Como usar o cartão de crédito sem se enrolar

Como usar o cartão de crédito sem se enrolar

Como usar o cartão de crédito da melhor forma? Essa pergunta é muito comum por se tratar de uma forma de pagamento prática, mas que oferece riscos de endividamento se for mal utilizada.

Ficar atento aos juros é essencial para não entrar em uma bola de neve. Separamos algumas dicas para que você consiga usar o cartão de crédito à seu favor!


1 – Planeje seus gastos

Faça uma planilha com todos os dados de receita e despesas mensais. Liste todas as despesas; as fixas e as eventuais. Aqui entram as despesas com cartão; É interessante estabelecer metas de consumo.

2 – Analise a fatura

A fatura do cartão é um extrato de compras que pode ajuda-lo na organização das despesas. Avalie sua fatura; com o que utilizou. Avalie se os gastos com alimentação, vestuário e lazer estão em acordo com o que planejou.

3 – Estipule seu próprio limite

Estipule seu limite real de credito – você deve ter muita disciplina neste quesito, não aceite limites aprovados superiores a sua capacidade de pagamento. Evite cair em armadilhas de gastos extras, sem consultar seu planejamento.

4 – Controle os parcelamentos

Precisou parcelar uma compra? Sem problemas! O valor das parcelas lançadas no cartão deve ser incluso às despesas mensais. Isso ajuda a controlar os gastos sem comprometer a renda mensal.

5 – Escolha a data de vencimento ideal

Escolha uma data para o vencimento do cartão que coincida com o seu salário. Estabeleça um período bom para compras, isso evita que você gaste o valor do pagamento da fatura com outras coisas e que acabe atrasando a fatura e pagando juros.


O cartão de crédito não é um inimigo!

O cartão de credito não é o vilão. O mau uso dele, sim, pode levá-lo ao descontrole nos gastos e ao endividamento. Pagar sempre o valor integral da fatura evita que os juros se acumulem e virem uma bola de neve.

Uma nova modalidade que vem surpreendendo é o Cartão de Crédito Consignado. Ele tem as mesmas funcionalidades do cartão normal; porém o valor mínimo é descontado direto da folha de pagamento. Esta garantia permite aos bancos que se cobre uma taxa mais baixa.

A principal vantagem do Cartão de Credito Consignado é a taxa de juros baixa, que chega a ser 4 vezes menor do que as taxas cobradas do cartão convencional. Outras vantagens interessantes são:

  • Não há cobrança de anuidade;
  • Bandeira internacional;
  • Compras pela internet, programas de premiação e pontuação de milhas;
  • Aprovado mesmo que você esteja negativado.

Esse tipo de cartão é destinado à aposentados/pensionistas do INSS e servidores públicos. Na Empresta você pode comparar as opções de cada banco e escolher a mais adequada para o seu bolso.