Empréstimo: qual o melhor tipo?

Empréstimo: qual o melhor tipo?

Todos os tipos empréstimos são muito comuns entre os brasileiros. A economia tem obrigado muitos a recorrer a esse tipo de solução financeira oferecida pelos bancos e outras instituições. Essa solução é tida por alguns como uma péssima escolha por causa dos juros. Mas quando falamos de emergências, o empréstimo é uma boa opção se você está sem capital

Não é incomum, entretanto, que os brasileiros realizem empréstimos para concretizar grandes planos. Seja para comprar uma casa, carro ou pagar uma viagem, o empréstimo também serve para ajudar a conquistar esse tipo de objetivo, sem emergências envolvidas. 

E antes de tomar qualquer decisão, é interessante que você entenda quais os tipos de empréstimo e qual deles é o melhor. 

O que é o empréstimo? 

De modo geral, o empréstimo é todo ato por meio do qual você empresta algo de alguém. No caso do empréstimo bancário, o consumidor recebe de uma instituição financeira determinado valor em dinheiro que deve ser devolvido em parcelas. O empréstimo sempre envolve a aplicação de juros sobre a devolução do valor emprestado. Ou seja, você empresta determinado valor do banco e deve pagar com juros. 

A seguir vamos te mostrar alguns dos tipos de empréstimos mais populares. Qual deles é o melhor? 

Empréstimo Consignado 

Popular entre aposentados e pensionistas, esse tipo de empréstimo é descontado diretamente na folha de pagamento. Para a instituição financeira, o empréstimo consignado tem baixo risco de inadimplência já que a parcela do empréstimo será inevitavelmente descontada. A diminuição no risco de calote no empréstimo consignado faz os juros caírem. Assim, essa continua sendo uma das melhores opções de empréstimos para quem não está mais trabalhando. 

Mesmo que popular entre aposentados, o empréstimo consignado também pode ser descontado da folha de pagamento, a depender da parceria do seu empregador com a instituição bancária. 

   
   

A antecipação do saque FGTS pode estar com os dias contados!

    Simule sem compromisso

Empréstimo Pessoal 

O empréstimo ou crédito pessoal é caracterizado pela negociação do consumidor diretamente com a instituição bancária. Prazos, taxas e valores de parcelas são negociados entre as partes, não se tratando de contrato de adesão. Entretanto, é opção da instituição bancária conceder ou não o empréstimo de acordo com as condições negociadas. 

Mas é importante ficar atento, pois os juros do empréstimo pessoal tendem a serem maiores que a taxa de juros do empréstimo consignado. Além disso, o custo efetivo total da transação deve ser indicado de maneira clara no contrato pra que você não tenha dúvidas.  

Cheque especial 

Apesar de ser um “socorro” para o consumidor, de fácil acesso na conta bancária, o cheque especial é um tipo de empréstimo. Com limite pré-aprovado, o que o cliente sacar, referente ao cheque especial, ele terá que devolver – com juros! E quanto maior o valor sacado e mais tempo usando o cheque especial, maior a taxa de juros. 

Essa é uma excelente opção para emergências e pequenos custos fora do planejamento financeiro da sua casa. 

Qual dos tipos de empréstimos é o melhor? 

Para essa pergunta a resposta é: depende. O melhor tipo de empréstimo vai depender da sua necessidade, do seu planejamento e da possibilidade de pagamento das futuras parcelas do empréstimo. Uma contratação mal feita pode se tornar uma dor de cabeça sem fim. 

Escolha com cuidado a instituição com a qual você irá realizar a contratação do empréstimo e confie em quem tem experiência no mercado. 

Para saber mais, fale com a Empresta Bem Melhor. 

Posts Relacionados