Novas regras de aposentadoria para 2023

Novas regras de aposentadoria para 2023

Se você está planejando dar entrada no processo de aposentadoria, saiba que existem algumas novas regras de aposentadoria para 2023 que você precisa conhecer. 

Todas as mudanças na aposentadoria acontecem por conta da reforma da previdência, que foi feita no ano de 2019, e até os dias de hoje, os benefícios do INSS são afetados com essas alterações. 

É comum que muitas pessoas tenham dúvidas sobre o assunto, principalmente por não entenderem exatamente como funciona. Pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas informações sobre as novas regras de aposentadoria para 2023, quem será afetado e o que não vai mudar. 

Acompanhe a seguir! 

Novas regras de aposentadoria para 2023: o que mudou? 

As regras para conseguir se aposentar estão tendo cada vez mais alterações de forma gradativa, desde a reforma da previdência, que aconteceu no ano de 2019. Essas alterações são feitas para que as pessoas que logo vão receber o benefício não sejam prejudicadas. 

No ano que vem, esses benefícios serão afetados pelas novas regras de aposentadoria para 2023, e se você está prestes a se aposentar, saiba que é interessante se atentar a essas mudanças. 

Aposentadoria por idade mínima progressiva 

Essa modalidade de aposentadoria também sofreu algumas alterações em suas regras, e para conseguir se aposentar em 2023, as mulheres precisam ter 58 anos e 30 anos de contribuição. 

Já os homens, precisam cumprir os requisitos de 35 anos de contribuição e terem 63 anos de idade. 

Aposentadoria por pontos 

Outras alterações foram na regra de pontos, onde a idade da pessoa é somada ao tempo em que ela contribuiu. No ano de 2023, as mulheres precisam somar 90 pontos, tendo 30 anos de contribuição no mínimo. 

Já os homens, precisam somar 100 pontos, onde precisam de 35 anos de contribuição ao menos para conseguirem se aposentar. 

Se a mulher tem 60 anos, por exemplo, e contribuiu durante 30 anos para o INSS, a sua pontuação é de 90 pontos, ou seja, já pode conseguir sua aposentadoria pela regra de pontos. 

Aposentadoria por Idade 

As novas regras de aposentadoria para 2023 por idade também foram alteradas, e os homens precisam ter 65 anos de idade e terem contribuído por 15 anos. Já as mulheres, precisam ter 62 anos de idade e contribuído por 15 anos também. 

Principais mudanças: faixa etária 

Como dissemos, sobre as principais novas regras de aposentadoria para 2023, podemos dizer que a faixa etária, assim como o tempo de contribuição, foram as principais. 

Todas as novas regras e mudanças que aconteceram nas modalidades e tipos de aposentadoria estão cada vez mais rígidas. O tempo de contribuição para os homens, por exemplo, foi para 20 anos, e para as mulheres, 15 anos. 

   
   

      Empréstimo consignado sem sair de casa.

    Solicite agora!

Na aposentadoria especial, que é voltada para os segurados que desempenharam atividades consideradas de alto risco de insalubridade, o tempo de contribuição muda de acordo com o grau da atividade que era exercida. 

Em atividades onde o grau de periculosidade é alto, a contribuição é de 15 anos. Em graus médios, de 20 anos, e baixo grau, 25 anos de contribuição para as novas regras de aposentadoria para 2023. 

Quais são as regras de aposentadoria que não vão sofrer alterações em 2023? 

Assim como existem novas regras de aposentadoria para 2023, algumas delas não vão sofrer alterações, ou seja, serão regras fixas. 

Se você tinha adquirido o direito sobre as regras antigas à reforma da previdência, por exemplo, essas mesmas regras serão mantidas para esses trabalhadores. 

Outra regra fixa que a reforma da previdência trouxe é que os homens podem se aposentar com 65 anos e 20 anos de contribuição, e as mulheres, com 62 anos e 15 anos de contribuição, para aqueles que se filiaram antes de 13 de novembro de 2019. 

A regra do pedágio de 50% também possui regras fixas, que não foram alteradas para 2023. Os trabalhadores que estavam com menos de 2 anos para se aposentar em 13/11/2019, precisam cumprir o pedágio de 50% como o tempo que falta. 

Ou seja, se faltava 1 ano para que o trabalhador pudesse chegar aos 35 anos de contribuição, ele precisa trabalhar por mais 1 ano e meio do pedágio. 

A regra do pedágio 100% também não sofreu alterações para o ano de 2023. Quem estava com mais de dois anos para conseguir a aposentadoria em 13/11/2019, precisa cumprir o tempo que falta do pedágio, de acordo com a regra. 

Os trabalhadores serão afetados por essas novas regras? 

Grande parte da população brasileira será afetada com as novas regras de aposentadoria para 2023. Isso porque, diversas modalidades desse benefício do INSS sofreram alterações, como a aposentadoria por tempo de contribuição, que até o momento está inativa parcialmente. 

Nessa modalidade, o trabalhador contribuía por determinado tempo, sendo 35 anos para os homens e 30 anos para as mulheres e tinham a aposentadoria como direito adquirido. 

Já a aposentadoria especial, também corria o risco de sofrer com as novas regras de aposentadoria para 2023, mas a lei permaneceu sem alterações pelos parlamentares, mudando apenas a faixa etária desse quesito. 

Como vimos, no ano que vem diversas novas regras de aposentadoria serão trazidas pela reforma da previdência que aconteceu no ano de 2019. Essas novas regras, resumidamente, estão relacionadas ao aumento da idade, do tempo de contribuição e também das regras de pontuação para conseguir ter acesso ao benefício do INSS. 

De forma geral, os cálculos feitos sobre os benefícios do INSS não serão afetados, mas as novas regras de aposentadoria para 2023 sofreram alterações. 

É extremamente importante que, caso você esteja planejando se aposentar no ano que vem, faça uma análise para entender em qual regra você se encaixa melhor para buscar a melhor opção do benefício. 

É comum que as pessoas não consigam fazer o planejamento da aposentadoria sozinhas, por terem muitas dúvidas e não entenderem alguns conceitos, principalmente depois das novas regras de aposentadoria para 2023

Com isso, o ideal é contar com profissionais e empresas especializadas no assunto para te ajudar, e então, escolher a opção que traz mais vantagens para você. 

Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco através do site e fale com um de nossos especialistas! Podemos te ajudar. 

Siga nossas redes sociais:

Posts Relacionados