Prova de vida INSS 2023: como fazer?

Prova de vida INSS 2023: como fazer?

Não é nenhuma novidade que os aposentados do INSS precisam fazer a Prova de Vida INSS 2023. Essa é uma atualização feita anualmente e de extrema importância para garantir que o benefício previdenciário continue sendo pago adequadamente. 

A pandemia deixou o público um pouco confuso, já que a Prova de Vida passou por modificações e foi até dispensada por certo período. 

Entretanto, este ano, a Prova de Vida continua a ser exigida pelos beneficiários do INSS e com novas regras. 

Acompanhe a seguir o guia que preparamos para você saber tudo sobre a Prova de Vida INSS 2023 e como fazê-la. 

O que é Prova de Vida? 

Esse é um procedimento anual que obriga os aposentados e beneficiários em geral a comprovarem, como o nome já indica, que estão vivos. 

Ou seja, a Prova de Vida nada mais é do que a atualização cadastral do beneficiário do INSS para comprovar que está vivo – e por isso pode continuar recebendo o benefício ao qual tem direito. 

Como mencionado no início do texto, esse procedimento ficou suspenso até o dia 31 de dezembro de 2022. Mas em 2023, a Prova de Vida INSS volta a ser obrigatória. 

Para que serve Prova de Vida? 

A Prova de Vida foi estabelecida na tentativa de reduzir o número de fraudes contra o INSS. 

A manutenção do pagamento dos benefícios depende de o beneficiário ainda estar vivo. Ou seja, o benefício previdenciário cessa com o falecimento ou a falta de realização da Prova de Vida. 

Quem precisa fazer Prova de Vida? 

O Governo Federal instrui que todos os benefícios de longa duração obrigam o beneficiário a realizar a Prova de Vida. Isso inclui os grupos dos aposentados, pensionistas e aqueles que recebem benefício por incapacidade. 

Como será feita a Prova de Vida INSS 2023? 

A partir de 2023, a responsabilidade por comprovar que o beneficiário está vivo muda de mãos. Agora cabe ao INSS a obrigação de comprovar se a pessoa continua viva e apta a receber o benefício ou não. 

De modo geral, o INSS fará essa comprovação por um novo sistema de comparação de informações utilizando diferentes bancos de dados. As informações obtidas nesses bancos de dados indicarão se o segurado está vivo ou não. 

Como funciona a comparação de dados da Prova de Vida INSS 2023? 

O INSS terá acesso a informações a partir de parcerias com outros órgãos públicos, criando uma base de dados própria. 

A comparação dos elementos informativos obtidos será observada a fim de que a Prova de Vida seja considerada realizada ou não. Esses elementos comporão um “pacote de informações” sobre o segurado. 

Nesse “pacote de informações” o INSS terá acesso a dados sobre vacinação, renovação de CNH, contratação de empréstimo, entre outros. Com um pacote “mínimo” o sistema considerará que o segurado está vivo. 

Quais os dados utilizados pelo INSS para realização da Prova de Vida? 

O pacote de informações utilizado pelo INSS contará com uma lista de meios, informações, atos ou base dados conforme apontados no artigo 2º da Portaria PRES/INSS nº 1.408, de 2 de fevereiro de 2022

Entre os dados apontados no artigo mencionado acima, podemos citar: 

  • Acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior; 
  • Realização de empréstimo consignado com reconhecimento biométrico; 
  • Atendimento presencial no INSS; 
  • Atendimento de saúde pelo SUS ou rede conveniada; 
  • Vacinação; 
  • Cadastro ou recadastramento em órgãos de trânsito, ou segurança pública; 
  • Atualização do CadÚnico
  • Votação em eleições; 
  • Renovação/emissão de CNH, passaporte, RG, CTPS, etc; 
  • Recebimento de pagamento de benefício com reconhecimento biométrico (digital); 
  • Declaração de imposto de renda (titular ou dependente). 

A ideia de reunir esse tipo de dados em um “pacote de informações” é agilizar o processo da Prova de Vida e reduzir fraudes. 

INSS não conseguiu fazer a comprovação de vida: e agora? 

Caso a Prova de Vida INSS 2023 não seja realizada pelo INSS com informações disponíveis no sistema, a autarquia é obrigada a notificar o beneficiário, tanto pelo portal Meu INSS quanto pelo telefone (Central 135) e/ou notificação bancária. 

Depois da notificação, o beneficiário terá 60 dias, a contar da emissão do comunicado, para realizar os atos descritos na Portaria n° 1.408, que inclui, por exemplo, fazer a Prova de Vida pela internet (via Meu INSS). 

   
   

      Empréstimo consignado sem sair de casa.

    Simule o seu agora!

Segurado não fez Prova de Vida INSS 2023 dentro dos 60 dias: o que acontecerá? 

Sem um pacote ‘mínimo’ de informações e sem a comprovação voluntária de vida do beneficiário, o INSS deverá programar a chamada ‘Pesquisa Externa’. Ou seja, um servidor fará uma visita presencial ao endereço do beneficiário. 

Para uma busca bem sucedida, os dados para contato e endereço do segurado no portal Meu INSS devem estar sempre atualizados. 

Se ainda assim o beneficiário não for localizado, o benefício será bloqueado. 

Consequências da falta de Prova de Vida 

Bloqueio 

Sem Prova de Vida INSS 2023 realizada pela internet, pelo “pacote de informações” ou caso a Pesquisa Externa reste infrutífera, o INSS bloqueará o benefício por 30 dias. 

Dentro desse período, o beneficiário deverá comparecer a agência bancária para realizar a Prova de Vida utilizando a biometria (digital). Dependendo do caso, pode ser necessário comparecer a uma agência do INSS. 

Suspensão e cessação 

Se o segurado perder o prazo de 30 dias após o bloqueio do benefício para comprovar que ainda está vivo, a aposentadoria será suspensa. 

A suspensão poderá ser revertida dentro de 6 meses, e o benefício reativado. Entretanto, se dentro deste prazo não houver manifestação do segurado, o benefício será cessado (encerrado). 

Como saber se a Prova de Vida INSS 2023 foi realizada? 

O INSS terá 10 meses para comprovar que o segurado está vivo, e o prazo começa a contar a partir da data do aniversário do beneficiário. Para saber se o procedimento já foi feito, poderá conferir as informações no portal Meu INSS ou pela central 135. 

O ideal, é sempre checar se a Prova de Vida foi feita, para garantir que o benefício não será bloqueado, suspenso ou cessado. 

Para outras informações sobre esse e outros temas, visite nosso blog

Para outras soluções em crédito, conte com a Empresta

Posts Relacionados