Onde investir: franquia financeira ou mercado financeiro?
Empreender é um grande sonho para boa parte dos brasileiros, como aponta um estudo do SEBRAE.
No entanto, é necessária muita pesquisa e planejamento para tomar as decisões certas sobre onde investir, e assim ter uma fonte de renda duradoura e bem sucedida.
As opções mais comuns a quem deseja empreender são abrir um negócio, seja ele próprio ou no modelo de franquias, e aplicar o capital disponível para obtê-lo de volta com juros.
Uma das alternativas mais promissoras para quem prefere abrir um negócio com alta lucratividade e retorno rápido são as franquias de crédito, como você pode conferir neste outro artigo.
A seguir faremos um comparativo entre o investimento em franquias financeiras e em aplicações no mercado financeiro para que você possa entender os prós e contras de cada um e avaliar qual melhor se encaixa no seu perfil de empreendedor, nas suas expectativas de rentabilidade e no seu capital.
Onde eu posso investir? Conheça as opções!
No mercado financeiro brasileiro, você encontra uma infinidade de possibilidades de investimento para todos os bolsos, como as aplicações em renda fixa (CDB, LCI, LCA etc), Tesouro Direto, fundos imobiliários e ações na bolsa de valores. Algumas dessas alternativas são mais simples e exigem um custo menor, além de serem facilmente controladas por qualquer pessoa, como as aplicações de renda fixa.
Já para investir na bolsa, por exemplo, é recomendável um maior conhecimento técnico sobre o mercado de ações, o que pode demandar o apoio de uma consultoria especializada para minimizar os riscos da operação.
Por outro lado, as franquias financeiras oferecem suporte constante na gestão e na operação da loja, o que lhe permite se tornar um franqueado mesmo sem conhecimento técnico ou experiência prévia no mercado de crédito. Além disso, esse mercado proporciona resultados extremamente estáveis, pois pouco sofre com inadimplência ou sazonalidade, inclusive em tempos de crise econômica.
De modo geral, o investimento em uma franquia de empréstimos costuma ser mais alto que em muitas opções de aplicações financeiras, mas, sem dúvidas, o retorno também o será, contanto que você escolha uma empresa confiável, com força de mercado e se dedique a fazer o empreendimento prosperar.
Eu tenho perfil para o investimento?
A escolha entre franquia financeira ou mercado financeiro vai depender muito do seu perfil e dos seus objetivos para este investimento. Por isso, antes de escolher qual caminho seguir, é preciso fazer uma autoanálise e entender as suas habilidades pessoais, competências e experiências profissionais, além de como você espera que esse empreendimento afete a sua rotina daqui em diante.
Durante a sua análise, procure ter as respostas para as seguintes perguntas:
- Você deseja extrair toda a sua renda desse empreendimento ou ele funcionará como uma renda extra para complementar o salário?
- Você tem tempo e disposição para se dedicar a um empreendimento próprio?
- Quanto você precisa exatamente para essa finalidade?
- Em quanto tempo você consegue levantar a verba necessária?
- Em quanto tempo você gostaria de obter o retorno do seu investimento?
Registre as suas respostas. Elas te ajudarão a alinhar os seus interesses com as informações obtidas sobre as aplicações financeiras ou franquia do seu interesse.
Os perfis com boa capacidade de gestão e liderança, que gostam de vender e não se importam de por a mão na massa, podem ficar mais satisfeitos com o modelo de franquias financeiras. Nesse caso, a mudança de vida será muito maior que em aplicações financeiras, já que a sua rotina irá mudar radicalmente, caso você opte por ser o próprio gestor da loja em vez de contratar um.
Avalie se está disposto a esse nível de dedicação e lembre-se que esse esforço é necessário para maturar os resultados em médio e longo prazo. Se você sente que não está disposto a esse tipo de mudança ou não quer abrir mão do seu emprego atual, você pode atingir a realização pessoal através das aplicações disponíveis no mercado financeiro.
Mas, não se engane: aplicações também requerem tempo e atenção para que se obtenha um retorno financeiro satisfatório. Entender como você se encaixa no meio das particularidades de cada investimento permitirá vislumbrar qual é mais adequado a sua conduta, para que invista com inteligência e segurança.
Entendendo os riscos de cada operação
Fato é: qualquer investimento envolve riscos. No entanto, as franquias diminuem as chances de insucesso por replicarem um modelo de negócio amplamente testado e aprovado no mercado, e utilizarem um nome e imagem de confiança do público. As empresas franqueadoras costumam realizar pesquisas de mercado e de produto constantemente para melhorarem a sua oferta de serviços e oferecem apoio, também, no marketing do seu negócio, para que você atraia e fidelize a sua carteira de clientes.
Você pode conferir o custo do investimento inicial, e as estimativas de retorno e de rentabilidade para a aquisição de uma franquia financeira diretamente com a franqueadora, que disponibiliza essas informações aos candidatos.
As aplicações financeiras com rendimentos fixos mensais costumam ter um risco de operação menor, e da mesma forma serão a rentabilidade e o custo da operação. Os investimentos com maiores possibilidades de ganhos oferecem riscos igualmente altos, como é o caso da compra de ações, cujo ganho irá variar conforme o desempenho do título obtido.
Todos os dois tipos de investimento exigem acompanhamento intensivo e detalhado durante o andamento das operações. Porém, a franquia tende a depender mais de esforço próprio e, por isso, apresenta um risco muito menor.
Afinal, onde devo investir?
Ficou claro como a franquia financeira e as aplicações no mercado financeiro são escolhas que diferem em muitos aspectos, como tempo de dedicação, rentabilidade, riscos de operação, perfil e capital. Um investidor com a saúde financeira em dia pode até explorar as duas formas de investimento simultaneamente.
Aplicar no mercado financeiro exige menos tempo e dedicação, mas maior conhecimento técnico para tomar as decisões certas e ter sucesso nesse tipo de investimento, que possui um cenário mais instável que o de franquias financeiras, pois os resultados não dependerão do seu esforço, mas das oscilações do mercado.
Se o seu capital é restrito, as aplicações financeiras são a alternativa mais viável, principalmente se você pretende manter o seu emprego atual. Agora, se você tem um capital considerável, mas não está preparado para enfrentar o dia a dia de uma loja, a melhor opção será contratar uma consultoria para te ajudar a investir em aplicações de renda variável, que apresentam maior retorno.
Em contrapartida, para aqueles mais ambiciosos, que almejam lucros altos, estabilidade e não tem preguiça de fazer as coisas acontecerem, o modelo de franquias financeiras é definitivamente a escolha certeira! Se você se identifica com essas características, conheça o perfil dos franqueados de sucesso da Franquia Empresta e descubra se você também pode ser um!
Posts Relacionados
Como vender empréstimos: 5 dicas para por em prática na sua franquia financeira
O dono de uma franquia financeira pode contar com o reconhecimento da ...
Leia maisComo montar uma reserva financeira para abrir seu negócio?
Ter uma reserva financeira é o primeiro passo e a melhor opção para abrir ...
Leia maisConheça as formas de vender empréstimo consignado
Se você tem interesse em vender empréstimo consignado, primeiro precisa ...
Leia mais