Oito coisas que você precisa saber sobre o saque-aniversário FGTS

Oito coisas que você precisa saber sobre o saque-aniversário FGTS

O saque-aniversário é a nova opção de saque do FGTS para trabalhadores de empresa privada (CLT). O saque-aniversário foi anunciado em 2019 através da Lei 13.932 como uma alternativa para que trabalhadores  possam sacar parte do valor que possuem em suas contas vinculadas, ou seja, ativas e inativas do FGTS, uma vez ao ano.  

Continue lendo para saber oito coisas que você precisa saber sobre o saque-aniversário. 

Oito coisas que você precisa saber sobre o saque-aniversário FGTS

Confira oito coisas que você precisa saber sobre o saque-aniversário: 
 

  1. Você precisa escolher fazer o saque-aniversário 

Uma coisa importante sobre o saque-aniversário é que você precisa escolher fazer essa modalidade do saque FGTS. Você pode escolher através do aplicativo do FGTS. No entanto, você só pode fazer isso até o último dia do mês do seu aniversário. Se você faz aniversário em março, por exemplo, poderá escolher fazer o saque até o dia 31 de março. Caso você não escolha até esse dia, só poderá fazer o saque no ano seguinte
 

  1. Saque-aniversário X saque-rescisão 

O saque-aniversário não é obrigatório e a opção padrão de saque do FGTS é o saque-rescisão. Por isso você precisa escolher fazê-lo, mas é importante que saiba que ao fazer isso, você não pode fazer o saque-rescisão em caso de demissão sem justa causa. No entanto, isso não é definitivo, pois você pode escolher voltar para a opção de saque-rescisão quando quiser.  

  1. Voltar para outra modalidade de saque-rescisão depois de escolher o saque-aniversário 

Depois de desistir da opção do saque-aniversário a volta para o saque-rescisão não é automática e você precisará esperar dois anos para isso. Por exemplo, se você escolheu fazer o saque-aniversário em 2021 e decidir desistir dessa opção em 2024, você só poderá voltar para o saque-rescisão em 2026.  
 
No entanto, durante os dois anos de espera você ainda poderá sacar as parcelas anuais do saque-aniversário. É importante lembrar também que você não perde o valor do saque-rescisão, ele apenas fica bloqueado na sua conta FGTS durante esse período.  

  1. Uso livre do dinheiro 

O uso do dinheiro do saque-aniversário é livre. Você não precisa comprovar que vai usar o dinheiro para a compra de um imóvel, por exemplo. Assim, você pode usá-lo para o que quiser, como colocar as contas em dia, comprar um presente para alguém especial ou fazer uma viagem. 

  1. Existe um período para você sacar o dinheiro 

Como você já sabe, o saque-aniversário é feito seguindo a sua data de nascimento e por isso possui esse nome. Assim, você pode realizar o saque aniversário durante três meses no ano: o mês do seu aniversário e os dois meses seguintes.  

É importante que você saiba que mesmo se tiver escolhido fazer o saque-aniversário, mas não realizar o saque do dinheiro durante os três meses autorizados (o mês do seu aniversário e os dois meses seguintes), o valor irá voltar automaticamente para a sua conta FGTS e você só poderá sacar no ano seguinte, durante o período autorizado. 

  1. Onde é possível fazer o saque

A Caixa Econômica Federal é um banco estatal e é responsável por ser o operador do FGTS desde 1990. Por isso, através de um dos aplicativos da própria instituição financeira, o aplicativo do FGTS, é possível saber todas as informações necessárias sobre o seu FGTS.  

Além disso, a Caixa também disponibilizou a opção de fazer o saque-aniversário de maneira digital. Para isso, o primeiro passo é fazer seu cadastro no aplicativo, escolher a opção saque, e seguir o passo a passo abaixo:  

  1. Escolha a opção de realizar uma transferência bancária; 
  1. Informe os dados de uma conta bancária que você é titular, ou seja, que esteja no seu nome, e confirme;  
  1. Escolha entre as opções de realizar o saque digital no dia “Dia 1º” ou “Dia 10”. É importante que você saiba que se optar por realizar o saque no dia 10 irá receber esse valor com juros, que são estabelecidos pelos rendimentos do FGTS;  
  1. Clique em “Continuar” e em seguida clique novamente em “Continuar”. 

Pronto! Após realizar esse processo, você poderá escolher receber o seu benefício em qualquer conta bancária que você é titular de maneira simples e rápida. 
 

  1. Outros tipos de saque do FGTS 

O saque-aniversário não é a única alternativa de saque para trabalhadores de empresa privada (CLT). O saque-rescisão é uma opção que acontece em casos de demissão sem justa causa, onde você pode realizar o saque do valor disponível na sua conta vinculada FGTS da empresa que realizou sua dispensa.  

Também é possível sacar o seu FGTS nas seguintes condições: 

  1. Compra da casa própria; 
  1. Em caso de desastres naturais; 
  1. No momento da aposentadoria; 
  1. Em caso de doenças graves. 

Além disso, em 2020, por conta da pandemia da Covid-19 e através da Medida Provisória 946/2020, trabalhadores da rede privada (CLT) com saldo em suas contas vinculadas do FGTS puderam sacar até R$1.045,00. 

  1. Antecipação do saque-aniversário 

Ao escolher fazer o saque-aniversário você passa a ter acesso a antecipação do saque-aniversário, um novo tipo de empréstimo voltado exclusivamente para trabalhadores de empresa privada (CLT).  

A antecipação do saque-aniversário é um tipo de consignado que possui taxa de juros baixa não compromete o seu orçamento mensal, pois as parcelas são debitadas automaticamente de forma anual, toda vez que o seu saque-aniversário fica disponível na sua conta FGTS.  

Quer saber mais sobre a antecipação do saque-aniversário? Acesse: “O que é a antecipação do saque-aniversário FGTS?”. 

   
   

Antecipação do saque FGTS: não espere para ter seu dinheiro

    Contrate agora

Posts Relacionados