Como fazer um empréstimo consignado para servidor estadual?

Como fazer um empréstimo consignado para servidor estadual?

O empréstimo consignado é a melhor alternativa para quem é servidor público estadual. A taxa de juros baixa, o longo prazo para pagamento e as parcelas fixas são as principais vantagens desse tipo de crédito. Além disso, outro atrativo é a facilidade na contratação e aprovação: você precisa apresentar poucos documentos e informar a conta que quer receber o dinheiro do consignado.  

Além disso, o empréstimo consignado é muito seguro não só para quem contrata, mas também para as instituições financeiras que disponibilizam esse tipo de crédito. Pois as parcelas são debitadas automaticamente do seu salário. Assim, diversas instituições oferecem esse tipo de empréstimo e você pode escolher a melhor oferta para você! 

Continue lendo para saber como solicitar, quem pode e quais são as vantagens do consignado para servidor estadual

Consignado para servidor estadual é na Empresta! 

A Empresta está no mercado de crédito desde 1995, o que garante para você muita segurança em todo processo de contratação. Além disso, a Empresta é parceira de diversos bancos, o que faz com que você possa escolher a melhor oferta de empréstimo consignado

Pensando na melhor forma de te atender, você pode solicitar de duas formas: de maneira digital, no site Empresta, ou presencialmente, em uma loja Empresta.    

  1. Contratação digital: O primeiro passo é acessar o Comparador de empréstimo consignado e preencher os campos “Qual o seu convênio?” e “De quanto precisa?” e clicar em “Comparar”. Em seguida, escolha a melhor opção para você e clique em “Me ligue”, depois é só esperar o contato de um dos nossos atendentes.    

Nesse caso, você não precisará ir até uma de nossas lojas. A formalização do seu pedido será feita por meio de um contrato de voz gravado e você contará com a ajuda de um dos nossos atendentes durante todo processo.   

  1. Contratação presencial: Basta acessar à página “Lojas” e informar seu CEP para encontrar a loja mais próxima de você. Em seguida, você deve preencher o formulário de agendamento informando a data e hora que pretende comparecer à unidade Empresta escolhida. Nesse caso, a formalização é feita com a assinatura de um contrato físico. 

Quem pode solicitar?  

Pode solicitar o empréstimo consignado para servidor estadual quem é servidor público estadual ativo ou inativo. Ou seja, podem solicitar aquelas pessoas que atuam ou já atuaram no governo estadual.    

No entanto, assim como alguns benefícios do INSS não são consignáveis, nem todos os cargos ou categorias podem solicitar o consignado para servidor público estadual.    

 
Cargos e categorias que podem pedir o empréstimo consignado para servidor estadual:  

  • Ativo Permanente;   
  • Aposentado;   
  • Cedido;   
  • Redistribuído;   
  • Reforma CBM / PM;   
  • Reserva CBM / PM;   

 
Cargos e categorias que não podem pedir o empréstimo consignado para servidor estadual:  

  • Tenham contrato temporário;  
  • Designados;  
  • Prestadores de Serviços;  
  • Excedentes à Lotação. 

Taxa de juros e prazo para pagamento do empréstimo consignado para servidor estadual  

É importante ressaltar que diferente do consignado Siape, no consignado para servidor estadual taxa máxima de juros e o prazo para pagamento irá variar de acordo com o estado.  

 
Taxa de juros  

O empréstimo consignado faz parte das opções de crédito mais comuns do mercado. Porém, como mostra o Banco Central, as taxas de juros de outras opções de crédito são muito maiores:  

Tipo de crédito    Taxa de juros ao mês   
Cheque especial   Média de 15% ao mês   
Crédito pessoal   Pode chegar a 20% ao mês   
Cartão de crédito   Pode chegar a mais 25% ao mês   
Tabela com a taxa de juros dos principais créditos

Mesmo que a taxa máxima de juros do empréstimo consignado para servidores públicos estaduais varie de acordo com o estado que o servidor público trabalha, ela ainda é pelo menos sete vezes menor que outras opções, confira:  

  • São Paulo: taxa de juros máxima de 2,14% ao mês;   
  • Maranhão: taxa de juros máxima de 1,6% ao mês;  
  • Santa Catarina: taxa de juros máxima de 2,05% ao mês;  
  • Rio Grande do Norte: taxa de juros máxima de 2,01% ao mês.  

Prazo para pagamento  

Outra grande vantagem do empréstimo consignado para servidor público é o longo prazo para pagamento. Confira o de alguns estados:    

  • São Paulo: prazo para pagamento de até 96 meses;  
  • Minas Gerais: prazo para pagamento de até 72 meses;  
  • Maranhão: prazo para pagamento de até 96 meses;  
  • Santa Catarina: prazo máximo para pagamento de até 96 meses.  

Se você é servidor estadual e quer saber quais são as taxas de juros e o prazo para pagamento do empréstimo consignado para você, basta acessar o portal do servidor do seu estado.   

Quais são as outras vantagens do empréstimo consignado para servidor público estadual?  

O empréstimo consignado para servidor público estadual possui diversas vantagens. Separamos mais quatro para você:  

  1. Contratação simples e rápida: O processo de solicitação e aprovação é muito simples e rápido, pois será necessário apresentar poucos documentos, não há muitas condições para contratar e você receberá o dinheiro em até cinco dias úteis.   
  1. Facilidade na aprovação, até para quem está negativado: o empréstimo consignado possui fácil aprovação, mesmo para o servidor público estadual que está com o nome negativado, pois é uma opção sem burocracia e que não faz consulta a órgãos como o SPC ou Serasa.   
  1. Parcelas fixas: Uma das melhores características do empréstimo consignado é que você não terá surpresas! Isso porque as parcelas são fixas, então você sempre saberá o quanto irá pagar, não se preocupando com valores abusivos inesperados.    
  1. Refinanciamento: refinanciamento do empréstimo consignado é uma renegociação do pagamento do seu empréstimo. Quando você opta por fazer um novo acordo, você sempre encontrará opções melhores para realizar o pagamento, como: juros mais baixos, parcelas mais baratas ou mais tempo para pagar. Além disso, você receberá uma quantia em dinheiro, pois o banco irá liberar o valor entre a diferença paga e refinanciada. 

Quer saber mais sobre os produtos e serviços que a Empresta oferece? Acesse o blog Empresta!  

Posts Relacionados