Pessoas idosas e não-alfabetizadas podem fazer Consignado?

Pessoas idosas e não-alfabetizadas podem fazer Consignado?

Pessoas idosas e não alfabetizadas podem fazer consignado? Na hora de solicitar um empréstimo consignado, é muito importante levar em consideração a segurança do cliente e evitar fraudes, principalmente para idosos não-alfabetizados. 

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para falar sobre alguns dos motivos pelos quais pessoas com esse tipo de perfil não conseguem muitas vezes obter o crédito consignado online. Acompanhe! 

Vulnerabilidade física e intelectual 

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) identifica os consumidores mais velhos como vulneráveis, situação que se agrava quando eles não são alfabetizados. Essa é uma das razões que obrigam as instituições financeiras a tratá-los de maneira diferente. 

Nesse contexto, cabe destacar que a idade avançada é acompanhada por um declínio ou perda de certas habilidades físicas ou intelectuais, tornando os idosos mais vulneráveis a abusos e até fraudes. É por essa razão que vemos com certa frequência casos de fraudes em empréstimos consignados envolvendo pessoas mais velhas. 

Por que esse cuidado com os idosos? 

Assim como precisamos de cuidados quando nascemos porque é nessa fase que aprendemos a fazer coisas como andar, a mesma lógica pode valer para os idosos, principalmente os que não são alfabetizados. 

Muitos deles precisam de assistência, mas isso tem que ser feito por alguém de confiança, caso contrário, seus dados podem ser usados de forma maliciosa para solicitar um empréstimo consignado, comprometendo sua renda. 

Nesse sentido, cabe destacar que já houve diversas ações judiciais envolvendo esse tema, sugerindo ser uma prática comum: terceiros se valendo da aposentadoria de idosos analfabetos para solicitar empréstimos consignados sem o seu consentimento. 

   
   

      Empréstimo consignado sem sair de casa.

    Simule o seu agora!

Podem existir instituições financeiras que aprovam crédito consignado para idosos não alfabetizados 

pessoas idosas e não alfabetizadas podem fazer consignado já que existem instituições financeiras com sua própria política de aprovar pedido de crédito consignado para idosos não alfabetizados. 

Por exemplo, elas podem solicitar que o idoso não alfabetizado compareça fisicamente à instituição juntamente com pessoas de sua confiança para solicitar o empréstimo consignado. Além disso, pode ser solicitada a presença e assinatura de duas testemunhas. Essa é uma forma de protegê-lo e de garantir que ele está tomando uma atitude de forma consciente. 

Outras formas de segurança podem ser adotadas pela instituição financeira, como ligar para falar diretamente com o idoso para se certificar do seu interesse em solicitar um empréstimo consignado. É uma forma de validar, por exemplo, pedidos de crédito consignado feitos de forma online. 

Assim sendo, podemos dizer que pessoas idosas e não-alfabetizadas podem fazer empréstimo consignado, desde que a instituição financeira tome medidas de segurança rígidas com relação ao pedido. Por exemplo, certificar-se de que essa solicitação está partindo de fato do idoso, e não de terceiros que querem se aproveitar de sua condição para obter vantagem financeira. 

Nesse sentido, é importante contar com uma instituição financeira séria, que adote as medidas necessárias para garantir que o idoso não seja lesado e prejudicado. 

O que achou deste conteúdo? Esperamos que você tenha gostado. Para ficar por dentro de outros, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Estamos sempre compartilhando informações que podem enriquecer seus conhecimentos e facilitar sua tomada de decisão. Aproveite! 

Posts Relacionados