Margem Consignado do Servidor Público de SP: Como aproveitar ao máximo

Margem Consignado do Servidor Público de SP: Como aproveitar ao máximo

O empréstimo consignado é uma opção de crédito muito popular entre os servidores públicos em todo o país, especialmente no estado de São Paulo. Para tirar o máximo de proveito dessa modalidade, é preciso entender como a margem consignado do servidor público de SP funciona. 

Para explicar as particularidades da margem consignável nesse estado, preparamos esse conteúdo para explorar em detalhes como os servidores públicos do estado de São Paulo podem conduzir a análise dos requisitos e limites da concessão de crédito até as melhores práticas para utilização desse recurso financeiro de forma inteligente.

Continue lendo para saber tudo sobre a margem consignável do servidor público de SP.

O que é margem de consignado?

A margem de consignado consiste na parcela dos vencimentos, salários, proventos e pensões ou qualquer outro valor passível de consignação. Em outras palavras, a margem consignável é o valor máximo de desconto mensal na folha de pagamento referente a parcelas de empréstimos ou outras operações de crédito que o servidor público tenha adquirido durante um determinado período.

Ademais, a margem de consignado é representada por uma porcentagem que representa o limite da sua renda que pode ser explorada para contratar um empréstimo ou um cartão de crédito consignado.

É importante ressaltar que, além da margem consignável, também há outras regras que devem ser seguidas para a contratação desses empréstimos, como prazo máximo de pagamento e taxa de juros definidos por lei.

Por fim, essa lei é um instrumento legal para estabelecer os direitos e deveres para a contratação do empréstimo consignado, conferindo segurança para essas operações, tanto para as instituições financeiras, como para quem faz a solicitação do serviço.

Como é calculada a margem do consignado em SP?

Atualmente, há a seguinte divisão para a margem do consignado: 30% do salário líquido para o empréstimo consignado e 5% para o cartão consignado.

Sendo assim, para calcular a margem consignado do servidor público de SP, basta dividir o valor líquido da renda mensal ou benefício por 100 e multiplicar o resultado por 30. 

Esse cálculo é simples e mostra com precisão e mostra o valor máximo da parcela mensal que pode ser comprometida com o pagamento de empréstimos consignados.

Qual a margem de consignado do servidor público de São Paulo?

Conforme a Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo, a margem do consignado corresponde a 35% dos vencimentos líquidos

Para estimar o montante, é preciso deduzir os descontos obrigatórios do vencimento bruto, com a exceção de pagamentos de direitos atrasados, pagamentos eventuais, indenizações, auxílios, bonificações, férias e 13º salário.

A margem pode ser acrescida de 5% por meio de cartão consignável, com o fim de amortização das despesas ou realização de saques.

Qual a margem de consignado do servidor municipal de São Paulo?

A margem consignado do servidor público de SP não poderá ultrapassar 70% da margem consignável dos vencimentos líquidos, incluindo salários mensais, proventos, pensões e outros direitos.

Sendo assim, a margem de consignado precisa respeitar o limite de 30% para o empréstimo e 5% para o cartão de crédito consignado, conforme acontece em todo o estado de São Paulo.

Como consultar o meu limite consignado?

Para quem deseja consultar a margem consignado do servidor público de SP, é necessário acessar o Portal do Consignado, por meio do link <www.saopauloconsig.org.br>, ou pelo aplicativo Meu INSS.

Neste portal, os servidores de SP poderão visualizar as consignações já contratadas, os endereços das Entidades Consignatárias e a consulta da taxa exercida pelas entidades financeiras.

É possível também descobrir qual é a margem consignável disponível para novas contratações, seja de empréstimo consignado, plano de seguro residencial ou automóvel, assistência médica e outras possibilidades.

Quando a Dataprev vai atualizar a margem do consignado?

A atualização da margem consignável para empréstimo consignado é feita pela Dataprev, um sistema que é responsável por processar e gerenciar as informações de consignação em folha de pagamento dos servidores públicos em SP e demais estados do Brasil.

A atualização da margem ocorre no início de cada mês, considerando o salário líquido do servidor público. 

Se houver outras consignações em folha, como desconto para Imposto de Renda ou outras obrigações legais, a exemplo de pensão alimentícia, tais vencimentos aparecerão discriminados no cálculo da margem do consignado.

No entanto, em caso de dúvidas ou problemas com a atualização da margem, o servidor público deve entrar em contato com o órgão pagador responsável pelo seu pagamento ou com a instituição financeira responsável pelo empréstimo consignado. 

Essas entidades poderão fornecer mais informações e esclarecer eventuais dúvidas relacionadas ao processo de atualização da margem consignado do servidor público de SP.

Quando será aumentada a margem do consignado do servidor público de SP?

Em 28 de dezembro de 2022, foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União a Lei 14.509/2022, a qual prevê o aumento da margem consignado do servidor público de SP.

A margem atualizada ficou estabelecida em 45% do crédito consignado para servidores públicos federais, para desconto automático no contracheque, de acordo com a Agência Senado.

Militares, pensionistas do INSS, profissionais da saúde e servidores ativos em geral do estado de SP podem se beneficiar com essa medida.

Quais são as taxas do consignado em SP?

As taxas cobradas para contratar um empréstimo consignado variam a cada instituição financeira em SP.

Como a taxa básica de juros está bastante elevada no país, conforme determinação do Banco Central, é importante que uma pesquisa de mercado seja executada.

Isso quer dizer que é fundamental comparar as opções de crédito disponíveis no mercado e escolher aquela que ofereça as melhores condições de acordo com as necessidades e capacidade de pagamento de cada servidor público.

Vale ressaltar que o empréstimo consignado é a melhor opção para quem precisa de crédito, pois a taxa de juros é a menor do mercado, sendo no máximo 1,97% ao mês.

   
   

      Empréstimo consignado sem sair de casa.

    Simule o seu agora!

Como aproveitar ao máximo a taxa dos consignados em SP?

A Empresta é uma instituição financeira de confiança e ampla experiência no segmento de concessão de crédito, pois estamos no mercado desde 1995.

Para aproveitar ao máximo a margem consignado do servidor público de SP, é importante seguir algumas dicas, as quais aprendemos com toda a nossa experiência:

  • Pesquise as melhores opções de crédito para encontrar taxas menores e melhores condições de pagamento;
  • Use o seu histórico financeiro ao seu favor. Assim, é possível fechar negócios a uma taxa de juros mais acessível e mais flexibilidade no pagamento;
  • Não comprometa a margem consignável, o que requer um planejamento financeiro inteligente para verificar se é viável arcar com as parcelas sem comprometer o orçamento de cada mês;
  • Não realize dois empréstimos consignados ao mesmo tempo, pois isso irá consumir a sua margem e o pagamento mensal poderá comprometer a sua renda;
  • Prefira um prazo de pagamento mais curto, para alcançar uma taxa de juros menor, mesmo sabendo que as parcelas mensais serão um pouco mais elevadas;
  • Utilize o empréstimo com sabedoria, usando-o apenas para a finalidade desejada, como usar o consignado para viajar;
  • Encontre uma instituição financeira segura e transparente para contratar o empréstimo, como a Empresta.

Com mais de 90 lojas e mais de 1 milhão de clientes atendidos em todo o país, oferecemos, em nossos canais, os produtos de crédito dos bancos e seguradoras mais renomados do Brasil.

Todos os colaboradores da Empresta são certificados pela FEBRABAN, atendendo à resolução 3.954 do Banco Central do Brasil (Bacen), o que mostra que valorizamos a transparência e a segurança dos clientes em nossas operações.

Além disso, seguimos as diretrizes previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e conduzimos processos de vistoria interna, visando a integridade das informações sensíveis de nossos clientes.

Democratizar o crédito nas melhores condições possíveis é nossa luta diária. Encontre as melhores condições para você no nosso site!

Posts Relacionados