Entenda os modelos de comissionamento na Franquia Empresta

Entenda os modelos de comissionamento na Franquia Empresta

O correspondente bancário atua na intermediação da relação entre o cliente e as instituições financeiras. Esse profissional é remunerado pelos bancos que representa na forma de comissionamento por contrato aprovado.

É importante ressaltar que os valores referentes às comissões serão diferentes em cada banco, uma vez que cada uma possui suas próprias regras de comissionamento e percentuais de comissionamento diferentes para cada produto vendido.

A seguir, confira como esse comissionamento é realizado na Franquia Empresta. Há dois modelos à disposição do franqueado Empresta. São eles: agente e subestabelecido.

Agente

Como agente de vendas da Empresta, o franqueado recebe um percentual da rentabilidade de todos os contratos aprovados na loja e a Empresta também recebe um percentual menor, para que a gente mantenha o motor funcionando do lado de cá.

Nesse modelo de comissionamento, você recebe o pagamento à vista, ou seja, assim que o contrato é aprovado, o comissionamento é liberado pelo banco. Quando a linha de crédito é aprovada para o cliente, o banco paga para a Empresta, que imediatamente transfere o percentual de comissão para seus franqueados. Por isso, há fluxo de caixa todos os dias na sua loja.

No próprio sistema de gestão de vendas e clientes da Empresta, você tem o controle de todas as vendas efetuadas em todas as instituições com as quais trabalhamos, sendo estas os principais bancos de rede do país.

Subestabelecido

Esse modelo de comissionamento é pouco conhecido e utilizado no mercado, e a Empresta abre essa possibilidade para que o franqueado possa aumentar a lucratividade do seu negócio.

O subestabelecido nada mais é que a Empresta credenciando a sua loja diretamente nas instituições financeiras. Nesse modelo de comissionamento, você passa a receber um percentual maior que no modelo anterior. O franqueado recebe esse valor diretamente dos bancos e a Empresta recebe a parte dela também.

A diferença é que você escolhe como o pagamento será efetuado. A primeira forma é o diferido, isto é, parcelado pelo tempo de contrato acordado em cada proposta. Isso significa que, quando um contrato de 84 meses é aprovado, você recebe um pequeno percentual à vista e o restante é parcelado em todos esses meses. Enquanto o cliente paga as parcelas, você recebe esse comissionamento.

Nesse caso, é importante garantir o fluxo de caixa todos os meses para o pagamento das despesas fixas e variáveis da sua loja. Para isso, você pode solicitar a antecipação do comissionamento no banco.

Em suma, a grande diferença entre os dois modelos é justamente o fluxo de caixa para abater as despesas e o percentual de comissionamento de cada um. A gestão financeira de ambos os modelos é o que fará a diferença na rentabilidade da sua franquia.

Geralmente, as franquias iniciam o empreendimento como agente e realizamos a transição para o subestabelecido de forma saudável, quando entendemos que você, dono desse negócio, já está a par de todos os produtos, das vendas e do sistema operacional, sendo capaz de fazer a gestão da loja e desse comissionamento sozinho.

Apesar disso, você não está só em momento algum. A Empresta te ajuda a tomar essas decisões e atua junto com você para maximizar a lucratividade da sua loja, porque a gente só tem sucesso quando você tem sucesso. Para entender melhor como funciona essa parceria, conheça o modelo de franquias da Empresta!

Posts Relacionados