Não perca sua aposentadoria: melhores dicas

Não perca sua aposentadoria: melhores dicas

Você sabia que existem diversas atitudes que podem fazer com que o segurado perca o direito de receber a sua aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? 

Essas infrações muitas das vezes são cometidas, e as pessoas não possuem conhecimento sobre elas, e acabam perdendo a aposentadoria

Mesmo que esse benefício seja vitalício, ou seja, o segurado pode receber até quando morrer, existem diversos motivos específicos que podem fazer com que ele tenha esses valores suspensos mensalmente. 

Pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas informações para que você não perca sua aposentadoria, apresentando quais são as atitudes que podem cancelar o benefício. Acompanhe a seguir! 

Não perca sua aposentadoria: saiba quais situações devem ser evitadas 

Confira a seguir quais situações você precisa se atentar para evitar e não perca sua aposentadoria! 

Prova de vida 

Quando o segurado não faz a prova de vida todos os anos para comprovar sua vida e então receber o benefício, ele pode ter o pagamento comprometido, podendo perder a aposentadoria. 

Não estar presente na perícia obrigatória 

Todas as pessoas que derem entrada na aposentadoria por invalidez, podem ser chamados pelo INSS para passar por uma avaliação que comprova as condições de invalidez, gerando o direito de ser afastado de suas atividades e receber a aposentadoria. 

Para que você não perca sua aposentadoria, quando solicitado, é obrigatório estar presente em todas as perícias e avaliações no INSS. 

Salário maternidade 

Mesmo que muitas pessoas não saibam disso, para que você não perca sua aposentadoria, você não pode estar recebendo mais de um benefício pelo INSS. 

Quando a pessoa começa a receber o salário maternidade, por exemplo, a aposentadoria é automaticamente suspensa. 

Suspeitas de fraudes 

De tempos em tempos, o INSS pode fazer alguns levantamentos de dados e informações. Quando o órgão suspeita de algum tipo de fraude, é possível que o segurado tenha a aposentadoria suspensa. 

O INSS faz um processo de apuração de possíveis fraudes ou inconsistência de dados e informações, e durante esse processo, o benefício da aposentadoria é suspenso. 

Para que você não perca sua aposentadoria, é sempre necessário passar as informações corretas e atualizar o seu cadastro, quando necessário. 

Casos de prisão 

Os segurados que forem presos também podem perder o direito de receber aposentadoria. Assim que eles forem soltos novamente, o benefício também volta a ser pago. 

   
   

      Empréstimo consignado sem sair de casa.

    Solicite agora!

Tipos de aposentadorias disponíveis 

Agora que você entendeu o que fazer para que você não perca sua aposentadoria, vamos falar um pouco mais sobre os tipos que estão disponíveis atualmente para os trabalhadores que estão ativos no INSS. Acompanhe! 

Por idade 

A aposentadoria por idade é voltada para homens com 65 anos e mulheres com 60 anos. 

Tempo de contribuição 

Esse tipo é voltado para homens que tenham contribuído por 35 anos, e mulheres por 30 anos. 

Especial 

A aposentadoria especial é destinada a trabalhadores que tinham atividades em locais insalubres. O tempo de contribuição mínimo é de 15 a 25 anos, dependendo do risco das atividades. 

Invalidez 

Essa aposentadoria é destinada a pessoas que sofrem com alguma incapacidade, total ou permanente, de exercerem suas atividades laborais. 

Também podemos destacar a aposentadoria proporcional, destinada a contribuintes ativos antes da Reforma da Previdência, do ano de 1998. 

Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco! 

Siga nossas redes sociais:

Posts Relacionados