Como o empréstimo consignado funciona
O empréstimo consignado é uma das opções mais faladas e populares quando alguém está em busca de opções de empréstimo para contratar. Isso porque ele funciona de forma simples e sua contratação é fácil e rápida. Além de oferecer diversas vantagens que outros tipos de crédito não podem oferecer, como prazo para pagamento que pode chegar até 96 meses.
Continue lendo para saber o que é o empréstimo consignado, como funciona, se é uma boa opção, quem pode contratar, quando fazer e quais são as formas de contratação.
Empréstimo para aposentados e pensionistas com as juros mais baixos do mercado
Simule agoraO que é e como funciona o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é um empréstimo que funciona de maneira um pouco diferente de outras opções de crédito. Nele, o valor das parcelas é descontado automaticamente do seu salário ou benefício. Isso faz com que ele seja uma opção segura para as pessoas que contratam, mas também para as instituições financeiras que oferecem esse tipo de crédito. Além disso, faz com que ele possua vantagens que outros tipos de empréstimo não podem proporcionar, como taxa de juros baixa e longo prazo para pagamento.
Porém, como o pagamento é realizado de maneira automática, o órgão ou empresa responsável pela sua renda, como o INSS, por exemplo, precisa ser conveniado a instituição financeira que você quer contratar o empréstimo. Isso porque se a instituição não for conveniada, não há como fazer o pagamento, não sendo possível fazer a contratação.
O empréstimo consignado é uma boa opção?
Sim, o empréstimo consignado é uma boa opção! E o que faz ele ser uma boa opção são as vantagens que ele tem e outros tipos de crédito não podem oferecer. Confira cinco delas:
- Taxa de juros baixa: essa é a principal vantagem desse tipo de crédito. A taxa irá variar de acordo com o tipo de consignado, porém, sempre será muito menor que a de outros tipos de crédito. Aposentados e pensionistas do INSS, por exemplo, têm taxa de juros máxima de 1,80% ao mês;
- Longo prazo para pagamento: o prazo para pagamento é outra grande vantagem. Aposentados e pensionistas podem pagar o seu empréstimo consignado em até 84 meses (sete anos) e os servidores públicos federais (Siape) em até 96 meses (oito anos);
- Disponível para quem está com o nome negativado: quem está com o nome negativado pode enfrentar dificuldade para encontrar um empréstimo. Porém, o empréstimo consignado não faz consulta ao SPC e Serasa, sendo uma opção barata e segura para quem está com o nome negativado;
- Parcelas fixas: nada de surpresas! O valor das parcelas do empréstimo consignado é fixo. Além disso, como é debitado automaticamente do seu salário ou benefício, você não precisará se preocupar com juros abusivos por atraso;
- Conseguir mais dinheiro no mesmo contrato: essa é uma vantagem que muitas pessoas ainda não conhecem! Ao contratar um empréstimo consignado você tem a oportunidade de fazer o refinanciamento, ou seja, renegociar o seu contrato, quando precisar de mais dinheiro e não tiver margem consignável ou quando o valor das parcelas não cabe mais no seu bolso e você precisa diminuir a taxa de juros.
Quem pode contratar?
Para contratar o empréstimo consignado é necessário que você tenha uma renda fixa e consiga comprová-la. Além disso, como você já sabe, a empresa ou instituição responsável pela sua renda precisa ser conveniada ao banco ou instituição financeira que você quer fazer a contratação.
Assim, as principais pessoas que podem fazer são:
- Aposentados e pensionistas do INSS;
- Servidores públicos (municipais, estaduais e federais);
- Beneficiários do LOAS e BPC;
- Trabalhador da rede privada (CLT).
No entanto, você precisa saber que existem diferentes tipos de consignado, feitos para diferentes tipos de pessoas:
- Consignado INSS: voltado para aposentados e pensionistas do INSS;
- Consignado Siape: voltado para servidores públicos federais;
- Consignado FGTS: voltado para trabalhadores da rede privada (CLT).
Quando fazer um empréstimo consignado?
Como o empréstimo consignado é uma opção de crédito onde o uso do dinheiro é livre, você pode contratá-lo em diversas situações da sua vida. No entanto, os motivos comuns que levam uma pessoa a fazer um empréstimo consignado são:
- Fazer uma viagem com sua família;
- Realizar uma obra ou redecorar sua casa;
- Fazer o sonho da festa de formatura de seus filhos, sobrinhos ou netos;
- Conseguir pagar contas que estão acumuladas;
- Conseguir pagar gastos inesperados;
- Investir na sua educação ou na educação de pessoas próximas.
Formas de contratação
Por ser uma opção muito popular, existem diversas formas para contratar o seu empréstimo consignado. Entre as formas mais comuns estão:
- Presencialmente: você pode contratar o empréstimo consignado indo até o banco ou instituição financeira que deseja fazer sua solicitação;
- Online ou digital: outra forma comum para contratar o empréstimo consignado é online ou digital. Nessa opção, você faz sua solicitação através de site, aplicativo ou ligação. E o melhor: você não vai precisar sair de casa para fazer a contratação!
Documentos necessários
Uma das maiores vantagens do empréstimo consignado é sua contratação fácil e rápida. Assim, para contratar você só precisa apresentar alguns documentos:
- Documento de identidade com CPF;
- Endereço completo (CEP, rua, bairro, nº e complemento, cidade e UF);
- Comprovante de residência com no máximo 60 dias de vencimento.
- Dados da sua conta corrente na qual receberá o valor contratado.
Quer saber mais sobre produtos e serviços financeiros? Acompanhe o blog Empresta e aproveite!
Siga nossas redes sociais:
Posts Relacionados
Como funciona o empréstimo consignado INSS
O empréstimo consignado INSS é uma modalidade de crédito em que o pagamento ...
Leia maisEmpréstimo consignado: o que fazer sem margem consignável?
O empréstimo consignado é uma opção barata e de fácil ...
Leia maisSaiba como fazer o empréstimo consignado digital
O empréstimo consignado digital é uma opção fácil, rápida ...
Leia mais