Aposentar no Brasil é bom? Quais as vantagens?

Aposentar no Brasil é bom? Quais as vantagens?

Após se aposentar, muitas pessoas acreditam que possuem somente o direito de receber o valor mensal disponibilizado pelo Estado. Porém, além disso, aposentar no Brasil, traz diversos outros benefícios. 

Sendo assim, ter ciência sobre essas vantagens é primordial para que o idoso consiga aproveitar ainda mais a sua aposentadoria. Portanto, para que possa aprender mais sobre o assunto, selecionamos os principais benefícios. 

Boa leitura! 

Benefícios de se aposentar no Brasil 

Infelizmente, muitos idosos não têm conhecimento a respeito das vantagens de se aposentar no Brasil e acabam perdendo diversas oportunidades. 

Pensando nisso, para solucionar esse problema, separamos cinco pontos positivos da aposentadoria: 

1. Transporte urbano gratuito 

Um dos benefícios de se aposentar no Brasil é a gratuidade no transporte público. Sendo assim, basta o idoso apresentar o documento que comprove a idade para que consiga desfrutar dessa possibilidade. 

2. Plano de saúde 

Ter um plano médico é essencial para qualquer pessoa, mas, principalmente, na terceira idade. Afinal, é preciso acompanhar a saúde de perto para evitar futuros problemas. 

Nesse sentido, umas das vantagens é que o aposentado pode continuar com o mesmo plano que possuía na empresa em que trabalhava — se contribuiu por menos de 10 anos, tem direito pelo mesmo tempo de contribuição. 

3. Saque do FGTS 

Quando a pessoa se aposenta, ela tem o direito de sacar o valor integral do seu FGTS, mesmo se voltar a trabalhar futuramente. Ah! E, caso volte a atuar na mesma empresa, poderá sacar o valor mensalmente. Agora, se for em outra, o saque só pode ser realizado no final do contrato. 

4. Isenção de IPTU em alguns locais 

Em algumas cidades do país, o aposentado tem a isenção do IPTU. Porém, para conseguir esse direito, é preciso seguir algumas regras, por exemplo, ter 60 anos ou mais e possuir uma renda mensal de no máximo três salários mínimos. 

5. Descontos nas taxas de consignados 

O empréstimo consignado é uma ótima opção para pessoas que possuem uma renda fixa, inclusive aposentados. Isso porque, o valor é descontado automaticamente do benefício da pessoa, reduzindo, assim, as chances de juros por atraso. 

Outra grande vantagem para os aposentados é a baixa taxa de juros. Para se ter uma ideia, para pessoas que se enquadram nesse perfil, o valor máximo é de 1,80% ao mês. Pensando nisso, é a opção ideal de empréstimo para essas pessoas. 

Lembre-se que esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios de se aposentar no Brasil. Portanto, fique atento aos seus direitos para que consiga aproveitá-los da melhor maneira possível. 

Conclusão 

Sem dúvidas, ter conhecimento sobre as vantagens da aposentadoria é primordial. Pois, essa ação permitirá que a pessoa beneficiada consiga gozar de todos os seus direitos. Sendo assim, não deixe de aproveitar todas as dicas que te disponibilizamos ao longo do texto. 

Como citamos, uma das grandes vantagens é a possibilidade de contar com baixas taxas de juros no empréstimo consignado. Portanto, para que aprenda ainda mais sobre essa modalidade e seus pontos positivos, confira o conteúdo que selecionamos para você: “Tudo que você precisa saber sobre o empréstimo consignado”. Esperamos que goste! 

Posts Relacionados