e informações podem ser atualizados através do site ou do aplicativo pelos beneficiários, além do telefone da central. 

Os erros que levam a aposentadoria não cair podem acontecer no próprio INSS, quando as informações do pagamento não forem processadas, levando ao atraso, ao depósito incorreto ou pagamento não efetuado. 

Se quiser saber mais sobre o assunto e tirar suas dúvidas sobre o tema, acesse nosso site e fale com um de nossos especialistas! 

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