Pegar um Empréstimo Pessoal vale a pena?

Pegar um Empréstimo Pessoal vale a pena?

Imprevistos podem acontecer, e quando nos pegam desprevenidos podem apertar o orçamento. Pegar um Empréstimo Pessoal vale a pena em alguns casos, mas não deve ser a primeira alternativa.

Na urgência de resolver um problema, entramos no cheque especial ou contratamos um empréstimo sem pesquisar a melhor opção para o nosso bolso. O que parecia ser a solução pode virar um problema ainda maior.

Há muitas opções de empréstimo no mercado com diferentes condições.  O primeiro passo para definir se vale ou não a pena pegar um Empréstimo Pessoal é estudar o tamanho do problema; o valor total da dívida.

Em seguida, saber a sua capacidade de endividamento; ou seja, quanto você pode pagar por mês sem comprometer suas contas fixas. E então, pesquisar a melhor opção de empréstimo dentro das suas condições no decorrer de cada mês. Assim, é importante considerar o valor das parcelas, a taxa de juros e o custo total do empréstimo.

É importante estar atento aos detalhes

Mesmo que seu banco tenha uma taxa especial para você, confira as taxas de juros em outras instituições. Muitas vezes o seu banco te oferece uma taxa média, não a melhor taxa.

Dê preferência a instituições conhecidas, se for desconhecida para você, procure referências boas e ruins na internet, pessoas frustadas com algumas negociações em geral relatam os problemas ocorridos. A internet é uma ferramenta de pesquisa sensacional, rastreie por queixas e reclamações.

Antes de contratar um empréstimo pessoal,  pesquise em várias instituições bancárias e financeiras. Descubra quais são as taxas e condições oferecidas, para cliente e não cliente, compare com o seu banco.

Antes de fechar a operação, verifique o CET – Custo Efetivo Total, leia o contrato todo, se tiver qualquer dúvida tire na hora.

Fuja dos golpes!

Tome cuidado com algumas fontes de informações de empréstimo pessoal na internet;  como classificados e sites de empresas que não informam o endereço físico.

Muitos bandidos se encondem na rede para aplicar golpes e fraudes. Isso é mais frequente quando se está procurado por Empréstimo Pessoal sem consulta ao SPC/SERASA.

Encontrou uma empresa ou site de empréstimo, a primeira coisa antes de entrar em contato é vasculhar na internet atrás de informações, sempre vai ter alguma informação.

Atenção! Nenhuma instituição de crédito idônea vai pedir para você depositar dinheiro na conta de terceiros como garantia liberar a quantia que você quer. Nunca deposite dinheiro antecipado para pegar empréstimo pessoal de qualquer modalidade.

Por fim, não esqueça de solicitar a sua cópia do contrato, não assine nada se os valores estiverem preenchidos à lápis.


Existem opções mais baratas

Na Empresta, temos modalidades de empréstimo a juros mais baratos do que no Empréstimo Pessoal, como o Empréstimo Consignado, que, inclusive, é liberado para negativados.

Esse tipo de crédito é destinado a aposentados/pensionistas do INSS e servidores públicos e sua principal vantagens são as taxas de juros até 8x menores se comparado ao Empréstimo Pessoal ou Cheque Especial.

Se você pode pegar o Empréstimo Consignado, certamente é melhor dar preferência a ele do que ao Empréstimo Pessoal.

Compare as taxas dos principais bancos e escolha o mais adequado para sua necessidade!