Por que não consigo antecipar o meu FGTS?

Por que não consigo antecipar o meu FGTS?

O FGTS é um direito de todo trabalhador sob o regime celetista e deve ser depositado pelo empregador em uma conta em nome do empregado. A possibilidade de antecipar o FGTS traz muitas vantagens ao trabalhador. 

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado para ser uma forma de auxílio financeiro para trabalhadores em momento de dificuldades, como a demissão sem justa causa. 

Uma dúvida que muitos brasileiros compartilham é: “por que não consigo antecipar meu FGTS?” Neste texto você vai descobrir a resposta para esta dúvida. Acompanhe! 

Como funciona o FGTS? 

Ao início do mês o empregador deve depositar em conta vinculada ao contrato de trabalho o valor de 8% do salário de seu funcionário. 

O FGTS é composto destes valores mensais mais correção monetária e pode ser sacado, parcial ou integralmente, em algumas situações, como a demissão sem justa causa. 

Desta forma, o FGTS tem o objetivo de possibilitar a recuperação do trabalhador e sua reinserção no mercado de trabalho. 

Os recursos do FGTS também podem ser utilizados para adquirir imóveis novos ou usados, bem como para financiar construções ou para amortização de contratos de financiamento habitacional. 

Desta forma, os recursos do FGTS colaboram para a melhoria do saneamento e infraestrutura da sociedade, para trazer água de qualidade bem como mais dignidade às pessoas. 

   
   

Antecipação do saque FGTS: antecipe antes que acabe!

    Simule agora

Como antecipar o FGTS? 

Para conseguir a antecipação do FGTS existem algumas regras que devem ser cumpridas, caso você não tenha conseguido algum requisito não foi preenchido. 

Para isso, é necessário aderir à modalidade Saque Aniversário FGTS, e o valor deve ser no mínimo de R$ 150,00. 

No entanto, você deve ter saldo suficiente em sua conta FGTS, bem como estar com CPF em situação regular na Receita Federal e não possuir dívidas com a Caixa. 

Também é possível utilizar os recursos para quitar dívidas com a Caixa. 

Mas atenção: caso você opte pelo Saque Aniversário não poderá sacar em uma eventual demissão sem justa causa. É possível solicitar a reversão para o Saque Rescisão a qualquer momento, mas somente terá efeito no 1º dia do 25º mês do requerimento. 

Veja aqui como fazer a solicitação de antecipação do saque aniversário FGTS

Por que não consigo antecipar meu FGTS? 

Existem algumas razões para que você seja impedido de antecipar o FGTS:

  • Primeiramente, é necessário ter saldo suficiente para receber a antecipação, caso não tenha no mínimo R$ 150,00 a antecipação não terá continuidade.
  • Em alguns casos, você pode não ter optado pelo saque aniversário no aplicativo da Caixa ainda, sendo necessário para seguir com a solicitação.
  • Outra possibilidade, é que o seu saldo já esteja bloqueado devido a outro contrato de antecipação. Nesse caso, necessário aguardar que o saldo seja atualizado novamente e tenha o valor mínimo.
  • Por último, a data do seu aniversário pode estar perto e devido a isso não conseguimos antecipar o FGTS. Leia mais “Quando posso fazer a antecipação do saque-aniversário FGTS?”.

Leia mais sobre o assunto no Blog Empresra e confira nossas linhas de crédito!

Posts Relacionados