IPTU no cartão de crédito: veja como pagar o imposto

IPTU no cartão de crédito: veja como pagar o imposto

Quitar o IPTU no cartão de crédito é uma grande novidade para a diversificação dos meios de pagamento da carga tributária. No entanto, esta flexibilização ainda não é bem conhecida pela maioria dos contribuintes, suscitando muitas dúvidas e receios. 

Para sanar todos os seus questionamentos, listamos as principais características do pagamento do IPTU via cartão de crédito. Ensinamos também o passo a passo para você não se confundir. 

Vamos lá! 

Tem como pagar o IPTU no cartão de crédito? 

Alguns municípios já autorizam o uso do cartão de crédito nas plataformas online do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). 

A opção de pagamento eletrônico por cartão de crédito faz parte da proposta de transformação digital dos procedimentos burocráticos governamentais. Dessa forma, garante-se mais rapidez e maior sustentabilidade com a redução de documentos e boletos impressos. 

Essa é uma possibilidade de pagamento que está sendo implementada de forma gradual no território brasileiro. Portanto, recomenda-se que o contribuinte verifique com a Secretaria da Fazenda de seu município se o portal aceitará a opção de cartão de crédito. 

A autorização municipal refere-se apenas ao pagamento a ser realizado diretamente nos canais oficiais da Secretaria da Fazenda. 

Porém, o boleto do IPTU também pode ser pago no cartão de crédito de forma indireta, isto é, diretamente nas plataformas de carteira digital a que o contribuinte tem acesso. 

Para facilitar o entendimento, vamos explicar a seguir o passo a passo para utilizar o cartão de crédito com esta finalidade. 

Como pagar o IPTU no cartão de crédito? 

É simples e direto: ao acessar a plataforma oficial do seu município, a opção de pagamento via cartão de crédito já estará disponível. As parcelas serão calculadas conforme o valor tributário a ser quitado.  

Caso a opção do crédito não apareça na sua plataforma, pode ser que o município ainda não tenha se tornado adepto a essa modalidade.  

Se a sua intenção for utilizar as carteiras digitais para pagamento, basta cadastrar seu cartão no aplicativo. Ao selecionar a opção de utilizar o crédito, você poderá também realizar o parcelamento. Atente-se, no entanto, aos juros que serão cobrados por essa operação.  

Lembre-se sempre de respeitar os prazos estabelecidos pela prefeitura do seu município e evite a todo custo esquecer de pagar o IPTU. Afinal, a inadimplência desse tributo leva a consequências, como: 

  • Atualização do valor a ser pago, com inclusão da multa e juros 
  • CPF inscrito na Dívida Ativa após 90 dias do vencimento do prazo final 
  • Ao ser incluído na lista de Dívida Ativa, o contribuinte enfrentará problemas no financiamento bancário, bem como na locação e renovação do contrato de imóveis, entre outras complicações. 

Quais as vantagens de pagar o IPTU no cartão de crédito? 

A maior vantagem do uso do cartão de crédito é a praticidade para a rotina do contribuinte:  

  • O pagamento das parcelas é realizado de forma automática, sem envolver a preocupação com boletos e seus respectivos prazos de vencimento  
  • Ao cadastrar o pagamento eletrônico de forma online, o contribuinte economiza tempo com as visitas às agências bancárias. 

No entanto, avalie se o uso de cartão de crédito é realmente adequado à sua situação. Afinal, o acúmulo de parcelas pode levar à sobrecarga de dívidas no cartão. 

Lembre-se de que o pagamento à vista costuma oferecer mais vantagens, como a oferta de descontos consideráveis. Dessa forma, vale a pena mapear todas as suas opções de pagamento, evitando agir por impulso. 

Além do cartão de crédito, é possível realizar o pagamento do IPTU ou IPVA através da antecipação do saque aniversário FGTS caso você não queira comprometer a sua renda e queira realizar o pagamento à vista.  

Com organização, é possível manter as contas e boletos em dia sem dor de cabeça! 

Posts Relacionados