Porque o valor da minha aposentadoria diminuiu?

Porque o valor da minha aposentadoria diminuiu?

É comum entre os segurados do INSS (Instituto de Seguro Social) notar uma redução do valor da aposentadoria ao longo dos anos, levando em consideração que muitos aposentados e pensionistas acabam percebendo que o poder de compra mudou ao longo do tempo. 

Por que o valor da minha aposentadoria diminuiu? Esta é uma dúvida frequente, geralmente os segurados questionam seus advogados sobre o motivo pelo qual o valor atual recebido da aposentadoria não chega perto da metade do que era pago no começo. 

Há explicações para essa situação, mas antes precisamos entender que existem dois casos, os aposentados que recebem um salário mínimo, ou seja, o piso salarial, e os segurados que recebem mais do que esse valor. 

A legislação, garantida pela Constituição Federal, define que os valores do benefício previdenciário e o salário mínimo sofram reajustes anualmente, preservando o valor real e o INPC, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que monitora a variação de preços, ou seja, acompanha a inflação. 

Por que o valor da minha aposentadoria diminuiu? Saiba o que fazer 

Os segurados que notarem a redução do valor da aposentadoria, podem realizar a revisão do benefício para verificar a possibilidade de qualquer apontamento errado no cálculo realizado pelo INSS. 

Caso você não saiba como calcular sua aposentadoria, recomendamos que agende uma consulta previdenciária com um especialista em Direito Previdenciário, assim você pode ter certeza se o INSS errou no valor da sua aposentadoria. Além disso, o profissional pode te indicar a documentação necessária para realizar o cálculo, te ajudando a encontrar um caminho para que sua revisão tenha sucesso. 

   
   

      Empréstimo consignado sem sair de casa.

    Simule o seu agora!

Se a sua aposentadoria estiver se aproximando do salário mínimo, provavelmente você não poderá solicitar a revisão do valor. Isso acontece porque, geralmente, o reajuste anual do salário mínimo é maior do que o reajuste aplicado à aposentadoria, o que vai se tornando mais visível com o passar do tempo. 

Dessa forma, os segurados costumam comparar o valor recebido da aposentadoria com o salário mínimo. Mas essa relação está errada, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o índice do reajuste do benefício não é o mesmo que o utilizado na correção do salário mínimo. 

Importante avisar que é preciso tomar cuidado com a revisão do valor, pois pode se tornar uma espécie de faca de dois gumes, ou seja, existem chances do valor do seu benefício pode aumentar ou diminuir. 

No caso da revisão do INSS constar que seu benefício deveria estar abaixo do valor que já recebe atualmente, o instituto está autorizado a diminuir sua aposentadoria. Infelizmente, você leu certo… Caso identifiquem um erro no cálculo inicial, seu benefício pode reduzir. 

Por último, fique atento. O prazo máximo para você ter o direito de entrar com o pedido de revisão é de 10 anos. Porém, esse período pode sofrer alterações em alguns casos: Se o INSS não considerou um documento que já estava no processo; ou ainda, se houver uma nova documentação que nenhuma das partes tinham acesso. 

Consiga empréstimo com as melhores condições 

Agora que você já sabe o que fazer se notar que sua aposentadoria diminuiu, garanta seu direito. A Empresta está preparada para te ajudar. 

Através do suporte da Empresta você consegue colocar suas contas em dia, realizando um empréstimo de forma rápida e com as melhores taxas do mercado. Por isso, não perca essa oportunidade. 

Posts Relacionados