Como saber se meu FGTS está liberado para saque?

Como saber se meu FGTS está liberado para saque?

Você sabe como consultar o FGTS inativo? Afinal, os trabalhadores registrados no modelo CLT, que possuem carteira assinada, têm direito a esse benefício. 

Normalmente, esse direito trabalhista pode ser retirado quando o colaborador é demitido sem justa causa. Porém, visando movimentar a economia, frequentemente o governo, por meio da Caixa Econômica Federal, libera alguns saques de contas inativas. 

Para esse ano, o calendário já foi liberado. Mas muitos trabalhadores têm dúvidas sobre como consultar FGTS inativo. Então, continue acompanhando para saber como verificar o valor. 

Como é realizado o pagamento do benefício 

O recolhimento do FGTS é feito mensalmente por todos os empregadores. Portanto, todos os meses eles depositam 8% do valor do salário bruto de um colaborador em uma conta aberta pela Caixa Econômica. 

No entanto, caso seja um contrato de aprendizagem, de acordo com a lei 11.180 de 2005, esses trabalhadores têm direito a 2% do salário bruto sendo depositado na conta FGTS. 

Mas o pagamento é sobre o salário, abono e férias, décimo terceiro, aviso prévio trabalhado ou indenizado, hora extra, adicional noturno e interrupção de contrato. Portanto, a empresa continua depositando o FGTS em caso de afastamento do colaborador por questões de saúde ou acidente de trabalho. 

Antigamente, para receber esse valor, o trabalhador deveria ser demitido sem justa causa. Ou ainda, quando aposentar ou se precisasse do valor para dar entrada em um imóvel, por exemplo.

Mas, de tempos em tempos, a Caixa libera um saque extraordinário de contas inativas. Portanto, dá a oportunidade ao trabalhador de ter acesso ao dinheiro que é dele por direito.

Agora, é possível também optar pelo saque-aniversário. Ou seja, anualmente, no mês do aniversário do trabalhador, ele tem acesso a uma parte do valor do seu FGTS. 

Como posso consultar?

Para consultar seu FGTS inativo, é preciso baixar o aplicativo FGTS. Mas também pode ser feito por um cadastro no site da Caixa.

Veja abaixo as etapas:

  • Informe o número do PIS/Pasep e selecione a opção definir senha;
  • Aceite o regulamento;
  • Preencha seus dados pessoais;
  • Cadastre uma senha.

Em segundos você recebe uma mensagem no celular informando que o cadastro foi realizado. Em seguida, pode consultar o seu extrato do FGTS. 

Calendário de pagamento saque-aniversário 

Como informamos, o saque-aniversário é uma forma do trabalhador ter acesso a uma parte do FGTS todos os anos. Mas sempre no mês do seu aniversário. 

Veja abaixo o calendário do saque-aniversário para 2022:

E nas outras modalidades?

Há outras formas de ter acesso ao FGTS.  Seja de forma integral ou parcial. Veja:

Saque-rescisão 

O saque-rescisão pode acontecer nas seguintes situações:

  • Por culpa recíproca ou força maior: rescisão do contrato de trabalho por culpa de ambas as partes ou por força maior, como em caso de incêndios ou enchentes;
  • Demissão sem justa causa: trabalhador demitido sem justa causa poderá efetuar o saque do saldo correspondente aos depósitos efetuados pela empresa durante a vigência do contrato;
  • Rescisão antecipada ou término de contrato: rescisão antecipada do contrato de trabalho por tempo determinado, ocasionada pelo empregador; ou então no término do contrato de trabalho por prazo determinado;
  • Extinção da empresa: quando a empresa vier a falir, proporcionando o encerramento de suas atividades ou fechamento de um de seus estabelecimentos, o trabalhador pode sacar o saldo referente aos depósitos por ela realizados durante o tempo do contrato de trabalho.

Como sacar o FGTS liberado?

Se você se enquadra nas condições que permitem sacar o seu saldo de FGTS, é aconselhável que entre com o pedido de retirada do valor a partir do dia 10 de cada mês. Afinal, é nesta data que é feita a atualização monetária mensal no saldo da sua conta. Portanto, as chances do valor ser maior é alta.

O pedido deve ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal ou em uma rede autorizada. Além disso, você precisa ter em mãos toda a documentação em ordem para que o processo seja agilizado. Portanto, após fazer o pedido, a Caixa terá cinco dias úteis para efetuar o seu pagamento. Caso contrário, o saldo deverá ser corrigido pela variação proporcional da TR.


Simule sua antecipação do saque FGTS 100% online!


Documentos necessários

Em qualquer situação de saque do FGTS é necessário apresentar ao menos três documentos:

  • Documento de identificação;
  • Carteira de trabalho ou outro documento que identifique a conta vinculada do FGTS;
  • Comprovante de Inscrição no PIS/PASEP.

Mas há casos específicos que podem ser solicitados outros documentos. Por exemplo: 

  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT);
  • atestado médico ou certidão de óbito. 

Em caso de dúvidas quanto à documentação, basta procurar a Caixa Econômica Federal. 

E se não estiver liberado?

Se o seu FGTS não estiver liberado, você pode ir até uma agência da Caixa Econômica Federal. Lá você consegue verificar o motivo do bloqueio. Ele pode ser por erro operacional no sistema. A partir disso será possível tomar as providências cabíveis para liberar o saldo.

Empréstimo FGTS 

O Empréstimo FGTS é feito com a garantia do Saque Aniversário. Essa é uma modalidade de crédito que possibilita a você, que optou pelo saque aniversário, antecipar parte do saldo disponível nas contas vinculadas do FGTS, anualmente, no mês de seu aniversário.

As vantagens dessa modalidade de empréstimo são:

  • Juros a partir de apenas 1,99%de 1,69% ao mês;
  • Não compromete a sua renda mensal, pois a garantia de pagamento é o valor que você já tem;
  • Dinheiro rápido mesmo para quem está com o nome negativado;
  • Dinheiro liberado rapidamente.

Você pode solicitar sua antecipação de várias formas: Para aderir a essa modalidade você precisa:

Ficou alguma dúvida? Conte conosco para te ajudar com o seu FGTS. 

Siga nossas redes sociais:

Posts Relacionados