Saque aniversário 2022: como realizar sua antecipação?

Saque aniversário 2022: como realizar sua antecipação?

Um recurso ainda pouco conhecido por alguns brasileiros é o saque aniversário, que pode ser feito de forma antecipada de acordo com o mês de nascimento da pessoa. Esta é uma modalidade que garante que o cidadão poderá ter em mãos o valor do seu FGTS antes da data esperada. 

Assim, para poder realizar esse procedimento, são feitas algumas ações simples, que possibilitarão a retirada de parte do valor das contas ativas e inativas do fundo, de forma anual, levando em consideração a data de aniversário. 

Confira a seguir como é feito o saque de aniversário 2022 do FGTS! 

Como realizar o saque de aniversário 2022 do FGTS? 

O procedimento acontece de forma diferenciada em relação ao outro semelhante, que é o saque rescisão. Nesse caso, o trabalhador terá o direito de retirar o dinheiro em caso de uma demissão por justa causa. Já o de aniversário é disponibilizado todo ano e uma parte desse dinheiro se torna viável para o saque. 

O valor será calculado levando em consideração a faixa de saldo das contas e uma parcela adicional ao qual cada um tem direito. 

Outro fator é que essa é uma modalidade diferente do conhecido saque extraordinário do FGTS, visto que é liberado com autorização do governo e é um valor pré-estabelecido para todos. 

Solicite o saque de aniversário através do aplicativo 

Sendo assim, o saque aniversário pode ser realizado através do aplicativo disponível para todas as plataformas, tanto Android quanto iOS. Basta que o usuário baixe o aplicativo FGTS, seja pelo site da Caixa ou pela loja do celular. 

Também é possível que a adesão seja feita de forma presencial, se assim preferir, em alguma agência da Caixa. Com a solicitação, o dinheiro será depositado em seguida na conta do trabalhador e ele terá um prazo de dois meses para o saque. 

Vale destacar que os brasileiros que realizarem esse procedimento poderão não ter acesso ao saque emergencial do FGTS caso o valor em questão esteja bloqueado na conta do titular como uma garantia de operações de crédito do saque de aniversário antecipado. 

Assim, o valor relativo ao saque aniversário vai variar levando em consideração o saldo na conta de cada trabalhador. O cálculo que é feito leva em conta a faixa de saldo da conta para que ela seja multiplicada pela alíquota de saque, que é definida pela Caixa. 

No valor final, será acrescida uma parcela adicional, levando também em consideração o saldo em conta. 

Como funciona a antecipação? 

A antecipação do saque aniversário é feita como uma espécie de empréstimo. Assim, ela pode ser antecipada por cada pessoa em um total de 3 parcelas. Esse tipo de prática é interessante para os que necessitam do valor em questão de forma rápida e que ao mesmo tempo seja mais leve para o orçamento. 

Entretanto, para que a conclusão do procedimento seja positiva, é preciso que a pessoa considere alguns pontos antes da solicitação porque são estabelecidas regras: 

  • CPF regularizado; 
  • Maior de 18 anos; 
  • Ter conta corrente ou poupança; 
  • Saldo FGTS compatível com o valor do empréstimo. 

Entre em contato com a gente pelo site e realize a sua antecipação do saque FGTS! 

Posts Relacionados