Porque meu benefício do INSS não foi depositado? E agora?

Porque meu benefício do INSS não foi depositado? E agora?

O pagamento dos benefícios do INSS deve ser feito até o quinto dia útil de todos os meses, conforme o calendário que é divulgado previamente pelo órgão. Mas, quando algumas pessoas se dirigem às agências para saber o benefício, podem observar que ele não está disponível. Então, uma grande dúvida é gerada: porque meu benefício do INSS não foi depositado? Isso pode acontecer em muitas situações, mas fique tranquilo (a), pois existem algumas maneiras de solucionar esse problema e evitar prejuízos financeiros. 

Se você deseja entender mais sobre o assunto, acompanhe as informações que trouxemos a seguir: 

Calendário de pagamento do benefício do INSS 

Antes mesmo de tentar entender porque meu benefício do INSS não foi depositado, é necessário analisar o calendário, que é divulgado previamente. 

O governo separou os segurados em dois grupos, e com isso, existem dois calendários: um para as pessoas que recebem até um salário mínimo e outro para as pessoas que recebem valores maiores do que o salário mínimo. 

Neste calendário, é divulgado um cronograma anual disponibilizado pelo órgão do INSS para os pensionistas e aposentados, com o objetivo de se informar sobre quando os depósitos serão realizados. 

Para acessar o calendário e saber porque meu benefício do INSS não foi depositado, você pode acessar pelo site do INSS ou pelo aplicativo do Meu INSS e buscar pela opção do calendário. 

Feito isso, você terá acesso a um arquivo em PDF para ver o calendário com as datas. Os pagamentos são divididos pelo número final que cada benefício possui, e os segurados são divididos por data. 

Os valores dos benefícios do INSS são feitos sempre dentro da data divulgada no calendário, mas, por conta de alguns imprevistos, esse cronograma pode não ser seguido, e por isso, você nota a falta de pagamento e se questiona porque meu benefício do INSS não foi depositado

Quando isso pode acontecer? 

Existem algumas situações em que se pode notar porque meu benefício do INSS não foi depositado. De maneira comum, quando as pessoas passam a contribuir para a previdência social, elas estão garantindo o direito de ter acesso a alguns benefícios sociais. 

Mas, existem situações em que esse benefício pode não ser depositado dentro da data que foi estipulada, sendo suspenso ou pago em atraso. 

Um dos motivos é a falha no sistema financeiro ou quando esse pagamento não foi emitido, e por isso, você pode se perguntar porque meu benefício do INSS não foi depositado e não está disponível para saque. 

Isso não acontece normalmente, e essas falhas no atraso dos benefícios é um acidente no processamento. Alguns pagamentos também podem sofrer atrasos, serem interrompidos ou cessados por período indeterminado. 

Essas situações não são tão comuns, mas acontecem principalmente quando existe algum tipo de irregularidade no cadastro ou dados do beneficiário, fazendo com que ele observe porque meu benefício do INSS não foi depositado, pela suspensão. 

   
   

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Como fazer a consulta do benefício? 

Caso você esteja se perguntando porque meu benefício do INSS não foi depositado e observado a falta do valor da conta, mesmo depois da data estipulada para o pagamento pelo INSS, é possível consultar a situação do seu benefício através do telefone 135 ou da plataforma do Meu INSS. 

Você pode acessar o site ou o aplicativo do Meu INSS a partir das suas informações de login e senha e procurar pela opção dos “Meus Benefícios”. Assim é possível conferir qual é a situação em que o seu benefício se encontra, estando ativo ou não. 

Você também pode emitir e consultar o extrato do pagamento através do Meu INSS e baixar o arquivo em PDF. É válido lembrar que, se você passou pelo pente-fino do INSS, e caso seu benefício tenha sido cancelado ou está em análise, uma notificação prévia será enviada por correio para o beneficiário. 

Como solicitar o valor do benefício? 

Depois de notar e entender o motivo do porque meu benefício do INSS não foi depositado, diretamente com o INSS e não com o banco, por segurança, você pode solicitar o valor do benefício pelo telefone ou internet. Confira: 

Pelo telefone 

Para solicitar, basta entrar em contato com a central do INSS no telefone 135 que funciona para solucionar os problemas e dúvidas relacionadas à instituição. 

No telefone você consegue ter acesso a todos os serviços que estão disponíveis, para que as solicitações sejam feitas à distância, sem que você precise ir até uma agência. 

Lembre-se sempre de estar com os documentos em mãos e com o número do benefício para informar quando solicitado, identificando o seu cadastro no sistema do INSS. 

Feito isso, basta informar o que aconteceu, perguntar porque meu benefício do INSS não foi depositado e esperar o procedimento feito com o atendente. 

Pelo site 

Através do site ou do aplicativo você consegue fazer solicitação para receber o seu benefício, acessando com o login e senha que já foram cadastrados. 

Basta pesquisar no site ou aplicativo pela opção de solicitação do pagamento de benefício que não foi recebido e seguir todas as orientações que irão aparecer. Você vai precisar confirmar alguns dados de contato, dados pessoais e outras informações. 

Observe com cuidado todos os dados para que a análise seja feita de forma correta, sem divergência de dados diferentes. 

Eu recebo o valor em quanto tempo? 

Depois de entender o motivo porque meu benefício do INSS não foi depositado e fazer a solicitação pela central de atendimento, site ou aplicativo, em situações comuns, o segurado recebe seu benefício em até 60 dias. 

Existem também alguns casos em que o INSS pode suspender o benefício até que a situação do titular seja regularizada novamente, dependendo do motivo que foi suspenso. Mas, quando não acontece o pagamento dentro da data do calendário prevista, o INSS vai analisar os casos de forma individual. 

Ou seja, não tem como saber um prazo fixo onde os valores dos benefícios pendentes serão depositados e estarão disponíveis para saque pelo titular, afinal, o problema pode ser o mais variado possível. 

O ideal é sempre se atentar à sua situação cadastral do INSS para não ter nenhum tipo de problema. Se precisar de ajuda, entre em contato conosco e confira as nossas soluções. 

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