Converter Auxílio Doença em Aposentadoria por Invalidez é possível?

Converter Auxílio Doença em Aposentadoria por Invalidez é possível?

Uma pergunta feita por muita gente é sobre ser possível converter auxílio doença em aposentadoria por invalidez

Afinal, esses são dois benefícios que ajudam muito as pessoas em momentos de problema de saúde e, é claro, causam muita confusão na cabeça do contribuinte previdenciário. 

Quando é que o auxílio doença é indicado? A aposentadoria por invalidez é independente desse auxílio? Como recebê-los? 

Se você também quer saber se é possível fazer essa conversão de benefícios e como fazê-la, continue lendo este material para esclarecer as suas dúvidas! 

Qual é a diferença entre auxílio doença e aposentadoria por invalidez? 

Apesar de o auxílio doença e a aposentadoria por invalidez ajudarem os trabalhadores que estão acidentados ou doentes, existe uma diferença importante entre eles. 

O auxílio doença tem a finalidade de manter a renda do contribuinte quando este tem uma condição que não o permite exercer o seu trabalho. Porém, trata-se de algo passageiro, como no caso de uma perna quebrada, de recuperação de uma cirurgia etc. 

Já a aposentadoria por invalidez é o benefício que o contribuinte recebe quando ele não tem meios de voltar a trabalhar, como quando ele é motorista e perde uma perda, por exemplo. 

Nesses casos, não há como o trabalhador continuar dirigindo e, sendo assim, ele pode solicitar a sua aposentadoria por invalidez. 

Como se percebe, a aposentadoria por invalidez é considerada mais definitiva. 

O que é preciso para converter auxílio doença em aposentadoria por invalidez? 

É possível sim fazer a conversão do auxílio doença para a aposentadoria por invalidez, embora isso seja algo ligeiramente trabalhoso. 

No entanto, faz sentido que essa conversão seja possível, levando em conta que determinado quadro de saúde pode começar como algo passageiro. Se o contribuinte não se recuperar, contudo, a aposentadoria por invalidez é o caminho mais natural. 

   
   

      Empréstimo consignado sem sair de casa.

    Simule o seu agora!

É preciso deixar claro que existem algumas condições de saúde que, caso sejam apresentadas pelo contribuinte, tornam mais fácil essa conversão, incluindo câncer de qualquer tipo, casos de tuberculose, diagnóstico confirmado de esclerose múltipla e outros. 

Entenda o processo para converter o benefício 

Como falado, não é simples conseguir que o seu auxílio doença passe a ser uma aposentadoria por invalidez. Inclusive, existe a dependência da avaliação de um perito médico próprio da previdência social, que deve confirmar que aquela condição é definitiva. 

Se você tem auxílio doença, veja o que deve ser feito para transformá-lo nesse outro benefício: 

  • Fazer o agendamento de perícia médica 
  • Refazer os exames médicos e solicitar um novo laudo 
  • Comparecer à perícia e solicitar que seja feita a troca para a aposentadoria por invalidez 

Para fazer o agendamento da perícia, é necessário que o contribuinte use o Meu INSS ou que ele ligue (gratuitamente) para 135. 

Vale dizer que, no geral, a aposentadoria por invalidez pode ser pedida depois de o contribuinte receber o auxílio doença por alguns anos. 

Agora que você sabe como converter auxílio doença em aposentadoria por invalidez, venha conhecer as soluções financeiras da Empresta

Aproveite e realize o seu empréstimo sem nenhuma burocracia. E o melhor, você consegue créditos com as melhores taxas do mercado. Confira

Siga nossas redes sociais:

Posts Relacionados