Tudo sobre a portabilidade de crédito
Ao contratar um empréstimo você irá decidir junto com a instituição financeira quais são as condições desse contrato, como: qual será o valor, taxas de juros e prazo para pagamento, por exemplo. Mas o que fazer quando um imprevisto aparece e você não pode mais arcar com as condições combinadas ou quando a instituição financeira oferece um atendimento ruim?
Nessas horas, a portabilidade de crédito pode ser uma opção para você! Isso porque ela foi uma alternativa criada em 2013 para aumentar a competição entre os bancos. A ideia tem dado cada vez mais certo: os bancos tem oferecido condições de pagamentos melhores e apostado na portabilidade para aumentar o número de clientes.
Continue lendo para saber o que é, como funciona, quais são as vantagens, quando e o que é necessário para fazer a portabilidade.
O que é e como funciona a portabilidade de crédito?
A portabilidade do empréstimo consignado é a possibilidade de levar o seu empréstimo consignado de um banco para outro. O mais comum é que as pessoas façam a portabilidade quando precisam melhorar as condições de pagamento do seu empréstimo, se o atendimento bancário que estão recebendo é ruim ou se precisam fazer o refinanciamento, mas as condições no banco atual não permitem.
Quais são as vantagens?
Conheça as principais vantagens da portabilidade:
- Melhores condições de pagamento: Essa é uma das maiores vantagens da portabilidade. Pois você sempre irá encontrar melhores condições de pagamento no novo banco.
- Atendimento bancário melhor: Um dos motivos mais comuns para fazer a portabilidade é conseguir um atendimento bancário melhor. No entanto, para garantir que isso realmente aconteça, uma pesquisa na internet ou a indicação de algum amigo sobre a instituição financeira podem te ajudar muito.
- Sem necessidade de abrir uma nova conta bancária: Um dos pontos positivos de fazer a portabilidade do seu empréstimo consignado é que você não irá precisar abrir uma nova conta bancária. Assim, você não precisará se preocupar em pagar mais taxas bancárias.
Quando fazer a portabilidade?
Agora que você já conhece mais sobre a portabilidade, é normal se perguntar quando realmente é necessário fazê-la. Em geral, as pessoas escolhem fazer a portabilidade por dois motivos:
- Precisam de condições melhores de pagamento: quando você tem um contrato de empréstimo consignado, mas precisa melhorar as condições de pagamento do seu empréstimo, a portabilidade pode ser a melhor opção. Isso porque você sempre encontrará condições melhores, como taxa de juros mais baixas ou maior prazo para pagamento.
- Querem um atendimento bancário melhor: se você precisa de um atendimento bancário melhor, a portabilidade também pode ser a melhor opção. Isso porque diferente do refinanciamento, você irá levar o seu empréstimo consignado para outro banco e pode encontrar o atendimento que precisa.
Conheça mais sobre o refinanciamento do empréstimo consignado em: Saiba tudo sobre o refinanciamento do empréstimo consignado.
O que é necessário para fazer?
Fazer a portabilidade não é difícil. No entanto, é necessário estar atento a algumas condições. A primeira condição para fazer a portabilidade é ter um contrato de empréstimo consignado ativo. Isto significa que você precisa ter um contrato de empréstimo consignado que ainda esteja pagando. Porém, é necessário lembrar que a maioria dos contratos possuem um prazo mínimo, e só depois dele você poderá fazer a portabilidade do seu empréstimo consignado.
Além disso, o perfil de quem pode fazer a portabilidade do consignado é o mesmo de quem pode fazer o empréstimo consignado: quem tem uma renda fixa e pode comprová-la. Assim, o principal público costuma ser aposentados ou pensionistas do INSS, servidores públicos federais, estaduais e municipais, além de militares.
Refinanciamento
O refinanciamento e a portabilidade muitas vezes andam de mão dada. Pois muitas pessoas que querem refinanciar, precisam primeiro fazer a portabilidade do seu empréstimo para outra instituição financeira.
O refinanciamento é a possibilidade de conseguir um dinheiro extra com o empréstimo consignado que você já tem! Isso porque ao refinanciar, o valor das parcelas que você já pagou voltam para você, e o restante é parcelado novamente com melhores condições de pagamento.
O refinanciamento é uma boa opção em três casos:
- Não tem margem consignável: Se você não tem mais margem consignável, o refinanciamento fará com que o valor das parcelas que você já pagou volte como dinheiro na renegociação do seu contrato.
- Já fez o número máximo de consignados: Se você já fez o número máximo de empréstimos consignado, conseguirá um dinheiro extra na renegociação do seu contrato.
- Quer melhorar as condições de pagamento do empréstimo consignado que você já tem: Ao refinanciar, você irá encontrar melhores condições de pagamento, como taxa de juros mais baixas, o que pode fazer com que o valor das suas parcelas diminua.
Aprenda a fazer a portabilidade em: Aprenda a fazer a portabilidade do empréstimo consignado.
Portabilidade e aumento da margem do empréstimo consignado
Como você já aprendeu, muitas pessoas que querem fazer o refinanciamento do consignado precisam fazer a portabilidade antes. Isso porque não cumprem as condições do banco atual para refinanciar. E com o aumento da margem do empréstimo consignado, essa pode ser a opção ideal para você.
Como a margem já tinha sido aumentada no ano de 2020, muitas pessoas que estavam com margem negativada, estão agora com margem zerada. Isso significa que elas não têm margem para fazer um novo empréstimo consignado. Porém, ao refinanciar, o valor das parcelas que você já pagou voltam para você, fazendo com que você tenha margem e possa conseguir um dinheiro extra.
Assim, se o seu banco atual ainda não permite que você faça o refinanciamento, você pode fazer a portabilidade para outro banco que permita. Além disso, mesmo se ainda tiver margem e preferir fazer o refinanciamento, você pode adicionar o 5% de aumento na negociação.
Está pensando em fazer um empréstimo consignado, mas está com dificuldade de encontrar a melhor oferta para você? A Empresta pode te ajudar! Com nosso “Comparador de empréstimo consignado” você encontra a oferta mais barata para o seu perfil!
Siga nossas redes sociais:
Posts Relacionados
Aprenda a fazer a portabilidade do empréstimo consignado
A portabilidade do empréstimo consignado é a possibilidade ...
Leia maisO banco pode negar a portabilidade do consignado?
De fato, de acordo com as normas do Banco Central do Brasil, o banco não pode ...
Leia maisEmpréstimo sem burocracia é na Empresta!
A Empresta está no mercado de crédito desde 1995, com objetivo de ...
Leia mais