Como saber se estou aposentado?

Como saber se estou aposentado?

Quando entramos com o processo de aposentadoria, a hora de descobrir que a solicitação foi aceita ou não traz muita ansiedade, não é mesmo? Com isso, muitas pessoas possuem dúvidas de como saber se estou aposentado. 

Mas, uma das informações que podemos adiantar é que é possível consultar essas informações de maneira bem simples e rápida, através da internet e de outros canais. 

Para que você possa entender melhor sobre o assunto, hoje trouxemos algumas informações sobre como saber se estou aposentado, o que fazer quando o benefício for aceito ou negado. Acompanhe a seguir! 

Consultar através do site 

A primeira maneira de como saber se estou aposentado é fazendo a consulta através do site do INSS. Ao entrar na página, basta procurar pela opção de consulta da situação do benefício, na aba de serviços. 

Feito isso, clique na opção Acompanhar Pedido. Entre com o seu login e senha, mas também é possível fazer a consulta apenas usando a data de nascimento, o seu CPF e seu nome completo. 

Ao fazer o cadastro, você consegue ter acesso a diversas funções do Meu INSS de maneira mais rápida e prática. 

Como fazer o cadastro no Meu INSS? 

Para visualizar como saber se estou aposentado é interessante que você faça um cadastro no site do INSS. Primeiro, você precisa criar a sua conta, colocando todos os seus dados e informações solicitadas no formulário do site, como e-mail, data de nascimento, CPF, nome, telefone e outros. 

Feito isso, o site será direcionado a algumas páginas para que você possa confirmar as informações que adicionou, e ver se estão todas corretas. É necessário também colocar o nome completo da sua mãe, o ano de aniversário e o mês. 

Depois de preencher todos os campos com os dados corretos, é necessário também criar uma senha que atinja todos os requisitos para acessar sua conta. 

Com a conta já criada, você pode acompanhar o processo de solicitação de sua aposentadoria através da aba de requerimentos/agendamentos. Todas as informações sobre o pedido, assim como saber se estou aposentado, vão aparecer na tela. 

Você ainda consegue fazer um novo requerimento no site, a partir dos diversos serviços e atendimentos disponíveis. 

Benefício aprovado: o que fazer? 

Ao receber a informação de que o pedido de aposentadoria foi concedido, você já pode comemorar. Uma das maiores dicas é pegar a carta de concessão da aposentadoria. Essa carta pode chegar na sua casa ou ter acesso pelo site do INSS. 

Através dessa carta de concessão, você consegue não só como saber se estou aposentado, mas também analisar se todos os cálculos sobre o valor da aposentadoria estão corretos. 

Isso porque, o INSS pode acabar deixando algum período ou tempo de contribuição de lado, sem considerar, e com isso, o seu benefício pode acabar sendo menor. Atentar a esses detalhes é importante para que você não perca dinheiro. 

Com isso, com a carta de concessão em mãos, você consegue saber se todas as informações estão certas, e caso não estejam, pode fazer o pedido de revisão de aposentadoria. 

Essa revisão é para mostrar que o cálculo está errado. Mas, tenha cuidado, pois caso você faça o pedido e o INSS já tenha considerado o tempo de contribuição, o valor da aposentadoria também pode ser diminuído. 

   
   

      Empréstimo consignado sem sair de casa.

    Simule o seu agora!

Justamente por isso, é importante que você tenha a certeza do erro do cálculo do benefício. O ideal é sempre contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto para consultar e analisar esse processo, trazendo mais segurança para você. 

Como saber se estou aposentado além da consulta no site? 

As pessoas que não estão familiarizadas com a internet podem acabar se perguntando como saber se estou aposentado sem precisar olhar no site, e sim, isso também é possível. 

Para acompanhar o pedido de solicitação da aposentadoria, você também pode ligar para a central do INSS no número 135, onde o atendimento é feito das 7 da manhã até as 22 horas da noite. 

A única desvantagem que a consulta para saber se estou aposentado pelo telefone é que o atendimento é mais demorado, podendo chegar até a 30 minutos. 

Mas, não se preocupe. Com a aposentadoria sendo negada ou aceita, você irá receber uma carta no seu endereço com todas as informações e detalhes sobre a decisão do benefício. Mas, é importante lembrar que esse documento demora cerca de 20 dias para chegar ao destino. 

Se você cumpriu com todos os requisitos de tempo de contribuição ou de idade, saiba que provavelmente o seu benefício de aposentadoria será concedido, pois as chances de aprovação são maiores. 

Aposentadoria negada: o que fazer? 

Caso o seu benefício seja negado, não fique preocupado, pois você ainda poderá receber a aposentadoria por direito. 

O INSS pode negar o seu benefício, mas saiba que é um direito seu. Nesses casos, existem duas alternativas para recorrer quando a aposentadoria é negada, o recurso administrativo ou através de um processo judicial. 

No caso do recurso administrativo, você deve se atentar principalmente ao prazo, pois possui 30 dias depois que recebeu a carta de pedido negado do INSS para entrar com o recurso. Nessa opção, o benefício será reavaliado. 

Mas, ao escolher a ação judicial, caso os valores em atraso a serem recebidos ultrapasse 60 salários mínimos, é necessário contar com um advogado para te ajudar no processo. 

Não é necessário que você faça o recurso antes de entrar com a ação judicial, por exemplo, ou seja, assim que a aposentadoria for negada, você pode resolver diretamente com a Justiça. Na ação judicial, a análise é ainda mais completa do que no recurso administrativo do INSS. 

Depois de entender como saber se estou aposentado, como consultar o resultado do pedido e quais os possíveis canais, saiba que estar acompanhando esse processo é importante, pois assim que a solicitação for aceita, você poderá receber os valores o quanto antes. 

Não se esqueça de analisar a carta de concessão para ver se o cálculo feito está correto e, caso o benefício seja negado, escolha uma das alternativas para contornar essa situação. 

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco e tire suas dúvidas com um de nossos especialistas! 

Siga nossas redes sociais:

Posts Relacionados