Perícia de prorrogação: o que é e como funciona?

Perícia de prorrogação: o que é e como funciona?

A Perícia de Prorrogação do INSS é uma ferramenta importante que ajuda os segurados do INSS a prorrogar o prazo de benefícios. 

Mas o que realmente é a prorrogação? Fique atento a este post que vamos desmistificar o que é a perícia de prorrogação. 

O que é a Perícia de Prorrogação? 

A Perícia Médica de Prorrogação do INSS é um procedimento para avaliar a capacidade de um segurado de prestar serviços em seu emprego ou ocupação anterior, ou em outra ocupação na qual possa se empregar. O processo é conduzido por um perito médico designado pelo INSS. 

Durante a avaliação, o perito médico considera os sintomas e limites funcionais do segurado, bem como seu histórico médico, para determinar se ele tem condições de trabalhar. Se o perito determinar que o segurado não tem condições de trabalhar em sua ocupação anterior ou em outra ocupação, o INSS pode prorrogar o benefício. 

Em geral, o processo de prorrogação começa quando um médico contratado pelo INSS avalia o segurado e determina que ele não tem condições de trabalhar. O segurado então é encaminhado para a Perícia Médica de Prorrogação, onde um perito médico designado pelo INSS examina o segurado e avalia sua capacidade de realizar atividades profissionais. 

Caso o perito médico determine que o segurado não tem condições de trabalhar, o INSS pode prorrogar o benefício por um período determinado. O período de prorrogação geralmente varia de acordo com a gravidade da condição do segurado, mas pode ser estendido se o segurado não tiver melhoras significativas durante esse período. 

A Perícia Médica de Prorrogação do INSS é um processo importante para determinar a capacidade de um segurado de trabalhar e, consequentemente, a prorrogação do seu benefício do INSS. 

Inclusive, caso você não saiba se está aposentado, existe uma forma simples de saber se você está aposentado e faz jus ao benefício. Acesse nosso blog

Quem pode solicitar a Perícia de Prorrogação? 

A solicitação da perícia médica de prorrogação do INSS pode ser feita pelo próprio segurado, pelo seu médico ou por qualquer outra pessoa que tenha conhecimento do seu caso. 

O INSS também pode, por sua iniciativa, solicitar a realização da perícia médica, caso seja considerado necessário para a avaliação do seu benefício previdenciário. 

É importante lembrar que, para que o segurado tenha direito a prorrogação do benefício previdenciário, é necessário que seu estado de saúde seja devidamente comprovado por meio de exames e documentos médicos. Assim, a realização da perícia médica de prorrogação do INSS é fundamental para que o segurado obtenha o direito ao seu benefício. 

Tendo isso em mente, quer saber se pode se aposentar? Confira em nosso blog todos os detalhes para saber se cumpre os requisitos para receber o benefício. 

Como fazer o agendamento da Perícia de Prorrogação? 

Para realizar o agendamento da perícia de prorrogação é necessário que o agendamento seja feito através das plataformas de atendimento remotas como o Meu INSS, ou ligando para o número 135. 

Veja abaixo como realizar o agendamento através do portal Meu INSS: 

  1. Acesse o site do Meu INSS e faça login na sua conta previamente cadastrada. 
  1. Na página principal, clique na opção “Agendar Atendimento” e selecione a opção “Perícia Médica para Prorrogação”. 
  1. Selecione a unidade de atendimento mais próxima de você e a data desejada para o agendamento. 
  1. Confirme o agendamento e anote o número de protocolo gerado
  1. Compareça à unidade de atendimento no dia e horário marcados. Não se esqueça de levar todos os documentos necessários para realizar a perícia médica. 

Caso você opte por realizar o agendamento via ligação telefônica, no número 135, lembre-se de ter seus documentos em mãos para poder informar todos os dados solicitados pelo atendente. 

Quais documentos levar na Perícia de Prorrogação? 

Para estar apto a realizar a Perícia de Prorrogação é importante que se leve todos os documentos exigidos ao médico perito. 

É necessário levar os seguintes documentos: 

  • CPF; 
  • RG; 
  • Comprovante de residência atualizado; 
  • Documento do seu trabalho anterior, se houver; 
  • Documentos médicos relacionados ao seu problema de saúde, como exames, laudos, atestados, entre outros; 
  • Relatórios médicos anteriores, se houver; 
  • Decisões judiciais. 

Prazo para marcar a perícia 

O requerimento para agendar a perícia de prorrogação deverá ser realizado dentro dos últimos 15 dias de recebimento do benefício

   
   

      Empréstimo consignado sem sair de casa.

    Simule o seu agora!

A data de cessação do benefício pode ser encontrada em sua carta de concessão. Carta esta que também pode ser baixada no portal Meu INSS

É importante ressaltar que o pedido de prorrogação de um benefício só pode ser realizado até três vezes. Após atingir essa quantia, será possível realizar um novo pedido de benefício previdenciário apenas após 30 dias. 

Caso esteja aposentado pelo INSS, existe uma oportunidade de conseguir um dinheiro extra. Saiba como. 

Até quando o pagamento do benefício é mantido? 

O pagamento do benefício será continuado até a realização da Perícia de Prorrogação. Assim, o segurado recebe o auxílio financeiro até a realização da nova perícia

Caso seja decidido que existe a necessidade da prorrogação do benefício, o segurado continuará a receber o pagamento normalmente pelo tempo estipulado pela prorrogação. 

Necessita de dinheiro rápido e seguro? Considere fazer um Empréstimo Consignado ou até mesmo a Antecipação do saque FGTS na Empresta. 

Quanto tempo dura uma Perícia de Prorrogação? 

O atendimento médico da perícia de prorrogação dura em média o mesmo tempo de uma perícia usual, ou seja, cerca de 10 a 20 minutos. 

Tenha em mente que chegar antecipadamente à perícia com os documentos necessários, o ajudarão a agilizar o atendimento e facilitar o processo de concessão da extensão do benefício. 

Agora que já sabe o que é a Perícia de Prorrogação, quem pode solicitar e como fazer seu agendamento, tenha certeza de que você seguirá os passos corretos para agendar sua perícia caso seja necessário. 

Confira essa e outras dicas importantes sobre aposentadoria, FGTS, empréstimo consignado, entre outras no nosso blog

A Empresta possui as melhores soluções para você sair do aperto. Acesse nosso site e saiba mais sobre nossas soluções financeiras, de forma rápida, segura e de fácil contratação. 

Posts Relacionados