Como consultar o extrato do INSS

Como consultar o extrato do INSS

Direito de todos os segurados da Previdência Social, o extrato INSS permite a consulta das contribuições realizadas, vínculos trabalhistas, valores de salário e/ou remuneração, reajustes, entre outros dados importantes. 

Através dele o beneficiário é informado sobre os pagamentos e movimentações de seu benefício, com dados específicos como: datas de depósito, valores depositados, descontos de crédito consignado, etc. 

E para não ficar dúvida sobre a consulta do extrato INSS, preparamos este artigo com tudo que você precisa saber a respeito. Continue a leitura conosco. 

O que é o extrato do INSS? 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), disponibiliza a seus beneficiários o extrato INSS. Através dele, o segurado pode consultar os valores pagos, a data e o banco de depósito. Como comprovante de pagamento do benefício, as informações do extrato garantem a regularidade e o depósito correto dos valores. 

Além disso, o extrato fornece informações sobre empréstimos consignados, décimo terceiro e qualquer outra operação que possa descontar ou acrescentar dinheiro ao recebimento. 

Como consultar o extrato do INSS? 

O extrato INSS pode ser solicitado por qualquer beneficiário da previdência, pela internet ou presencialmente, em uma agência do INSS. Uma terceira opção é retirar o comprovante de pagamento nos caixas eletrônicas da Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil. 

A seguir explicamos como realizar a consulta nos diferentes locais: 

Consulta do extrato INSS através do Meu INSS 

Opção mais cômoda e prática, a consulta do extrato INSS pela internet é feita através do portal ou aplicativo do Meu INSS – disponível gratuitamente para baixar nas lojas App Store e Google Play. 

Realizada em casa, no transporte público ou qualquer outro local, o segurado não precisa ir até uma agência e enfrentar filas, para consultar o extrato. Segue o passo a passo da consulta: 

1 – Acesse o site ou baixe o aplicativo do Meu INSS

2 – Se já tiver cadastro no site, basta inserir o login e a senha nos campos indicados. Do contrário realize o cadastro na plataforma, lembrando que a senha deve ter no mínimo 8 caracteres, com letras e números; 

3 – Após acessar o sistema, seleciona o menu “Extrato de pagamento de benefício”. Caso não o encontre, digite no campo de buscas o nome do menu; 

4 – Selecione os meses desejados, clicando no ícone de lápis; 

5 – Emita o documento e baixe o PDF. 

Consulta do extrato INSS nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social 

Opção mais tradicional, o extrato INSS pode ser retirado fisicamente em uma agência do INSS. Por conta da pandemia de covid-19, é preciso realizar o agendamento da visita através do site do Meu INSS. Confira o passo a passo: 

1 – Acesse o portal ou aplicativo do Meu INSS; 

2 – Insira o login e a senha no campo indicado. Ou realize o cadastro do login, com senha de no mínimo 8 caracteres, entre letras e números; 

3 – Acesse o menu “Agendamentos/Solicitações”; 

4 – Clique em “Novo Requerimento” e digite, no campo de pesquisa, “pagamento”. Selecione em sequência, o serviço desejado; 

5 – Escolha a data e horário, e agende a retirada; 

6 – Vá à agência do INSS no dia e horário marcado, em posse dos seguintes documentos: 

  • Documento de identificação com foto; 
  • CPF do procurador ou representante; 
  • Documentos pessoais do interessado com foto; 
  • Procuração ou termo de representação legal, caso outro vá retirar o extrato por você. 
   
   

      Empréstimo consignado sem sair de casa.

    Solicite agora!

Consulta do extrato INSS em caixa eletrônico 

O beneficiário do INSS, também conta com a opção de consultar o extrato da previdência nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. Porém, a alternativa, está disponível apenas para aqueles que possuem conta nas instituições financeiras. 

Com o nome de “Histórico do Pagamento do Benefício”, o beneficiário deve se dirigir ao caixa de autoatendimento e realizar a operação, da seguinte forma: 

  • Banco do Brasil: para a consulta no caixa de autoatendimento, clique na opção “Previdência Social” e siga as instruções fornecidas pela máquina; 
  • Caixa Econômica Federal: consulte o extrato INSS no caixa eletrônico, clicando na opção “Extrato Previdenciário”. 

Quais extratos do INSS são possíveis consultar pela internet? 

Ao acessar a plataforma do Meu INSS, o beneficiário pode consultar: o extrato INSS para imposto de renda e pagamento de benefício, o extrato de contribuição CNIS, extrato de empréstimo consignado e histórico de seguro em país acordante. 

Extrato INSS para imposto de renda 

Este documento apresenta os valores recebidos do benefício, em anos anteriores. Portanto, é utilizado para a Declaração Anual de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF). 

Extrato INSS de pagamento de benefício 

Permite a consulta de todos os pagamentos de benefício recebidos, com datas, valores e banco de depósito. 

Extrato de contribuição CNIS 

O extrato previdenciário CNIS (Cadastro Nacional de Informações Social), apresenta todas as contribuições previdenciárias registradas, no nome da pessoa, no CNIS. Informando: 

  • Nome do empregador; 
  • Período trabalhado; 
  • Remuneração ou salário recebido; 
  • E as contribuições realizadas, como prestador de serviço ou por conta própria, na Guia de Previdência Social (GPS). 

Extrato de empréstimo consignado 

O documento mostra os empréstimos que descontam benefício do INSS, informando os valores das parcelas, prazo e a margem disponível para a realização de novos empréstimos. 

A Empresta, conta com planos de empréstimo consignado exclusivos para aposentados ou pensionistas do INSS, entre contato conosco para saber mais

Histórico de seguro em país acordante – Acordo internacional 

Através deste documento, o beneficiário obtém o extrato das contribuições previdenciárias realizadas em território nacional, e/ou em países com acordo internacional previdenciário junto ao Brasil. 

Extrato INSS e empréstimo consignado 

O extrato de empréstimo consignado emitido pela Previdência Social, funciona como prestação de contas com o beneficiário, já que através do documento informativo, serão apresentados os dados referentes ao andamento de um ou mais contratos de empréstimo. 

Parte da política de transparência do INSS, o extrato de empréstimo consignado auxilia no planejamento econômico dos segurados. À medida que informa sobre a quantia devida, as parcelas já quitadas e as em aberto, o nome do banco, entre outros dados. 

Além disso, identifica a instituição financeira credora, o número do contrato e a quantidade disponível do benefício, para novos empréstimos. 

Para saber mais sobre o empréstimo consignado INSS, acesse o artigo que preparamos a respeito. 

Posts Relacionados