Empréstimo consignado para financiamento imobiliário
O empréstimo consignado é bastante popular entre aposentados, especialmente pelas taxas mais baixas. No caso de pessoas com dívidas por financiamentos imobiliários, esse tipo de empréstimo pode é a alternativa mais favorável para o credor se livrar dos débitos. Afinal, por que o empréstimo consignado é a melhor opção?
O endividamento das famílias devido a financiamentos imobiliários representa uma grande parcela do orçamento de muitas casas. Além das taxas e encargos, as parcelas do financiamento podem acabar se tornando pesadas demais com o passar do tempo. Isso faz com que muitos se questionem como poderão resolver esse problema.
Imagine a seguinte situação: João e Maria são casados, aposentados, e após pagarem pela casa própria por duas décadas, faltando pouco para quitar o financiamento, eles começam a enfrentar dificuldades financeiras. Entretanto, João e Maria se recusam a vender a casa da família. O que fazer?
Para isso, realizar um empréstimo consignado para quitar o financiamento imobiliário se mostra como a melhor opção para os personagens que mencionamos acima.
Por que o financiamento imobiliário é tão caro?
A maioria das pessoas financia a casa própria em longos contratos, de 20, às vezes até 30 anos de duração. Como se não bastassem as parcelas, ao adquirir um imóvel, o pagamento de taxas parece interminável. Além disso, a documentação da casa representa parte importante e uma obrigação inadiável.
Dentre os custos que envolvem o financiamento de um imóvel, podemos mencionar:
- Taxa de vistoria do imóvel
- Taxa de seguros
- Registro do imóvel
- ITBI
- Escritura
- Juros
- Certidões e outros documentos emitidos pelos cartórios
Entretanto, os gastos acima são apenas um exemplo dos custos com o financiamento. E se considerarmos que, como no caso de João e Maria, as dificuldades financeiras aparecerem próximo ao final do financiamento, o empréstimo consignado para aposentados oferece a melhor opção para garantir a completa aquisição da casa própria.
Como funciona o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado fornece crédito, em sua maioria pessoas aposentadas, cujas parcelas serão descontadas mensal e diretamente da folha de pagamento do benefício. Como essa modalidade de empréstimo reduz o risco de inadimplência, acaba oferecendo taxas mais baratas e consequentemente, melhores condições para aposentados e pensionistas.
Para trazer mais segurança, tanto para quem solicita o empréstimo quanto para o banco, existe um limite – a chamada margem consignável. Ela é regida pela Lei do Consignado, e permite ao consumidor contrair empréstimos que comprometam até 35% da sua renda (e outros 5% para cartão de crédito consignado).
Ainda que as taxas de juros do empréstimo consignado variem de banco para banco, é possível encontrar instituições que oferecem crédito a juros de 1,8% ao mês (para comparação, o cheque especial pode chegar a cobrar juros mensais de 15%).
Com parcelas fixas e parcelas que podem ser estendidas por até 96 meses, o empréstimo consignado não deixa espaço para surpresas. Além disso, caso a parcela do crédito comprometa o orçamento da casa, aposentados como João e Maria, o casal do nosso exemplo acima, poderá renegociar o pagamento.
Como saber se posso fazer um empréstimo consignado?
No exemplo que demos no início do texto, João e Maria são aposentados e desejam quitar o financiamento imobiliário com o dinheiro do empréstimo consignado. E para usufruir das taxas reduzidas, é preciso:
- Comprovar a condição de aposentado/pensionista
- Comprovar renda fixa através do histórico de créditos
- Possuir margem consignável disponível
Os trabalhadores sob regime CLT, servidores públicos e beneficiários de LOAS/BPC também podem realizar empréstimos consignados. Ou seja, ainda que João e Maria não fossem aposentados, poderiam recorrer ao empréstimo consignado para quitar antecipadamente o financiamento imobiliário, por exemplo.
Empréstimo consignado sem sair de casa.
Solicite agora!Por que o empréstimo consignado é a melhor opção?
Entre a contratação do empréstimo e o recebimento do valor, o processo leva em média 05 dias úteis. Com o dinheiro em mãos, o credor já pode se organizar para quitar as dívidas.
Como a parcela do empréstimo será provavelmente inferior ao valor anteriormente comprometido nas parcelas do imóvel, o aposentado ou pensionista pode utilizar o valor que “sobrar” para outras coisas. Assim, pode se reestabelecer financeiramente e planejar novos projetos.
Além dos juros e taxas reduzidos do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas, ao antecipar as parcelas do financiamento com o dinheiro do crédito, é possível reduzir os juros do financiamento. Essa é uma forma de economizar e fazer bom uso do dinheiro emprestado junto à instituição financeira.
Mais do que isso, é possível fazer uma simulação junto à responsável pelo financiamento imobiliário e descobrir o melhor momento para quitar as parcelas restantes. Com isso, fica mais fácil visualizar o valor que se pretende conseguir através do empréstimo consignado.
Se, assim como João e Maria, o nosso casal de aposentados do exemplo que demos no início do texto, você está em apuros com o financiamento da casa própria e não sabe que atitude tomar, experimente conversar com um especialista sobre o empréstimo consignado. Se já tomou a decisão de antecipar as parcelas do seu financiamento, procure uma instituição de sua confiança.
O que você precisa para fazer um empréstimo consignado?
Conforme mencionado, para usufruir das taxas reduzidas para aposentados e pensionistas você precisa fazer parte de um dos dois grupos (ou ser beneficiário do BPC e LOAS). A solicitação pode ser feita em uma agência bancária ou em alguma empresa vinculada a essas instituições.
Além dos documentos mencionados em um dos tópicos anteriores, o aposentado deverá apresentar:
- Documento de identidade com foto e CPF
- Comprovante de endereço
- Informações bancárias
Feita a análise de crédito, é só aguardar. Aprovada a solicitação, dentro de poucos dias você terá o crédito disponibilizado, o dinheiro em mãos e poderá quitar os débitos pendentes.
Tome uma decisão bem pensada e compare as opções de oferecidas pelos bancos e instituições. Lembre-se de sempre de checar a seriedade da instituição com a qual vai negociar, antes de contrair um empréstimo e escolha aquela que mais lhe agradar, seja através do atendimento presencial ou virtual.
Para mais soluções financeiras para você e sua família, conte com a Empresta para obter crédito de maneira segura, rápida e transparente.
Acesse, conheça nossos serviços ou converse com um de nossos especialistas.
Siga nossas redes sociais:
Posts Relacionados
Empréstimo para aposentado online: entenda
Ser aposentado lhe garante uma série de benefícios, afinal, você merece ...
Leia maisO que significa benefício elegível para empréstimo?
Muitos aposentados ou pessoas que estão próximas da aposentadoria podem ...
Leia maisEmpréstimo pessoal e consignado: qual a diferença e como funciona?
Antes de saber mais sobre como funcionam os empréstimos pessoal e consignado ...
Leia mais