Saque aniversário ou saque rescisão? Entenda as principais diferenças

Saque aniversário ou saque rescisão? Entenda as principais diferenças

Você conhece as diferenças entre saque aniversário e saque rescisão? O saque aniversário e o saque rescisão são dois tipos diferentes de modalidades disponíveis para pessoas que possuem uma conta do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Este guia irá comparar os prós e contras de ambos para ajudá-lo a decidir qual é a opção mais adequada para sua situação. 

Continue a leitura! 

O que é o saque aniversário? 

O saque aniversário é um saque único anual no período de aniversário de pessoas que trabalham ou já trabalharam de carteira assinada e consequentemente possuem saldo em conta do FGTS.  

Esse saque foi criado para dar oportunidade aos trabalhadores de acessarem uma parte de seu valor todos os anos, já que ele fica disponível para sacar somente em um período específico perto de seu aniversário. Diferente do saque rescisão que falaremos mais sobre abaixo, para poder usufruir do saque aniversário, é necessário optar por essa modalidade pelo aplicativo do FGTS. 

Essa modalidade do saque aniversário foi criada em 2019 mas há grandes chances de que possa acabar em 2023.  

O que é o saque rescisão? 

Já o saque rescisão é outra modalidade já disponível a todos os trabalhadores CLT, automaticamente o dinheiro é depositado assim que você começa a trabalhar nesse regime, ficando disponível somente em casos específicos.  

Confira em quais casos é possível sacar o valor do FGTS na modalidade de saque rescisão: 

  • Demissão sem justa causa (onde o trabalhador tem direito ao saque integral do saldo do FGTS e a multa do FGTS de 40%); 
  • Aposentadoria ou idosos que completam 70 anos; 
  • Calamidade pública; 
  • Doenças graves específicas; 
  • Falecimento do empregador; 
  • Financiamento de casa própria. 

   
   

Antecipação do saque aniversário: antecipe antes de acabar!

    Simule sem compromisso

As vantagens e desvantagens 

Saque aniversário 

O saque aniversário permite que você tenha um valor todos os anos para te ajudar em qualquer planejamento financeiro, sem precisar de motivos específicos para ter seu dinheiro, como o saque rescisão.  

Optando pelo saque aniversário, também é possível solicitar a antecipação do saque aniversário e melhor ainda: você não precisa aguardar chegar o seu aniversário para sacar o dinheiro, nem contar com o limite do valor que o FGTS permite sacar no saque aniversário. Com a Empresta você consegue antecipar o valor de até 7 anos do saque aniversário sem precisar de sua casa, é só clicar aqui para simular e saber mais sobre como funciona! 

Com o saque aniversário, só é possível sacar o seu dinheiro em até 3 meses do período informado pelo FGTS, por isso a antecipação é uma grande vantagem. 

Além disso, é necessário aguardar 25 meses para retornar ao saque rescisão caso você decida. 

Saque rescisão 

Já no saque rescisão, podemos falar sobre se sentir seguro com esse dinheiro acumulado dos anos trabalhados em casos de demissão ou os outros motivos citados no artigo. Infelizmente, o dinheiro não pode ser sacado a qualquer momento quando o trabalhador bem entender, o que pode ser a desvantagem dessa modalidade.  

Dessa forma, podemos observar que as diferenças entre as modalidades existem, mas com o saque aniversário é possível ter o dinheiro e utilizar em outras emergências financeiras, principalmente com a antecipação do saque FGTS

Além disso, antecipando seu FGTS com a Empresta é possível também optar pelo Seguro FGTS Empresta, onde você encontra diversos benefícios como suporte caso você seja demitido sem justa causa. 

Acesse nosso blog e leia mais sobre o saque aniversário! 

Posts Relacionados