Verdade ou mentira: o empréstimo consignado é uma boa opção?

Verdade ou mentira: o empréstimo consignado é uma boa opção?

Muitas pessoas ainda possuem muitas dúvidas sobre o empréstimo consignado, uma delas é se ele realmente é uma boa opção. E a resposta é sim! Ele é um dos empréstimos mais baratos do mercado, com longo prazo para pagamento e com o valor das parcelas debitado automaticamente do seu salário ou benefício. 

Continue lendo para entender por que ele é uma boa opção e quem pode contratar.   

 
Por que o empréstimo consignado é uma boa opção? 

O empréstimo consignado é uma boa opção, pois possui vantagens que outros empréstimos não podem oferecer. As principais vantagens são: 

  1. Taxa de juros baixa 

A taxa de juros baixa é a vantagem mais famosa quando falamos sobre esse tipo de crédito. Isso porque independente do tipo de consignado, ela é muito mais baixa que a de outros tipos de empréstimo, confira: 

  • Consignado INSS: taxa de juros máxima de 1,80% ao mês
  • Consignado Siape: taxa de juros máxima de 2,05% ao mês
  • Consignado FGTS: taxa de juros máxima de 3,5% ao mês
     
  1. Contratação rápida e fácil 

Este é um empréstimo que você precisa apresentar poucos documentos e o dinheiro está na sua conta em até cinco dias úteis. Isso porque ele  não faz consulta ao SPC e Serasa e é uma opção muito segura para quem contrata, mas também para as instituições financeiras que disponibilizam, o consignado não tem burocracia. Assim, sua contratação consegue ser rápida e fácil.  

  1. Longo prazo para pagamento 

O prazo para pagamento do empréstimo consignado é outra grande vantagem. Confira o prazo dos principais tipos de consignado: 

  • Consignado INSS: até 84 meses (sete anos) para pagar; 
  • Consignado Siape: até 96 meses (oito anos) para pagar; 
  • Consignado FGTS: até 48 meses (dois anos) para pagar. 
   
   

      Empréstimo para aposentados e pensionistas com as juros mais baixos do mercado

    Simule agora

 
Quem pode contratar? 

Primeiro, é importante que você saiba que existem diferentes tipos de empréstimo consignado, voltado para diferentes tipos de pessoa. No entanto, os principais tipos de pessoas que podem contratar o empréstimo consignado são:    

  • Servidores públicos (municipais, estaduais e federais);   
  • Trabalhador da rede privada (CLT);   

No entanto, é importante que você saiba que a empresa responsável pela sua renda precisa ser conveniada a instituição financeira que você pretende solicitar o empréstimo. Isso porque o pagamento das parcelas do empréstimo consignado é realizado de maneira automática do seu salário ou benefício pelo banco.   

Margem consignável 

A margem consignável é muito importante para quem quer fazer um empréstimo. Isso porque ela é o limite da sua renda (seja salário ou benefício) que pode ser usada para realizar a contratação do empréstimo e cartão consignado.  

O limite foi estabelecido pela Lei do Consignado da seguinte forma:  

  • 30% para a contratação do empréstimo consignado 
  • 5% para a contratação do cartão consignado. 

No entanto, é importante lembrar que por conta do aumento da margem consignável causado pela pandemia causada pela Covid-19, até o dia 31 de dezembro de 2021, a margem consignável está dividida de forma diferente: 

  • 35% para a contratação do empréstimo consignado; 
  • 5% para a contratação do cartão consignado.  

Documentos necessários 

Você já sabe que o processo de contratação é simples e rápido. Assim, para contratar você precisará apresentar apenas alguns dados e documentos, como:      

  • Documento de identidade com CPF;       
  • Endereço completo (CEP, rua, bairro, nº e complemento, cidade e UF);      
  • Comprovante de residência com no máximo 60 dias de vencimento.        
  • Dados da sua conta corrente na qual receberá o valor contratado.     

Agora que você já sabe que o empréstimo consignado é uma boa opção, o que acha de encontrar a melhor oferta para você? Acesse o Comparador de empréstimo consignado da Empresta e aproveite!   

Posts Relacionados