Como liberar FGTS para compra de imóvel: 4 regras
Saber que tem como liberar FGTS para compra de imóvel é de grande valia para comprar à vista ou diminuir o financiamento.
Essa é uma dúvida de vários brasileiros que têm o desejo de conquistar a casa própria.
Pois saiba que usar esse recurso torna possível conquistar seu imóvel. Ademais, o fundo assegura maior praticidade no momento de dar a entrada no imóvel e até suaviza o pagamento mensal das parcelas de um subsídio.
Contudo, para assegurar que você use o FGTS para compra de imóvel, é preciso respeitar etapas e, especialmente, ter um planejamento. Se você quer saber como liberar esse fundo para compra de imóvel, siga a leitura deste post!
O que é o FGTS?
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o intuito de proteger um trabalhador que foi mandado embora sem justa causa.
Por esse motivo, toda empresa deve fazer depósitos mensalmente equivalentes a 8% do salário do colaborador, sem que tenha nenhum desconto na folha de pagamento. Ou seja, ao finalizar o vínculo empregatício, você pode resgatar a quantia depositada durante o período contratado.
Mas, vale ressaltar que o FGTS não está relacionado com os benefícios, como vale refeição, plano de saúde, etc.
A antecipação do saque FGTS pode estar com os dias contados!
Simule sem compromissoQuais são as regras do uso do FGTS para compra de imóvel?
Leia os tópicos seguintes e saiba o que fazer para retirar o fundo de garantia. Vale salientar que o descumprimento das normas pode impossibilitar o saque. É preciso cumprir 4 exigências para usar o fundo de garantia como entrada para a casa própria.
Então, saiba como dar entrada em um apartamento usando FGTS:
- A primeira exigência é ter, pelo menos, três anos de carteira assinada. Contudo, não é necessário que este período seja contínuo. Ou seja, é possível ter atuado 1 ano em uma certa empresa e, depois, ser direcionado (por mais dois anos) a outra e completar o tempo de carteira preciso.
- Outra norma que deve ser cumprida no quesito de como liberar FGTS para aquisição de imóvel é não ter subsídio em andamento no Sistema Financeiro de Habitação. O SFH é um sistema de financiamento onde o intuito é ajudar pessoas de baixa renda a comprarem o imóvel próprio. Hoje em dia, o sistema foi expandido e atende a várias classes sociais.
- Outra questão é que quem quer ter acesso ao fundo também não pode ser dono de imóvel no município onde quer comprar o novo.
- Por último, a pessoa que queira liberar o FGTS para adquirir um imóvel deve morar ou trabalhar na cidade em que quer comprar o imóvel.
Como liberar FGTS para compra de imóvel?
Se você está cumprindo as exigências listadas anteriormente para retirar o fundo de garantia para compra do imóvel, o próximo passo é saber como ocorre a liberação do dinheiro.
Apesar de ser possível adquirir imóvel sem entrada, pode acontecer de você acabar ficando apertado.
Afinal de contas, adquirir um imóvel geralmente se associa a aquisição de utensílios, móveis, eletrodomésticos, entre outros objetos.
Por esse motivo, entender como liberar FGTS para aquisição de imóvel é uma opção para que você não passe por um tempo de seca financeira.
Veja, a seguir, informações úteis para que você inicie esse processo.
Como consultar o saldo do FGTS?
Esse é um procedimento simples e intuitivo, já que ele pode ser realizado de várias formas. E uma delas é através do site da Caixa Econômica Federal. Veja como fazer:
- O primeiro passo é acessar ao site da Caixa Econômica Federal;
- Depois, digite o número do seu CPF ou do NIS (Número de Identificação Social) e clique na alternativa “cadastrar senha”;
- Leia o regulamento e em seguida toque em “aceito”;
- Depois, é preciso preencher as áreas com suas informações pessoais. Fique tranquilo, o meio digital da Caixa é seguro e cumpre as normas vigentes que protegem todas suas informações;
- Crie uma senha que tenha até 8 dígitos, utilizando letras e números. Depois disso, você será direcionado para o login novamente;
- Por fim, basta preencher os campos com CPF ou NIS, inserir a senha cadastrada e selecionar o botão “acessar”.
Conheça também a antecipação do saque FGTS
É possível antecipar até 7 parcelas do seu saque aniversário FGTS através de uma modalidade de crédito feita para o trabalhador CLT. Na antecipação, o uso do dinheiro é livre e você só antecipa o dinheiro que é seu por direito que está parado em contas ativas ou inativas do FGTS. Clique aqui e faça a simulação da sua antecipação 100% online!
- Ficou com alguma dúvida? Leia mais sobre FGTS no nosso blog.
- Siga nossas redes sociais:
Posts Relacionados
Como autorizar o banco a consultar saldo do FGTS?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador ...
Leia maisDepósito antecipado para empréstimo: cuidados com esse golpe
Quem está em busca de crédito, provavelmente já ouviu falar em depósito ...
Leia maisVoltei para o saque-rescisão, posso sacar o FGTS?
Quando se trata de dinheiro, é importante ficar por dentro dos seus direitos, ...
Leia mais