Tecnologia para negócios: 3 formas de usá-la para bons resultados
Seja para sobreviver em meio a crise ou para construir um diferencial competitivo sólido no mercado, a tecnologia para negócios tem sido um grande aliado para empreendedores de todos os ramos. O processo de transformação digital é um exemplo de como as empresas têm aderido rapidamente às inovações como um meio de otimizar o uso do tempo, facilitar processos e tomar decisões baseadas em dados.
A cada momento surgem novidades que obrigam os gestores a permanecer atentos às principais tendências de mercado. A mentalidade empreendedora deve se manter focada em gerar oportunidades e se destacar no seu mercado.
Para ajudar nesse processo, listamos as 3 principais tecnologias que, se forem bem aplicadas, são capazes de levar as empresas a novos patamares de produtividade. Acompanhe!
1. Digitalização de documentos
A guarda de documentos essenciais é uma necessidade para os negócios. Contratos de fornecedores, recibos de compras e pagamentos, currículos de processos seletivos… existe uma infinidade de informações e dados valiosos que as organizações precisam lidar no seu dia a dia.
O processo de transformar arquivos físicos em digitais ajuda as empresas a reduzir o espaço físico, antes utilizado para o armazenamento em arquivos de papel. Com essa prática, o fluxo de trabalho também é beneficiado, uma vez que o tempo despendido na busca de documentos é melhor aproveitado em outras tarefas mais úteis.
Os riscos associados ao extravio e ao vazamento de informações importantes também são reduzidos, evitando-se penalidades, como as multas previstas pelo descumprimento da LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados —, e processos judiciais pelo mau uso da informação.
Além do processo de digitalização, pesquise por empresas especializadas na formalização digital, de forma que os contratos já sejam firmados sem a necessidade de papel,
2. Gestão em nuvem
A gestão em nuvem beneficia processos produtivos e atividades gerenciais de uma empresa. O arquivamento de documentos, programas e outras soluções em nuvem permite facilidades como o trabalho remoto e o compartilhamento de informações, que ganham um novo impulso com a independência de recursos físicos.
A tomada de decisões é facilitada, pois os gestores podem obter informações sobre os diferentes departamentos do seu negócio de maneira mais prática e objetiva.
Além disso, a segurança da informação é aprimorada. Afinal, contratando soluções de servidores em nuvem, por exemplo, a organização consegue acesso a um arsenal de ferramentas que os provedores disponibilizam aos clientes como forma de garantir a proteção.
São eles a atualização constante de software, o controle de acesso, os programas antivírus, a proteção contra ciberataques e fraudes, os backups periódicos e a infraestrutura física protegida contra desastres.
Tais recursos demandam investimento financeiro que, se fosse assumido pelas empresas, seria muito custoso. Com as soluções em nuvem, esse custo é diluído e terceirizado para os provedores cloud.
3. Marketing digital
As possibilidades que o marketing digital proporciona às empresas são enormes. Praticamente todos os números de mercado corroboram à necessidade do seu negócio de investir no digital, porque é lá que a atenção do seu consumidor está.
O público-alvo está constantemente acessando páginas de busca, redes sociais, sites, blogs etc. para adquirir bens e serviços, buscar informações, relacionar-se e encontrar entretenimento. Uma grande tendência em marketing digital que se destaca no momento é a estratégia de marketing de conteúdo, também conhecida como Inbound Marketing.
Esta estratégia se baseia no novo comportamento de compra do consumidor, gerado pelo acesso cada vez maior a dispositivos móveis conectados à web. No Inbound Marketing as empresas agem como consultoras dos seus clientes, oferecendo conteúdos ricos enquanto os conduzem pelo funil de vendas. Assim, transformam visitas em leads e depoisem clientes.
Por fim, cabe ressaltar que no marketing digital as ações podem ser constantemente avaliadas por indicadores. As métricas orientam a ação e revelam a eficácia e o desempenho das atividades realizadas.
É importante citarmos as vantagens das franquias como oportunidades de negócio para quem pretende empreender e como a tecnologia é uma aliada para esse sucesso. Nesse modelo, você não precisa construir uma marca do zero e muito menos traçar planos de operação ou busca de fornecedores, como em um negócio próprio convencional.
Você recebe tudo formatado: processos de produção, fornecedores específicos, comunicação visual única, layout da loja padronizado, treinamento da equipe e muitos outros benefícios. Na prática, ocorre a diluição do risco do negócio, pois você não está testando a viabilidade de algo novo no mercado, mas sim, investindo em empresas já validadas e de sucesso. As empresas franqueadoras já têm a tecnologia como caminho para o sucesso e você usufrui deste know how no seu negócio!
E então, conseguiu perceber a influência da tecnologia para negócios de sucesso?
Aproveite para descobrir 8 coisas que você precisa saber antes de abrir o seu!
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