Como vender consignado: descubra os modelos de negócio disponíveis no mercado

Como vender consignado: descubra os modelos de negócio disponíveis no mercado

O consignado é a modalidade de crédito voltada a aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e militares das forças armadas.
A alta demanda pelos produtos consignados se dá graças aos benefícios nas condições de pagamento e na facilidade de contratação de tais serviços. 
Além disso, esse público representa 50% da população tomadora de crédito no país, o que torna o consignado uma excelente oportunidade de negócio para quem quer empreender em um mercado que pouco sofre com sazonalidade. 
Se esse é o seu caso, descubra agora como vender consignado! 

Os modelos de negócio para quem quer vender consignado 

Para vender consignado, primeiramente você precisa se tornar um correspondente bancário. Isso significa que você irá representar os bancos e intermediar a venda de serviços financeiros para o público, podendo ser correspondente de mais de uma instituição simultaneamente e, assim, oferecer taxas mais competitivas ao público, que terá mais opções para escolher.  

Mas, independentemente de como você for vender consignado, você precisa ser certificado como correspondente bancário pelo Banco Central (Bacen), após realizar o exame técnico em uma instituição reconhecida pelo Bacen. Depois desse procedimento você poderá se associar aos bancos que deseja representar e montar a sua oferta de produtos consignados. A remuneração do seu negócio será feita diretamente pelas instituições na forma de comissionamento por contrato aprovado. 

Há três modelos de negócio disponíveis para correspondente bancário no mercado: home office,  televendas e loja física. A seguir, vamos explicar cada um deles: 

Home Office/Representante informal 

Como representante informal, você pode atuar em casa, no sistema home office. Você recebe acesso ao sistema online do banco parceiro ou promotora de crédito que você se credenciar, e a uma base de clientes para você acionar e fechar contratos de forma digital. No entanto, é aconselhável que você se esforce para captar clientes por fora e construir a sua própria base. 

Esse modelo propicia maior autonomia e é ideal para quem busca conciliar outras tarefas com o trabalho de correspondente, não consegue se dedicar em tempo integral ao negócio ou busca uma segunda renda. Também é o mais indicado para quem tem um capital pequeno para investir, já que você não terá custos de instalação de uma base de trabalho, locação de imóvel ou funcionários. 

Por outro lado, o retorno financeiro no home office também é menor e não há muita capacidade de escalar o seu faturamento, já que o público atendido desse modo é limitado, e o suporte e treinamentos oferecidos pelos bancos são bem restritos e pouco efetivos. 

Televendas/Escritório 

No modelo de televendas, você irá vender consignado exclusivamente por telefone. Para isso, você pode alugar uma sala comercial ou montar um pequeno escritório e contratar uma equipe de promotores para trabalharem com você.  

Esse modelo demanda a realização de um planejamento de marketing e de investimento em treinamentos de produtos e técnicas de vendas para a sua equipe. O intuito é contornar dois pontos desfavoráveis desse modelo de negócio: as fraudes de pessoa física e o medo dos clientes em fechar um contrato pelo telefone.  

Muitos clientes têm receio de passarem informações pessoais sem ter referências da pessoa, da empresa ou do local. Assim como no home office, outro desafio do televendas são as limitações para vender consignado apenas digitalmente, sem a assinatura física do contratante. Cada instituição possui suas próprias regras para conceder as linhas de crédito, o que pode restringir a contratação de alguns serviços. 

Por outro lado, fechar negócios por telefone pode ampliar o alcance da sua empresa, que pode atender ao público em qualquer lugar do país. 

Loja física  

As lojas físicas são consideradas os correspondentes bancários mais completos e transmitem maior confiança ao público para vender consignado! Atuando em loja física, você tem um espaço em que os clientes podem conhecer e se relacionar com a sua equipe, o que aumenta a credibilidade da sua empresa com o público. Graças ao atendimento pessoal e humanizado, você também aumenta a fidelização. 

Com a loja física, você poderá fechar contratos de forma remota ou presencial, o que te permite abranger um público muito maior, além de oferecer uma cartela de serviços mais ampla.  

As lojas físicas demandam maior investimento e exigem a elaboração de um plano de negócios bem estruturado. Deve-se levar em consideração todas as despesas que envolvem esse tipo de empreendimento, desde o aluguel do ponto comercial aos investimentos em marketing e contratação de equipe. 

No entanto, a lucratividade desse modelo de negócio é a mais alta entre todas as demais e o retorno compensa o capital investido. Um fator que pode ser determinante nesse retorno é optar entre uma marca própria ou uma franquia financeira

1) Marca própria 

Começar sua empresa do zero requer maior planejamento financeiro e estratégico, maior tempo de estudo de mercado, conhecimento do produto e dedicação ao negócio. Isso porque você será responsável integralmente pelo negócio. 

Ao optar por criar a sua própria loja de consignado, você deverá estruturar o plano de negócios por conta própria e será o único responsável pelo seu investimento e pelos resultados alcançados. Desse modo, você tem maior liberdade de ação e de decisão, desde os mínimos detalhes do negócio. 

Também é de sua responsabilidade cuidar da manutenção e da operação da loja, além das estratégias de marketing e comerciais, sistema, treinamentos, BackOffice e captação de clientes. Como sua marca é nova e desconhecida, você deverá dedicar bastantes esforços à captação de clientes e à construção de uma base. 

Você pode contar com apoio de outros profissionais como contador, advogado e outros empreendedores do ramo. Neste caso, também será responsável por se credenciar com os bancos e instituições financeiras. 

2) Franquia financeira 

A outra opção é se associar a uma marca já existente no mercado. Ao optar por abrir uma franquia financeira, você também tem um negócio próprio, mas conta com a marca e o conhecimento de uma empresa que já possui clientela e experiência de mercado. Assim, você também tem maiores possibilidades de sucesso no negócio, pois não estará sozinho.  

As franquias financeiras possuem maior credibilidade perante o público e o modelo de atuação, assim como os produtos, já foi testado e aprovado pela franqueadora, o que diminui os riscos do seu investimento e aumenta a sua rentabilidade, pois você inicia o empreendimento com vantagem mercadológica. 

Além disso, você ainda recebe todo o know-how da empresa sobre o negócio e pode contar com o suporte e os treinamentos da empresa, que irá te auxiliar na gestão da sua loja em várias frentes.  

Utilizar uma marca conhecida é o suficiente para atrair clientes para o seu empreendimento, assim como o endereço físico irá atrair aqueles que passarem pela porta. Mas, ainda assim, você recebe apoio de marketing para expandir a sua clientela, valendo-se de campanhas a níveis nacional e regional. 

A decisão sobre o modelo de negócio que mais se adéqua a você será determinante no sucesso desse novo negócio. Portanto, avalie com bastante critério qual a melhor opção. Se a sua decisão final é vender consignado no modelo de lojas físicas, abrir uma franquia é certamente a opção mais segura e apropriada para investir em um novo mercado e obter lucros altos. 

Confira por que as franquias de empréstimo são um bom investimento para novos empreendedores! 

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