O que acontece se não sacar o FGTS?

O que acontece se não sacar o FGTS?

O FGTS é um fundo que foi criado pelo governo, com o objetivo de formar uma reserva de valores para os trabalhadores brasileiros. Esse depósito é feito todos os meses pela empresa que ele trabalha, equivalente a 8% do salário. 

Essas contas do FGTS ficam guardadas na Caixa Econômica Federal, e quando os saques são anunciados pelo governo, os trabalhadores possuem o direito de sacar o dinheiro da sua conta. 

Mas, o que acontece se não sacar o FGTS? Se você tem essa dúvida, acompanhe as informações que trouxemos a seguir! 

FGTS: o que é? 

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi criado pelo governo para garantir uma reserva de dinheiro destinada aos trabalhadores brasileiros, equivalente a 8% do seu salário, como dissemos anteriormente. 

Todas as vezes que a pessoa é demitida da empresa sem justa causa, ela possui o direito de fazer o saque do FGTS, além de sacar a multa de 40%. O governo está anunciando cada vez mais novas regras para ter acesso ao saque, o que acontece se não sacar o FGTS e sobre contas ativas e inativas. 

Existem pessoas que preferem não sacar esses valores ainda, e esperam um momento para utilizar o dinheiro, como financiar uma casa, para a sua aposentadoria e outras situações. Mas, o que acontece se não sacar o FGTS

FGTS e os depósitos feitos 

Todos os trabalhadores brasileiros que possuem conta poupança na Caixa, têm o seu depósito do FGTS feito de forma automática. Com isso, os valores são creditados diretamente, caso os clientes não se manifestem. 

Já os trabalhadores que possuem conta corrente na Caixa Econômica, precisam fazer a autorização do crédito automático de acordo com algumas regras, como os nascidos em determinado mês para receberem no mês estabelecido. 

Caso o trabalhador não se manifeste, o valor não será depositado. Para quem não possui conta na Caixa, esses valores ficam disponíveis para serem sacados até o último prazo, e o que acontece se não sacar o FGTS? 

Se os valores não forem retirados, o dinheiro retorna de forma automática para a conta, sem trazer nenhum tipo de prejuízo sobre a rentabilidade dentro desse período. 

   
   

Antecipação do saque FGTS: faça agora 100% online!

    Simule sem compromisso

Dúvidas mais comuns sobre o assunto 

Depois de entendermos melhor sobre o que acontece se não sacar o FGTS, vamos falar sobre as dúvidas mais comuns que surgem. Acompanhe! 

O FGTS deve ser retirado todos os anos? 

Não. O saque anual, também conhecido como saque aniversário, não é obrigatório. Com isso, caso você não queira retirar o dinheiro, saiba que ele ficará lá até o momento do saque. 

O saque acontece de forma automática? 

Para as pessoas que já possuem conta na Caixa, o FGTS é depositado de maneira automática, como dissemos anteriormente. Caso o trabalhador não queira receber o dinheiro ainda, é necessário informar ao banco. 

Posso ter mais de uma conta do FGTS? 

Sim. Para cada emprego, é possível ter uma conta do FGTS, caso você tenha sido demitido sem justa causa. 

Depois de entender melhor sobre o assunto, acesse o site, fale com um de nossos especialistas e veja as soluções que temos para você! 

Siga nossas redes sociais:



Posts Relacionados