Acréscimo de 25% na aposentadoria: quem tem direito?
O acréscimo de 25% na aposentadoria tem sido um assunto cada vez mais discutido, principalmente pela quantidade de pessoas que possuem dúvidas se possuem o direito ou não de receber.
Esse adicional é voltado para os aposentados que poderão receber um valor a mais na sua renda mensal, sendo 25% sobre o valor que já recebem, principalmente para contratar um cuidador.
O intuito do acréscimo de 25 na aposentadoria é para as pessoas que não possuem condições de fazer todas as tarefas comuns do dia a dia sem precisar de ajuda de outras pessoas. Assim, a perícia do INSS deverá ser feita, para que o aposentado receba esse aumento.
Se você deseja entender um pouco mais sobre o assunto, acompanhe as informações que trouxemos a seguir:
O que é o acréscimo de 25% na aposentadoria?
Todos os aposentados por invalidez podem receber um acréscimo de 25 na aposentadoria, principalmente por precisarem de assistência de outras pessoas todos os dias.
Esse aumento é um benefício destinado a uma porcentagem a mais no valor que o aposentado já recebe todos os meses, para que ele possa custear ajuda de outras pessoas, sendo capaz de realizar as atividades de rotina.
Com o objetivo de amparar os aposentados, o acréscimo de 25 na aposentadoria por invalidez foi criado para colaborar com as situações comuns que eles possam passar, como problemas para se locomover, problemas mentais, problemas que trazem limitações e outros.
Isso porque, normalmente, esses aposentados precisam de ajuda de outras pessoas para conseguir realizar atividades comuns do dia a dia, e o acréscimo de 25% na aposentadoria é justamente voltado para ajudar com esses custos.
Quais aposentados possuem o direito a esse aumento?
O acréscimo de 25 na aposentadoria é um direito aos aposentados por invalidez, que vão receber esse aumento todos os meses junto aos seus benefícios.
É válido dizer que para conseguir ter acesso a esse acréscimo, é necessário seguir alguns requisitos, como apresentar a comprovação de que necessita de ajuda de outras pessoas para conseguir fazer as atividades comuns do dia a dia.
Esse benefício aos aposentados por invalidez que dependem de outras pessoas para realizar atividades, precisa ser solicitado através do site do INSS. O comparecimento da pessoa até uma das unidades determinadas é essencial para que a perícia seja feita.
Esse acréscimo supera o teto do benefício do INSS?
Hoje em dia não existe um limite sobre o teto para que o acréscimo de 25% na aposentadoria seja feito, ou seja, ele pode ser ultrapassado pelo pagamento do benefício.
O teto da previdência do INSS em 2022 é de R$7.087,22. O adicional que for acrescentado mensalmente à aposentadoria poderá passar esse teto sem nenhum problema.
Quais os documentos necessários para fazer a solicitação?
Para solicitar o acréscimo de 25% na aposentadoria, é preciso apresentar o CPF, os documentos que comprovam que o aposentado tenha dependência de outras pessoas, a procuração ou termo de representação, assim como os documentos da pessoa, registrados em cartório para solicitar o acréscimo, quando o aposentado não pode ir.
Quem pode receber o acréscimo de 25%?
O acréscimo de 25% na aposentadoria não é feito para todas as modalidades de aposentadoria do INSS, mas sim para os aposentados por invalidez, como dissemos anteriormente.
Isso porque, esses aposentados precisam comprovar que necessitam de ajuda de outras pessoas para realizar atividades rotineiras.
Caso a pessoa seja aposentada por idade, tempo de contribuição, auxílio doença ou aposentadoria especial, por exemplo, mas não por invalidez, não é possível ter acesso ao acréscimo de 25% na aposentadoria.
Empréstimo consignado sem sair de casa.
Solicite agora!Como ficam as outras modalidades?
Para receber o acréscimo de 25% na aposentadoria, o recomendado é que o segurado comprove que precisa de ajuda de outras pessoas, e isso pode ser feito a partir de um requerimento judicial, para que possa ser contemplado pela decisão do STF, quando for favorável.
O fato de o aposentado necessitar de ajuda permanente, faz com que o acréscimo de 25% na aposentadoria seja oferecido, para justamente ajudar com a realidade do dia a dia que ele possui e precisa custear.
Outras modalidades de aposentadoria, como por idade, tempo de contribuição e aposentadoria especial não afetam diretamente a sobrevivência diária do segurado, e por isso, elas não se encaixam no acréscimo de 25% na aposentadoria.
Esse aumento mensal possui objetivo de trazer assistência para a vida do segurado, para que os custos com medicamentos e cuidadores possam ser arcados sem prejudicar a sua saúde financeira.
Como é feito o cálculo desse acréscimo?
Para saber o valor do acréscimo de 25% na aposentadoria é bem simples, você apenas precisa pegar o valor que recebe todos os meses do benefício e adicionar 25% sobre ele.
Esse acréscimo também será oferecido e ficará disponível na conta dos aposentados no décimo terceiro salário de todos os anos.
Como dito, o valor ficará disponível na conta bancária e será depositado junto com o benefício de aposentadoria do INSS que o aposentado já recebe todos os meses, depois que a solicitação for feita e aceita.
Como fazer essa solicitação?
Se você recebe o benefício de aposentadoria por invalidez, é preciso fazer a solicitação. Então, uma perícia será marcada para que a necessidade de um cuidador e outras pessoas realmente seja uma realidade todos os dias.
Depois de marcar a perícia, e durante o tempo em que ela ainda não for feita, é necessário que na perícia do INSS, o aposentado informe por qual motivo que ele precisa de uma terceira pessoa para ajudar com as atividades do dia a dia.
No caso de pessoas que já recebem a aposentadoria por invalidez, mas só depois tiverem que lidar com a incapacidade de conseguir realizar as atividades do dia a dia, uma nova perícia deverá ser agendada no INSS para ter acesso ao acréscimo de 25% na aposentadoria.
Nesses casos, quando a incapacidade foi agravada, e existe a necessidade de contratar um cuidador, é preciso acessar o portal do Meu INSS através do site ou do aplicativo, ou então entrar em contato pelo número de telefone 135.
Assim, você consegue relatar a sua atual situação para agendar a perícia, e conseguir ter direito ao acréscimo de 25% na aposentadoria.
Agora que você entendeu um pouco mais sobre o assunto, entre em contato conosco e tire suas dúvidas com um de nossos especialistas!
Siga nossas redes sociais:
Posts Relacionados
Troca de aposentadoria é possível?
A aposentadoria é uma etapa significativa na vida de qualquer trabalhador, mas ...
Leia maisSalário mínimo dos aposentados em 2023
Todos os anos, no mês de janeiro, o salário mínimo sofre um reajuste pelo ...
Leia maisQuem tem TDAH tem direito a algum benefício INSS?
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma ...
Leia mais