Consignado em Pernambuco: como conseguir com as melhores taxas

Consignado em Pernambuco: como conseguir com as melhores taxas

Na busca por empréstimos consignados em Pernambuco, diversas dúvidas podem surgir para o servidor público: as licitações e regulações são relativamente recentes, surgindo oito anos depois das medidas nacionais que garantiam o direito, de modo que é fácil se perder, distrair e não encontrar a melhor opção.

E é por isso que a Empresta preparou esse conteúdo sobre Consignado em Pernambuco, para que você entenda exatamente as melhores formas e melhores taxas do mercado. Confira! 

Como funciona o consignado em Pernambuco?

O empréstimo consignado foi regularizado em 2011, pelo decreto 37.355. O decreto logo de partida determinava duas formas de consignado e de deduções para o servidor do Estado: compulsórias e facultativas

As deduções compulsórias incluem contribuições para previdência social, pensão alimentícia, indenizações, imposto de renda, entre outras. Estas incidem sobre os salários em medidas pré-estabelecidas.

Já as deduções facultativas incluem contribuições para planos de saúde, empréstimos, sindicatos, entre outras. A lei estabelece um limite máximo para as deduções facultativas, baseado na remuneração líquida dos servidores. Algumas deduções facultativas seguem as regras de deduções compulsórias.

Instituições Consignatárias

Tão importantes quanto as taxas de crédito são as instituições financeiras responsáveis pelo crédito consignado, que serão as credoras responsáveis por disponibilizar as linhas e se assegurar de que os benefícios dos servidores correspondem com os valores emprestados.

Separamos uma lista das instituições autorizadas pela lei a fazerem esse tipo de operação no estado:

  • SASSEPE e outros órgãos e entidades do Poder Executivo criados para assistir servidores e empregados públicos estaduais;
  • Associações de classe dos militares, servidores e empregados públicos estaduais;
  • Entidades fechadas ou abertas de previdência privada que operam com planos de pecúlio, renda mensal e previdência complementar;
  • Entidades administradoras de planos de saúde e/ou odontológico;
  • Entidades seguradoras de prêmios de seguro de vida;
  • Instituições financeiras;
  • Cooperativas de crédito;
  • Entidades administradoras de cartão de serviços destinado à aquisição de medicamentos;
  • Associação Civil de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (ASSEPE).

É nesse contexto que a Empresta surge: como uma das instituições autorizadas para emprestar e operar empréstimos consignados.

Como saber qual a margem do consignado em Pernambuco?

A margem do consignado possui normas específicas que podem ser encontradas no capítulo II da diretriz. Lê-lo com cuidado é o melhor caminho para equilibrar as margens e saber quanto será perdido em cada caso.

Porém, para te facilitar, separamos alguns pontos que consolidam a lei. Em linhas gerais, o melhor caminho para começar é pelo limite máximo: 48% dos rendimentos brutos fixos mensais.

Desses, há ainda a divisão de 18% para amortização de despesas realizadas com cartão de crédito e 30% para as demais consignações facultativas. 

Dentro das despesas com cartão de crédito há ainda dois pontos para serem considerados: há percentuais para amortização de despesas que deve ser usado para compras gerais (10%) e excepcionalmente para pagamento de dívidas antigas (8%).

Quais são as opções do consignado em Pernambuco?

Dentro dessas opções — a facultativa e a compulsória — estabeleceu-se que as consignações compulsórias têm prioridade sobre as facultativas em relação ao desconto.

Há um caso, quando a soma de ambas ultrapasse 70% dos rendimentos mais gratificações, em que serão suspensos os descontos das facultativas, seguindo uma ordem específica:

  • Amortização de empréstimos, 
  • contribuições sindicais, 
  • planos de saúde, etc.

Quando pegar um consignado?

Tão importante quanto as regras do consignado é o timing: saber quando pegar. Os empréstimos consignados são vantajosos para gestão financeira, mas também podem ser armadilhas sedutoras.

As baixas taxas e longos prazos, aliados ao débito automático, geram uma sensação de poder que pode escapar para o descontrole. Por isso, fique atento nessas dicas sobre quando pegar um consignado.

Para compras estratégicas

Entenda como compras estratégicas aquelas que atendem a objetivos de longo prazo: casas ou carros que atendam ao padrão de vida da família. Esses bens aumentam o seu patrimônio e, no caso de casas, tendem a valorizar com o tempo.

Para emergências

As emergências devem envolver sempre o bem-estar de pessoas queridas ou de si mesmo — emergências de saúde, por exemplo. Para essas, em caso de falta de cobertura por planos ou similares, um empréstimo consignado é uma ótima saída para lidar com a situação.

Para renegociar dívidas

Por conterem taxas mais baratas e prazos consideravelmente maiores, empréstimos consignados são ótimas opções para fazer uma renegociação. Com eles, é possível adiantar os pagamentos devidos de empréstimos antigos. O desconto com isso e as novas taxas de juros tornam os empréstimos possíveis de se pagar.

Por que solicitar um consignado em Pernambuco ao invés do empréstimo pessoal?

Essas medidas em sua totalidade deram ótimas condições de consignado em Pernambuco. Além do aumento do prazo, que antes era de 36 meses e passou para 60 para amortização de empréstimos em geral, o cliente também encontra ótimas taxas de juros.

   
   

      Empréstimo consignado sem sair de casa.

    Simule o seu agora!

A nova taxa, que funciona mediante a divisão compulsórias/facultativas, conseguiu diminuir de 3% para 2,5%. Ao mesmo tempo, a nova taxa de juros do cartão de crédito também reduziu — indo de 5,5% para 4,5%.

Quais são as regras do consignado em Pernambuco?

Consolidando as informações da lei, criamos a seguinte lista que você pode acompanhar com o passo a passo de como funciona a regra do consignado em Pernambuco:

  • A consignatária deve informar o saldo devedor atualizado da operação em até 2 dias úteis, quando solicitado pelo consignado.
  • O consignado deve autorizar a liquidação antecipada através de digitação de sua senha do sistema eletrônico de consignações.
  • A entidade consignatária deve informar, em 24 horas, a conta bancária onde será depositado o montante para quitação.
  • A entidade compradora do contrato deve efetuar o pagamento do saldo devedor e registrar a quitação em até 24 horas após a disponibilização dos dados bancários.
  • O consignatário deve liberar a margem consignável correspondente em até 2 dias úteis após a liquidação antecipada.

Qual a melhor empresa para solicitar um empréstimo em Pernambuco?

Para ter a certeza de estar adquirindo um empréstimo consignado seguro e com as melhores condições é sempre bom verificar as melhores companhias de empréstimo em uma região. E é aqui que a Empresta entra.

Com nossa plataforma online, você tem acesso a todas as informações necessárias para fazer a melhor escolha. No site da Empresta você confere as taxas e pode renegociar dívidas — realizando seus sonhos com a ajuda do nosso consignado!

Posts Relacionados